
Cuidados de Saúde Transculturais (2ª Edição)

Cuidados de Saúde Transculturais (2ª Edição)
Responsável
Formação com vista ao reforço das competências de profissionais nas áreas da Saúde, no enquadramento da formação vocacionada para upskilling e reskilling de adultos proposta pelo ICBAS, pela FLUP, pela FPCEUP, em parceria com a Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos, da ARS Norte, do CMIN e do CHUPorto, ao abrigo do Programa Impulsos Adultos.
Esta unidade de formação contínua, com os seus conteúdos programáticos, pretende: dotar os profissionais de saúde de competências para oferecer cuidados culturalmente competentes; que saibam comunicar, ultrapassando as barreiras linguísticas e culturais; que conheçam os papéis e as diferentes organizações familiares de acordo com as diferentes culturas; que conheçam os riscos socioeconómicos associados às diferentes culturas; que se abordem as questões da espiritualidade no respeito pela transculturalidade e transespiritualidade; que conheçam as práticas de gravidez e nascimento e os rituais de morte e que conheçam como são encarados os problemas de saúde nas diferentes culturas.
Os destinatários desta são formação são profissionais de saúde incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos de saúde e auxiliares de ação médica que interagem diretamente com o doente e residentes em território nacional.
Ensino em modalidade b-learning, com 28 horas aulas e-learning síncronas em horário pós-laboral. Estudo de caso: (40 horas): implementação na prática: operacionalização das ações planeadas, trazendo à tona outras realidades locais, regionais, ou mesmo nacionais incluindo 4 horas (presenciais): cada participante identifica um caso, dividir em quatro grupos de 5, apresentação e discussão (momento presencial) ou trabalho em pares, no final: apresentação e discussão de todos os casos. Elaboração de um guia para Cuidados de Saúde Transculturais. As restantes 13 horas serão dedicadas a estudo autónomo e pesquisa.
Avaliação distribuída com exame final: estudo de caso (30%), participação ativa nas sessões síncronas, assiduidade (10%) e exame final (60%). Aprovação com classificação mínima de 9,5 valores (escala 0-20).
E-Learning (E)
-
Dalila Maria Rodrigues Gonçalves Veiga Mora
Responsável
Condições específicas de ingresso
Os destinatários desta são formação são profissionais de saúde incluindo médicos especialistas e internos de formação específica de qualquer área da medicina, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais que contactem diretamente com o doente/utente, técnicos de saúde e auxiliares de ação médica que interagem diretamente com o doente, com idade mínima de 23 anos e residentes em território nacional.
Critérios de seleção e seriação
1º critério - Habilitações (10 pontos):
- - 12º ano - 10 pontos;
- - Licenciatura - 8 pontos;
- - Mestrado - 5 pontos;
- - Doutoramento - 2 pontos.
2º critério - Experiência profissional demonstrada nas áreas indicadas em "Destinatários" (10 pontos):
- - Entre 0 e 1 ano - 10 pontos;
- - Entre 1 e 3 anos - 8 pontos;
- - Entre 3 e 5 anos - 5 pontos;
- - Mais de 5 anos - 2 pontos.
60€ Todos os que se inscrevam na unidade de formação contínua + 2€ (seguro escolar)
Serviços Académicos - Unidade de Pós-Graduação
- Email: [email protected]
- Goreti Lobo: 220428054
Mais informações
Contacte-nos para podermos responder às suas dúvidas e partilhar mais informações.
Cofinanciado por:
