
Introdução à Tecnologia e Técnica de Simulação Clínica

Introdução à Tecnologia e Técnica de Simulação Clínica
Responsável
A aplicação da tecnologia na simulação clínica carece de competências técnicas imprescindíveis à boa implementação e execução de cenários clínicos. A crescente utilização da simulação clínica implica uma maior disponibilidade de profissionais com características técnicas, pelo que este curso pretende introduzir alguns aspetos chave da tecnologia e técnica de simulação clínica. Assim, este curso pretende apoiar técnicos/instrutores/docentes na componente tecnológica e técnica da simulação clínica. O programa do curso envolve uma introdução à simulação clínica (incluindo modalidades de simulação, técnicas de debriefing e desenho de cenários clínicos), a programação de cenários clínicos em software próprio, a apresentação de tecnologias como a impressão 3D, inteligência artificial e tele-simulação, bem como aspetos como os audiovisuais, caracterização (moulage) e gestão/manutenção de centros de simulação. Esta formação é integrada no Programa Impulso Mais Digital - Submedida Reforço das Competências Digitais, fornecendo aos participantes as competências e conhecimentos necessários para desenvolver-se num ambiente cada vez mais orientado pela tecnologia e pela inovação.
- Introdução à Simulação Clínica, incluindo definição, objetivos e modalidades;
- Introdução ao Debriefing e Feedback;
- Desenho e Programação de Cenários Clínicos;
- Realismo vs Imersividade, incluindo caracterização de simuladores e doentes estandardizados.
- Apresentação de novas tecnologias, incluindo impressão 3D, inteligência artificial e tele-simulação;
- Gestão e manutenção de um Centro de Simulação.
Profissionais das Áreas da Saúde, incluindo Médicos, Enfermeiros, Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, Psicólogos, Engenheiros Biomédicos, Bioengenheiros, entre outros.
No final da formação, os participantes deverão ser capazes de compreender e relacionar os objetivos pedagógicos com a modalidade e ambiente de simulação clínica. Deverão ser capazes de distinguir as diferentes fases do debriefing. Deverão ser capazes de desenhar um cenário clínico, incluindo a montagem do ambiente simulado, a preparação dos intervenientes, a programação dos cenários e a sua execução. Deverão ser capazes de utilizar diferentes técnicas de gestão e manutenção de um centro de simulação, incluindo agendamento de atividades, elaboração de manuais técnicos e gestão de equipas/custos.
- Introdução à Simulação Clínica, incluindo definição, objetivos e modalidades;
- Introdução ao Debriefing e Feedback;
- Desenho e Programação de Cenários Clínicos;
- Realismo vs Imersividade, incluindo caracterização de simuladores e doentes estandardizados.
- Apresentação de novas tecnologias, incluindo impressão 3D, inteligência artificial e tele-simulação;
- Gestão e manutenção de um Centro de Simulação.
Regime b-learning através da apresentação dos conteúdos teóricos e realização de exercícios à distância. Apresentação de tecnologias e exercícios práticos em regime presencial obrigatório.
Modalidade de avaliação contínua (40% da avaliação final) (através da participação nas discussões e realização dos exercícios propostos) com exame final teórico (60% da avaliação final). A nota será cotada para 20 valores.
B-Learning (B)
Corpo de técnicos especializados com as qualificações adequadas e em número suficiente para prestar apoio aos estudantes e docentes:
- 7 técnicos das áreas de instructional design e audiovisual do Núcleo de Tecnologias Educativas da Unidade de Gestão de Tecnologia;
- Apoio técnico especializado ao ensino à distância síncrono e assíncrono e à realização de reuniões/eventos por videoconferência (zoom, teams) ou com transmissão por streaming. Todos os técnicos trabalham a tempo integral.
Outro mecanismo utilizado é a aplicação de um questionário para avaliação da qualidade do curso, a preencher pelos formandos, nomeadamente: a avaliação do material disponibilizado, adequação do programa, articulação dos conteúdos com a carga horária, momento de avaliação e interação do docente com os estudantes. Os resultados serão discutidos nas reuniões com o corpo de docente do curso, com vista à introdução de melhorias, se aplicável.
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Maria Cristina Granja Teixeira dos Santos Curriculum Vitae
Responsável
Condições específicas de ingresso
A formação prioriza os jovens e adultos que tenham formação nos domínios não CTEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), embora haja a possibilidade de todos os candidatos, independentemente da área de formação, participarem.
Critérios de seleção e seriação
Candidatos que tenham residência permanente em território nacional ou disponham de autorização de residência válida - 1 ponto
Candidatos com formação de base em áreas não CTEAM - 2 pontos
Avaliação curricular - 7 pontos
- Formação na área de simulação clínica
- Produção científica na área de simulação clínica
Experiência profissional - 10 pontos
- 4 pontos experiência profissional inferior a 3 anos
- 6 pontos experiência profissional entre 3 a 6 anos
- 10 pontos experiência profissional para mais do que 6 anos
Em caso de empate será colocado o candidato com melhor classificação curricular.
120€ Estudantes nacionais + 2€ (seguro escolar)
200€ Estudantes internacionais + 2€ (seguro escolar)
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