U.Porto

Orientação Vocacional: da infância à idade adulta (1ª Edição)

Público em Geral
E-Learning |
Português
Início 25 Mar

Orientação Vocacional: da infância à idade adulta (1ª Edição)

Início 25 Mar
Público em Geral
E-Learning
Português

Início/Fim

25-MAR-2025 a 17-ABR-2025

Vagas

20 (mínimo de 10)

Critérios de Seleção e Seriação

Consulte os critérios de seleção e seriação

Início/Fim

25-MAR-2025 a 17-ABR-2025

Vagas

20 (mínimo de 10)

Candidatura

18-JUL-2024 a 14-MAR-2025

Critérios de Seleção e Seriação

Consulte os critérios de seleção e seriação

Este curso está orientado para a compreensão da complexidade do processo de intervenção em orientação vocacional e do processo de construção de projetos de vida;

A compreensão da complexidade do processo de intervenção em orientação vocacional e do processo de construção de projetos de vida;

  • A capacidade de enquadramento do processo de orientação vocacional, tendo em atenção as especificidades das diferentes etapas desenvolvimentais e do contexto social atual;
  • A compreensão das especificidades de intervenção em orientação vocacional tendo em atenção o sistema de ensino/formação português;
  • A capacitação com ferramentas teóricas e práticas que possibilite uma adequada intervenção com diferentes públicos.
  • Domínio nos processos de elaboração, implementação e avaliação de projetos de intervenção em orientação vocacional.


Psicólogos(as); 


1. Principais modelos em Psicologia Vocacional 1.1. Os modelos baseados nas diferenças individuais 1.2. Os modelos baseados no desenvolvimento 1.3. O quadro teórico de compreensão construtivista, ecológica e desenvolvimentista 1.4. Dimensões estruturantes da intervenção 2. As características das sociedades ocidentais e seus desafios à Orientação Vocacional 3. O desenvolvimento vocacional na adolescência e na juventude 3.1. Oportunidades de formação e profissionais, interesses, valores e capacidades 3.2. Compromisso vocacional pela construção de um novo equilíbrio entre desejos pessoais, oportunidades e barreiras ambientais 3.3. A escolha vocacional e suas variáveis 3.4. A influência da família na construção de projetos vocacionais dos filhos 3.5. A orientação vocacional e o processo de escolha 3.6. A orientação vocacional no terceiro ciclo do Ensino Básico 3.6.1. Questões práticas de intervenção 3.7. A orientação vocacional no Ensino Secundário 3.7.1. Questões práticas de intervenção 3.8. A orientação vocacional no Ensino Superior 3.8.1. Questões práticas de intervenção 


A avaliação será repartida pelos seguintes elementos:

Participação nas sessões de formação – 40%

Assiduidade e pontualidade- 10%

Trabalho escrito- 50%                     

NOTA: O cumprimento da assiduidade é um pré-requisito para a aprovação (apenas é admissível falta a um máximo de 3h30m do total das horas de formação)


E-Learning (E)


Certificado UP

140€ Todos participantes

 

Serviço para a Educação Contínua (SEC)

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen 4200-135 Porto 


E-mail:  [email protected]           Tlf: 226 061 890   

F: https://www.facebook.com/sec.fpceup

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