
Orientação Vocacional: da infância à idade adulta (1ª Edição)

Orientação Vocacional: da infância à idade adulta (1ª Edição)
Este curso está orientado para a compreensão da complexidade do processo de intervenção em orientação vocacional e do processo de construção de projetos de vida;
A compreensão da complexidade do processo de intervenção em orientação vocacional e do processo de construção de projetos de vida;
- A capacidade de enquadramento do processo de orientação vocacional, tendo em atenção as especificidades das diferentes etapas desenvolvimentais e do contexto social atual;
- A compreensão das especificidades de intervenção em orientação vocacional tendo em atenção o sistema de ensino/formação português;
- A capacitação com ferramentas teóricas e práticas que possibilite uma adequada intervenção com diferentes públicos.
- Domínio nos processos de elaboração, implementação e avaliação de projetos de intervenção em orientação vocacional.
Psicólogos(as);
1. Principais modelos em Psicologia Vocacional 1.1. Os modelos baseados nas diferenças individuais 1.2. Os modelos baseados no desenvolvimento 1.3. O quadro teórico de compreensão construtivista, ecológica e desenvolvimentista 1.4. Dimensões estruturantes da intervenção 2. As características das sociedades ocidentais e seus desafios à Orientação Vocacional 3. O desenvolvimento vocacional na adolescência e na juventude 3.1. Oportunidades de formação e profissionais, interesses, valores e capacidades 3.2. Compromisso vocacional pela construção de um novo equilíbrio entre desejos pessoais, oportunidades e barreiras ambientais 3.3. A escolha vocacional e suas variáveis 3.4. A influência da família na construção de projetos vocacionais dos filhos 3.5. A orientação vocacional e o processo de escolha 3.6. A orientação vocacional no terceiro ciclo do Ensino Básico 3.6.1. Questões práticas de intervenção 3.7. A orientação vocacional no Ensino Secundário 3.7.1. Questões práticas de intervenção 3.8. A orientação vocacional no Ensino Superior 3.8.1. Questões práticas de intervenção
A avaliação será repartida pelos seguintes elementos:
Participação nas sessões de formação – 40%
Assiduidade e pontualidade- 10%
Trabalho escrito- 50%
NOTA: O cumprimento da assiduidade é um pré-requisito para a aprovação (apenas é admissível falta a um máximo de 3h30m do total das horas de formação)
E-Learning (E)
Certificado UP
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Carlos Gonçalves Curriculum Vitae
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André Monteiro
Responsável
Formador
140€ Todos participantes
Serviço para a Educação Contínua (SEC)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen 4200-135 Porto
E-mail: [email protected] Tlf: 226 061 890
F: https://www.facebook.com/sec.fpceup
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