U.Porto

Primeiros Socorros Psicológicos em Crise e Catástrofe (1ª Edição)

Público em Geral
Cristina Queirós (Responsável)
B-Learning |
Português

Primeiros Socorros Psicológicos em Crise e Catástrofe (1ª Edição)

Início 9 Mai
3 ECTS
Público em Geral
Cristina Queirós
Responsável
B-Learning
Português

Início/Fim

09-MAI-2025 a 31-MAI-2025

Vagas

30 (mínimo de 10)

Candidatura

Candidaturas até 10-ABR-2025

Critérios de Seleção e Seriação

Consulte os critérios de seleção e seriação

Início/Fim

09-MAI-2025 a 31-MAI-2025

Vagas

30 (mínimo de 10)

Candidatura

17-JAN-2025 a 10-ABR-2025

Critérios de Seleção e Seriação

Consulte os critérios de seleção e seriação

Formação para saber atuar de forma precoce para a estabilização emocional em situações de crise ou catástrofe, por forma a reduzir impactos psicológicos com stress, burnout, stress pós-traumático, burnout e fadiga de compaixão. Conheça os fatores de proteção como resiliência, coping e crescimento pós-traumático: cuidar de si para melhor cuidar dos outros!

Através da exposição de conteúdos e de reflexões práticas, esta unidade curricular pretende apresentar aos estudantes

1.Os diferentes conceitos relacionados com os primeiros socorros psicológicos em situações de  crise e catástrofe, bem como a regulamentação e articulação com os agentes de proteção civil no teatro de operações.

2 .O impacto psicológico/emocional das situações de crise e catástrofe e os diferentes modelos de atuação para estabilização emocional, suas especificidades e contextos de aplicação.

3. Em sobreviventes e profissionais, os sintomas de stress, stress pós-traumático, burnout e fadiga de compaixão, bem como fatores de proteção como resiliência, coping, crescimento pós-traumático e estratégias de gestão do stress.

4. A possibilidade de Interagir com profissionais do terreno com partilha das suas experiências e formas de cuidar dos outros e de cuidar de si.


Adultos maiores de 23, com 12º ano, preferencialmente a exercer atividade profissional, sobretudo como profissionais de saúde (ex: enfermeiros ou administrativos no SNS ou unidades de saúde privadas) ou profissionais de socorro (ex: técnicos de emergência médica, bombeiros, polícias, técnicos de proteção civil), mas também qualquer profissional de outra área que necessite de conhecer formas de estabilização emocional em situações de crise e catástrofe.


No final da formação os estudantes devem ser capazes de:

- discriminar os diferentes conceitos relacionados com os primeiros socorros psicológicos em situações de crise e catástrofe, bem como conhecer a regulamentação e articulação com os agentes de proteção civil no teatro de operações.

- conhecer o impacto psicológico/emocional das situações de crise e catástrofe e os diferentes modelos de atuação para estabilização emocional, suas especificidades e contextos de aplicação.

- identificar, em sobreviventes e profissionais, os sintomas de stress, stress pós-traumático, burnout e fadiga de compaixão, bem como fatores de proteção como resiliência, coping, crescimento pós-traumático e estratégias de gestão do stress.

- conhecer a perspetiva de profissionais do terreno através da partilha das suas experiências e formas de cuidar dos outros e de cuidar de si.


1. Introdução: definição de conceitos; regulamentação e articulação com agentes de proteção civil; identificação de incidentes críticos e de situações de crise e de catástrofe; triagem de sobreviventes em situações multivítimas; especificidade do teatro de operações e da atuação para estabilização emocional.

2. Impacto emocional/psicológico de situações de crise e de catástrofe em sobreviventes e profissionais de socorro; fatores de vulnerabilidade e fatores de proteção; emergência psicológica, perturbação aguda de stress, perturbação de stress pós-traumático, fadiga de compaixão, burnout, resiliência, coping, crescimento pós-traumático e estratégias de gestão do stress.

3. Modelos de apoio emocional, com especial referência ao Psychological First Aid (PFA) e Critical Incident Stress Management (CISM); intervenção em casos específicos e comunicação de más noticias.

4. Discussão de casos e exercícios práticos de atuação para estabilização emocional, resolução de necessidades psicossociais, boa gestão do stress e promoção da saúde ocupacional dos profissionais; diferenças teoria/prática e limitações/desafios da atuação no terreno em situações de crise ou catástrofe; interação com convidados como profissionais do terreno para partilha das suas experiências e formas de cuidar dos outros e de cuidar de si.


Serão utilizadas metodologias de tipo teórico-expositivo com recurso a PowerPoint, vídeos e TedTalks acompanhadas de leitura e reflexão crítica de textos e de participação individual nos debates a decorrer no Fórum no Moodle.

Serão realizadas tarefas práticas individuais e de grupo para: demonstração dos diferentes modelos de estabilização emocional e sua especificidade de aplicação; treino de relaxamento e de reprogramação do sistema nervoso autónomo (através de exercícios respiratórios; exercícios meditativos; exercícios de estiramento/contração) e de exercícios cognitivos-comportamentais de estratégias de gestão de stress.

Serão ainda realizadas discussões e reflexões coletivas com convidados profissionais de terreno, possibilitando refletir sobre as dificuldades/diferenças teoria/prática e especificidade da atuação em contexto português.

Enquanto estudo autónomo prevê-se e apoia-se a leitura de textos sobre os conteúdos lecionados com participação no debate no Fórum e a preparação de uma reflexão crítica integradora.


Avaliação distribuída sem exame final


B-Learning (B)


Certificado UP

    Responsável

  • Cristina Queirós

  • Formador

  • Placeholder Staff Image
    Rute Pereira
  • Placeholder Staff Image
    Sílvia Monteiro

Os candidatos terão de ser adultos maiores de 23 anos, a residir em território nacional, com 12º ano.

- Área de trabalho: até 6 pontos (6 pontos em profissões nas quais a estabilização emocional é fundamental, como profissional de saúde ou de socorro; 5 pontos noutras profissões nas quais podem ocorrer situações multivítimas como forças de segurança, segurança privada, transportes; 4 pontos em profissões de interação coletiva como empresas, ensino, comércio; 3 pontos noutras profissões ou situações)

-  Anos de experiência profissional na área: até 4 pontos (4 pontos para mais de 10 anos; 3 pontos para 3 a 10 anos; 2 pontos para 1 a 2 anos; 1 ponto para menos de 1 ano).

- Carta de motivação elucidativa da importância de frequentar a UC: até 4 pontos (4 pontos para excelente; 3 pontos para muito boa, 2 pontos para adequada; 1 ponto para fraca).

- Atividade científica: até 3 pontos (3 pontos para papel importante na participação em reuniões científicas ou autorias; 2 pontos para papel moderado; 1 ponto para participação passiva/assistir).

- Outros elementos relevantes para o conteúdo da UC: até 3 pontos (3 pontos para muito relevante; 2 pontos para moderadamente; 1 ponto para pouco relevante).

Critério de desempate: habilitacões escolares, privilegiando quem tiver menos qualificações, não se admitindo menos de 12º ano.

250€ Todos os participantes + 2€ (seguro escolar)

Serviço para a Educação Contínua (SEC)

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen 4200-135 Porto


E-mail:  [email protected]           Tlf: 226 061 890  

F: https://www.facebook.com/sec.fpceup

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