U.Porto

Cuidados de Saúde Transculturais (2ª Edição)

Dalila Maria Rodrigues Gonçalves Veiga Mora (Responsável)
ICBAS - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
Em colaboração com FLUP e FPCEUP
E-Learning |
Português
Início 30 Out
3 ECTS

Cuidados de Saúde Transculturais (2ª Edição)

Início 30 Out
3 ECTS
Dalila Maria Rodrigues Gonçalves Veiga Mora
Responsável
ICBAS - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
Em colaboração com FLUP e FPCEUP
E-Learning
Português

Início/Fim

30-OUT-2024 a 18-DEZ-2024

Duração

28 hora(s)

Vagas

20 (mínimo de 5)

Critérios de Seleção e Seriação

Consulte os critérios de seleção e seriação

Início/Fim

30-OUT-2024 a 18-DEZ-2024

Duração

28 hora(s)

Vagas

20 (mínimo de 5)

Candidatura

22-JUL-2024 a 20-SET-2024

Critérios de Seleção e Seriação

Consulte os critérios de seleção e seriação

Formação com vista ao reforço das competências de profissionais nas áreas da Saúde, no enquadramento da formação vocacionada para upskilling e reskilling de adultos proposta pelo ICBAS, pela FLUP, pela FPCEUP, em parceria com a Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos, da ARS Norte, do CMIN e do CHUPorto, ao abrigo do Programa Impulsos Adultos.

Esta unidade de formação contínua, com os seus conteúdos programáticos, pretende: dotar os profissionais de saúde de competências para oferecer cuidados culturalmente competentes; que saibam comunicar, ultrapassando as barreiras linguísticas e culturais; que conheçam os papéis e as diferentes organizações familiares de acordo com as diferentes culturas; que conheçam os riscos socioeconómicos associados às diferentes culturas; que se abordem as questões da espiritualidade no respeito pela transculturalidade e transespiritualidade; que conheçam as práticas de gravidez e nascimento e os rituais de morte e que conheçam como são encarados os problemas de saúde nas diferentes culturas.


Os destinatários desta são formação são profissionais de saúde incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos de saúde e auxiliares de ação médica que interagem diretamente com o doente e residentes em território nacional.


Ensino em modalidade b-learning, com 28 horas aulas e-learning síncronas em horário pós-laboral. Estudo de caso: (40 horas): implementação na prática: operacionalização das ações planeadas, trazendo à tona outras realidades locais, regionais, ou mesmo nacionais incluindo 4 horas (presenciais): cada participante identifica um caso, dividir em quatro grupos de 5, apresentação e discussão (momento presencial) ou trabalho em pares, no final: apresentação e discussão de todos os casos. Elaboração de um guia para Cuidados de Saúde Transculturais. As restantes 13 horas serão dedicadas a estudo autónomo e pesquisa.


Avaliação distribuída com exame final: estudo de caso (30%), participação ativa nas sessões síncronas, assiduidade (10%) e exame final (60%). Aprovação com classificação mínima de 9,5 valores (escala 0-20).


E-Learning (E)

    Responsável

  • Placeholder Staff Image
    Dalila Maria Rodrigues Gonçalves Veiga Mora

Os destinatários desta são formação são profissionais de saúde incluindo médicos especialistas e internos de formação específica de qualquer área da medicina, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais que contactem diretamente com o doente/utente, técnicos de saúde e auxiliares de ação médica que interagem diretamente com o doente, com idade mínima de 23 anos e residentes em território nacional.

1º critério - Habilitações (10 pontos):

  • - 12º ano - 10 pontos;
  • - Licenciatura - 8 pontos;
  • - Mestrado - 5 pontos;
  • - Doutoramento - 2 pontos.

 

2º critério - Experiência profissional demonstrada nas áreas indicadas em "Destinatários" (10 pontos):

  • - Entre 0 e 1 ano - 10 pontos;
  • - Entre 1 e 3 anos - 8 pontos;
  • - Entre 3 e 5 anos - 5 pontos; 
  • - Mais de 5 anos - 2 pontos.

60€ Todos os que se inscrevam na unidade de formação contínua + 2€ (seguro escolar)

Serviços Académicos - Unidade de Pós-Graduação

Mais informações

Contacte-nos para podermos responder às suas dúvidas e partilhar mais informações.

Cofinanciado por:

Logo PRR