
Primeiros Socorros Psicológicos em Crise e Catástrofe (1ª Edição)

Primeiros Socorros Psicológicos em Crise e Catástrofe (1ª Edição)
Responsável
Formação para saber atuar de forma precoce para a estabilização emocional em situações de crise ou catástrofe, por forma a reduzir impactos psicológicos com stress, burnout, stress pós-traumático, burnout e fadiga de compaixão. Conheça os fatores de proteção como resiliência, coping e crescimento pós-traumático: cuidar de si para melhor cuidar dos outros!
Através da exposição de conteúdos e de reflexões práticas, esta unidade curricular pretende apresentar aos estudantes
1.Os diferentes conceitos relacionados com os primeiros socorros psicológicos em situações de crise e catástrofe, bem como a regulamentação e articulação com os agentes de proteção civil no teatro de operações.
2 .O impacto psicológico/emocional das situações de crise e catástrofe e os diferentes modelos de atuação para estabilização emocional, suas especificidades e contextos de aplicação.
3. Em sobreviventes e profissionais, os sintomas de stress, stress pós-traumático, burnout e fadiga de compaixão, bem como fatores de proteção como resiliência, coping, crescimento pós-traumático e estratégias de gestão do stress.
4. A possibilidade de Interagir com profissionais do terreno com partilha das suas experiências e formas de cuidar dos outros e de cuidar de si.
Adultos maiores de 23, com 12º ano, preferencialmente a exercer atividade profissional, sobretudo como profissionais de saúde (ex: enfermeiros ou administrativos no SNS ou unidades de saúde privadas) ou profissionais de socorro (ex: técnicos de emergência médica, bombeiros, polícias, técnicos de proteção civil), mas também qualquer profissional de outra área que necessite de conhecer formas de estabilização emocional em situações de crise e catástrofe.
No final da formação os estudantes devem ser capazes de:
- discriminar os diferentes conceitos relacionados com os primeiros socorros psicológicos em situações de crise e catástrofe, bem como conhecer a regulamentação e articulação com os agentes de proteção civil no teatro de operações.
- conhecer o impacto psicológico/emocional das situações de crise e catástrofe e os diferentes modelos de atuação para estabilização emocional, suas especificidades e contextos de aplicação.
- identificar, em sobreviventes e profissionais, os sintomas de stress, stress pós-traumático, burnout e fadiga de compaixão, bem como fatores de proteção como resiliência, coping, crescimento pós-traumático e estratégias de gestão do stress.
- conhecer a perspetiva de profissionais do terreno através da partilha das suas experiências e formas de cuidar dos outros e de cuidar de si.
1. Introdução: definição de conceitos; regulamentação e articulação com agentes de proteção civil; identificação de incidentes críticos e de situações de crise e de catástrofe; triagem de sobreviventes em situações multivítimas; especificidade do teatro de operações e da atuação para estabilização emocional.
2. Impacto emocional/psicológico de situações de crise e de catástrofe em sobreviventes e profissionais de socorro; fatores de vulnerabilidade e fatores de proteção; emergência psicológica, perturbação aguda de stress, perturbação de stress pós-traumático, fadiga de compaixão, burnout, resiliência, coping, crescimento pós-traumático e estratégias de gestão do stress.
3. Modelos de apoio emocional, com especial referência ao Psychological First Aid (PFA) e Critical Incident Stress Management (CISM); intervenção em casos específicos e comunicação de más noticias.
4. Discussão de casos e exercícios práticos de atuação para estabilização emocional, resolução de necessidades psicossociais, boa gestão do stress e promoção da saúde ocupacional dos profissionais; diferenças teoria/prática e limitações/desafios da atuação no terreno em situações de crise ou catástrofe; interação com convidados como profissionais do terreno para partilha das suas experiências e formas de cuidar dos outros e de cuidar de si.
Serão utilizadas metodologias de tipo teórico-expositivo com recurso a PowerPoint, vídeos e TedTalks acompanhadas de leitura e reflexão crítica de textos e de participação individual nos debates a decorrer no Fórum no Moodle.
Serão realizadas tarefas práticas individuais e de grupo para: demonstração dos diferentes modelos de estabilização emocional e sua especificidade de aplicação; treino de relaxamento e de reprogramação do sistema nervoso autónomo (através de exercícios respiratórios; exercícios meditativos; exercícios de estiramento/contração) e de exercícios cognitivos-comportamentais de estratégias de gestão de stress.
Serão ainda realizadas discussões e reflexões coletivas com convidados profissionais de terreno, possibilitando refletir sobre as dificuldades/diferenças teoria/prática e especificidade da atuação em contexto português.
Enquanto estudo autónomo prevê-se e apoia-se a leitura de textos sobre os conteúdos lecionados com participação no debate no Fórum e a preparação de uma reflexão crítica integradora.
Avaliação distribuída sem exame final
B-Learning (B)
Certificado UP
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Cristina Queirós
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Rute Pereira
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Sílvia Monteiro
Responsável
Formador
Condições específicas de ingresso
Os candidatos terão de ser adultos maiores de 23 anos, a residir em território nacional, com 12º ano.
Critérios de seleção e seriação
- Área de trabalho: até 6 pontos (6 pontos em profissões nas quais a estabilização emocional é fundamental, como profissional de saúde ou de socorro; 5 pontos noutras profissões nas quais podem ocorrer situações multivítimas como forças de segurança, segurança privada, transportes; 4 pontos em profissões de interação coletiva como empresas, ensino, comércio; 3 pontos noutras profissões ou situações)
- Anos de experiência profissional na área: até 4 pontos (4 pontos para mais de 10 anos; 3 pontos para 3 a 10 anos; 2 pontos para 1 a 2 anos; 1 ponto para menos de 1 ano).
- Carta de motivação elucidativa da importância de frequentar a UC: até 4 pontos (4 pontos para excelente; 3 pontos para muito boa, 2 pontos para adequada; 1 ponto para fraca).
- Atividade científica: até 3 pontos (3 pontos para papel importante na participação em reuniões científicas ou autorias; 2 pontos para papel moderado; 1 ponto para participação passiva/assistir).
- Outros elementos relevantes para o conteúdo da UC: até 3 pontos (3 pontos para muito relevante; 2 pontos para moderadamente; 1 ponto para pouco relevante).
Critério de desempate: habilitacões escolares, privilegiando quem tiver menos qualificações, não se admitindo menos de 12º ano.
250€ Todos os participantes + 2€ (seguro escolar)
Serviço para a Educação Contínua (SEC)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen 4200-135 Porto
E-mail: [email protected] Tlf: 226 061 890
F: https://www.facebook.com/sec.fpceup
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