U.Porto

Usos Educativos de Videojogos: uma proposta experiencial (2ª Edição)

Pedro Ferreira (Responsável)
B-Learning |
Português
Início 30 Jan
1 ECTS

Usos Educativos de Videojogos: uma proposta experiencial (2ª Edição)

Início 30 Jan
1 ECTS
Pedro Ferreira
Responsável
B-Learning
Português

Início/Fim

30-JAN-2025 a 06-FEV-2025

Duração

14 Hora(s)

Vagas

20 (mínimo de 10)

Critérios de Seleção e Seriação

Consulte os critérios de seleção e seriação

Início/Fim

30-JAN-2025 a 06-FEV-2025

Duração

14 Hora(s)

Vagas

20 (mínimo de 10)

Candidatura

29-NOV-2024 a 07-JAN-2025

Critérios de Seleção e Seriação

Consulte os critérios de seleção e seriação

Este curso contribuirá para a capacitação de professores/as, nomeadamente facilitando a apropriação de tecnologias digitais nas suas práticas. A formação procurará criar oportunidades para estes/as se poderem envolver na discussão e reflexão crítica sobre as im/possibilidades dos videojogos em contextos educativos e o modo como poderão contribuir para transformar as suas práticas.

Conhecer o que são videojogos e as suas características;

Compreender os modelos educativos e discutir a partir deles os usos educativos dos videojogos;

Conhecer as mecânicas educativas envolvidas e o modo como reforço, desafio, motivação imersão contribuem para as possibilidades educativas dos videojogos;

Compreender como os jogos aplicados podem ser úteis e utilizados em contextos educativos – ilustrações concretas para as questões da literacia digital e mediática; da saúde e da ética e cidadania;

Construir uma perspectiva crítica sobre os usos e abusos dos videojogos e da gamificação em contextos educativos.


Professores/as*; outros/as educadores;  


Ao cruzar momentos de experimentação e exploração concreta de videojogos com possibilidades educativas e ao fazê-lo num contexto não só de discussão, mas também de questionamento com base em literatura específica, prevê-se facilitar a aquisição de competências relativas aos usos possíveis destas tecnologias, e da crítica aos usos de tecnologias digitais em contextos educativos.

Para além disso, trazendo ilustrações específicas ligadas a questões concretas, e ligando os exercícios e trabalhos a realizar para a avaliação da formação à aplicação de competências nos contextos de prática dos/as formandos/as, favorece-se não só uma lógica de apropriação situada como também de transferência intencional que leve a uma transformação das práticas.


A formação irá decorrer em b-learning, com momentos presenciais e outros a distância.

As metodologias incluem a discussão em torno de textos propostos, importantes para a compreensão de algumas das temáticas, e úteis para aprofundar o conhecimento dos/as participantes sobre os modos como os videojogos e a gamificação poderão ser criticamente e informadamente trazidos para contextos educativos.

Irá favorecer-se uma abordagem experiencial, com amplo espaço para a exploração (em sessão e autónoma) de videojogos e dos seus potenciais educativos, de observação e análise das suas características, da experiência proporcionada aos/às jogadores/as.

Será ainda ensaiada a criação participativa de videojogos, a partir de ferramentas simples, estendendo-se a partir daí a discussão sobre as possibilidades educativas de construção de jogos aplicados em contextos educativos.

A avaliação será feita a partir de uma componente de grupo – envolvendo uma apresentação final – e de um ensaio individual mobilizando aspectos abordados na formação.


Avaliação distribuída sem exame final


FPCEUP


B-Learning (B)


Certificado UP

Certificado CCPFC (Professores)

Ser adulto maior de 23 anos e esidente em território nacional à data da realização do curso; Possuir o perfil definido em destinatários; Competências básicas para a utilização de um computador pessoal e acesso a um computador pessoal próprio.

Disponibilidade para o envolvimento e motivação para a formação (50%) e perspectivas/planos de utilização futura das competências a adquirir (50%);


Como critério de desempate, utilizar-se-á a comprovação pelo/a candidato/a de envolvimento na estratégia de educação para a cidadania, também a enviar no momento de candidatura à formação.

Estas condições serão avaliadas a partir de uma carta de motivação a ser enviada no momento da candidatura à formação;

120€ Todos os participantes + 2€ (seguro escolar)

Serviço para a Educação Contínua (SEC)

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen 4200-135 Porto


E-mail:  [email protected]           Tlf: 226 061 890  

F: https://www.facebook.com/sec.fpceup

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