
Citometria de fluxo: dos princípios básicos às aplicações na clínica

Citometria de fluxo: dos princípios básicos às aplicações na clínica
Responsável
Tendo em conta as características únicas da citometria de fluxo, esta técnica tem-se consolidado no diagnóstico e prognóstico clínico, na monitorização terapêutica e em diferentes ciências da vida como a farmacologia, a toxicologia, a microbiologia, ou a genética. Trata-se por isso, de uma técnica de utilização ampla em contexto laboratorial e de investigação. Nesse sentido, este curso irá promover uma oferta formativa distintiva, inovadora e adequada às novas necessidades do mercado de trabalho e de desenvolvimento pessoal. Esta formação tem como Entidade Parceira a Enzifarma.
Pretende-se desenvolver competências de interpretação científico-matemática nos formandos, fortalecendo as aptidões para a utilização de métodos científicos. Para alcançar este propósito, espera-se que o formando:
1. Demonstre um domínio sólido dos conceitos fundamentais relacionados à citometria de fluxo como técnica instrumental;
2. Realize a aquisição e análise de dados utilizando a citometria de fluxo, demonstrando habilidades práticas na representação e interpretação gráfica de resultados;
3. Adquira uma autonomia básica na utilização de um citómetro de fluxo, incluindo a configuração do equipamento e a realização de procedimentos de controle de qualidade;
4. Identifique e compreenda as aplicações mais comuns da citometria de fluxo em diversos campos do conhecimento, integrando conhecimentos teóricos com aplicações práticas;
5. Aplique os conhecimentos adquiridos no estudo de casos clínicos;
6. Adquira conhecimento acerca das diversas aplicações da citometria de fluxo em distintas áreas da investigação científica.
De forma abrangente, o curso tem como objetivo complementar a formação profissional, enriquecer o currículo, e proporcionar uma atualização e treinamento essenciais para a execução eficiente de atividades técnico-científicas que fazem uso da citometria de fluxo.
O público-alvo serão investigadores, docentes e técnicos das áreas das ciências químico-biológicas e ciências da vida, bem como outros candidatos que demonstrem interesse sobre esta temática.
Presencial (P)
-
Eduarda das Graças Rodrigues Fernandes
-
Alberto da Nova Araújo
-
Marisa Andreia Carvalho de Freitas
Responsável
Formador
Critérios de seleção e seriação
1 - Habilitações literárias
- Licenciatura: 3 pontos
- Mestrado: 4 pontos
- Doutoramento: 5 pontos
2 - Nota de conclusão da Licenciatura
- Média entre 18 e 20 valores: 10 pontos
- Média entre 15 e 17 valores: 8 pontos
- Média entre 12 e 14 valores: 5 pontos
- Média entre 10 e 11 valores: 3 pontos
3 - Nota de conclusão do Mestrado
- Média entre 18 e 20 valores: 20 pontos
- Média entre 15 e 17 valores: 16 pontos
- Média entre 12 e 14 valores: 10 pontos
- Média entre 10 e 11 valores: 6 pontos
Avaliação científica
1 - Número de artigos científicos publicados em revistas indexadas
- 2 pontos/artigo
2 - Situação de desemprego
- Sim: 2 pontos
- Não: 0 pontos
3 - Carta motivação
- Máximo 20 pontos
Critério de desempate:
Em caso de igualdade de valoração na ordenação final dos candidatos, o primeiro critério de desempate será a valoração obtida na carta de motivação, seguido da ordem de inscrição, ou seja, será primeiramente selecionado o candidato que efetuou a inscrição em primeiro lugar.
300€ Todos os destinatários + 2€ (seguro escolar)
Em caso de dúvidas, esclarecimentos adicionais ou surjam dificuldades no processo de candidatura, poderá contactar através do contacto telefónico: 220428530 ou Email: [email protected]
Mais informações
Contacte-nos para podermos responder às suas dúvidas e partilhar mais informações.