U.Porto

Diagnosticar, Planear, Organizar e Desenvolver a Formação Profissional (2ª Edição)

Público em Geral
Teresa Medina (Responsável)
FPCEUP - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
B-Learning |
Português
Início 26 Mar
4 ECTS

Diagnosticar, Planear, Organizar e Desenvolver a Formação Profissional (2ª Edição)

Início 26 Mar
4 ECTS
Público em Geral
Teresa Medina
Responsável
FPCEUP - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
B-Learning
Português

Início/Fim

26-MAR-2025 a 21-MAI-2025

Vagas

25 (mínimo de 10)

Critérios de Seleção e Seriação

Consulte os critérios de seleção e seriação

Início/Fim

26-MAR-2025 a 21-MAI-2025

Vagas

25 (mínimo de 10)

Candidatura

24-JAN-2025 a 17-MAR-2025

Critérios de Seleção e Seriação

Consulte os critérios de seleção e seriação

Este curso tem por finalidade o cumprimento parcial dos requisitos legais exigidos para o exercício da função de Gestor da Formação, necessária à certificação das entidades formadoras. Tem como objetivo geral, dotar os participantes de competências técnicas na área da gestão da formação, permitindo-lhes planear, gerir, organizar e efetuar o acompanhamento da formação profissional.

  • Compreender a importância da educação e formação de jovens e adultos no contexto do país, dos recursos humanos e do desenvolvimento organizacional;
  • Identificar as áreas, modalidades, formas de organização, componentes e níveis de formação;
  • Conhecer o sistema de certificação de entidades formadoras;
  • Identificar as fases do ciclo formativo;
  • Elaborar um diagnóstico de necessidades de formação de acordo com as especificidades da organização e/ou entidade formadora;
  • Elaborar um plano de formação;
  • Conhecer e diferenciar os vários métodos e técnicas pedagógicas;
  • Organizar e divulgar uma ação de formação;
  • Conhecer as questões administrativas da gestão da formação;
  • Elaborar e organizar um dossier pedagógico;
  • Identificar os vários níveis de avaliação;
  • Elaborar relatórios de formação;


Adultos maiores de 23 anos, interessados/as na área da formação profissional.


  • Compreender a importância da educação e formação de jovens e adultos no contexto do país, dos recursos humanos e do desenvolvimento organizacional;

  • Identificar as áreas, modalidades, formas de organização, componentes e níveis de formação;

  • Conhecer o sistema de certificação de entidades formadoras;

  • Identificar as fases do ciclo formativo;

  • Elaborar um diagnóstico de necessidades de formação de acordo com as especificidades da organização e/ou entidade formadora;

  • Elaborar um plano de formação;

  • Conhecer e diferenciar os vários métodos e técnicas pedagógicas;

  • Organizar e divulgar uma ação de formação;

  • Conhecer as questões administrativas da gestão da formação;

  • Elaborar e organizar um dossier pedagógico;

  • Identificar os vários níveis de avaliação;

  • Elaborar relatórios de formação.


1. Formação Profissional: conceitos e perspetivas                

2. Requisitos da obrigatoriedade da formação profissional no Código do Trabalho

3. Conceitos de Acreditação e Certificação no contexto da formação

4. Formação Profissional na Europa: o Quadro Europeu de Qualificações (QEQ)

5. O Sistema de formação profissional português

6. As normas de Gestão da Formação do Sistema de Gestão da Qualidade nacional

7. Financiamento da formação

8. Gestor e Gestão da Formação

9. Planeamento e execução pedagógica da formação

10. Procedimentos de Gestão Administrativa da formação

 


- Métodos: expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo.

- Técnicas: apresentação audiovisual, resolução de exercícios, fichas de trabalho, visualização de vídeos, dinamização de debates e reflexões

A adoção da metodologia indicada justifica-se pela necessidade de desenvolvimento de habilidades e competências para resposta às questões fundamentais no âmbito da formação profissional, enquadradas nos objetivos específicos do curso.


Avaliação distribuída sem exame final


B-Learning (B)


Certificado UP

    Responsável

  • Placeholder Staff Image
    Teresa Medina

  • Formador

  • Placeholder Staff Image
    Cristina Vale

Ter mais de 23 anos; ser residente nacional;

 

Em caso de excesso de candidaturas face ao nº de vagas, serão aplicados os critérios de seriação:
 

- Licenciados e Diplomados na área das ciências sociais e humanas - 10 pontos

- Profissionais da área da formação profissional - 9 pontos

- Diplomados de outras áreas de educação e formação - 8 pontos

- Profissionais de outras áreas - 7 pontos

  

Em caso de necessidade de desempate: justificação de interesse pelo curso, através de preenchimento de campo próprio no formulário de candidatura (1-5 pontos). 

 

150€ Todos os participantes + 2€ (seguro escolar)

Serviço para a Educação Contínua (SEC)

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen 4200-135 Porto 


E-mail:  [email protected]           Tlf: 226 061 890   

Facebook | Instagram | LinkedIn

Mais informações

Contacte-nos para podermos responder às suas dúvidas e partilhar mais informações.