U.Porto

Experimental Activities in Physics for the 10th year of Secondary Education

U.Porto Community
FCUP - Faculty of Sciences
In collaboration with AEMaia and EG
In-person |
Portuguese
Em breve
1 CCPFC
3 ECTS

Experimental Activities in Physics for the 10th year of Secondary Education

Em breve
1 CCPFC 3 ECTS
U.Porto Community
In-person
Portuguese

Duration

25 hora(s)

Vacancies

21 (minimum 10)

Selection and Ranking Criteria

Consult the selection and ranking criteria

Duration

25 hora(s)

Vacancies

21 (minimum 10)

Selection and Ranking Criteria

Consult the selection and ranking criteria

O papel da experimentação no ensino das ciências e em particular da Física são decisivos para a promoção de um ensino de qualidade. Com esta formação pretende-se reforçar a componente experimental, no sentido de promover uma aprendizagem ativa e significativa.

Contribuir para o aperfeiçoamento das competências científicas, técnicas e didáticas dos professores do grupo de recrutamento 510, habilitados a lecionar o 10º ano de Físico-Química. Nomeadamente:
– Aprofundar o domínio de práticas laboratoriais atuais.
– Partilhar e divulgar materiais e estratégias destinados à atualização científica e tecnológica.
– Incentivar o recurso à experimentação, à reflexão e ao tratamento estatístico de dados, de acordo com o nível sugerido pelo programa do 10º ano do Ensino Secundário.


Professores ativos do grupo de recrutamento 510 do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário;

Professores do grupo 510 a colaborar noutras áreas distintas da área de formação original e que pretenda desenvolver ou atualizar o seu conhecimento na área.

Outros profissionais relacionados com o ensino, sempre que lhes seja reconhecida, pelo responsável da formação, competências e aptidões para o efeito, assim como convergência de objetivos entre os respetivos percursos profissionais e esta formação.


Contribuir para o aperfeiçoamento das competências científicas, técnicas e didáticas dos professores do grupo de recrutamento 510, habilitados a lecionar o 10º ano de Físico-Química.

Proporcionar aos professores a oportunidade de aprofundar o domínio de práticas laboratoriais recentes, utilizadas no ensino experimental da Física.

Partilhar e divulgar materiais e estratégias destinados à atualização científica e tecnológica no âmbito da Física.

Incentivar o recurso à experimentação, à reflexão e ao tratamento estatístico de dados, de acordo com o nível sugerido pelo novo programa do 10º ano do Ensino Secundário.


O papel da experimentação no ensino das ciências e em particular da Física. Metodologia de trabalho laboratorial. Análise e tratamento de dados experimentais, com recurso a programas informáticos.

Prática laboratorial, cobrindo os seguintes tópicos programáticos:

Energia e sua conservação: energia e movimentos - energia cinética e potencial, energia interna, sistema mecânico, modelo do centro de massa e modelo da partícula material, teorema da energia cinética, forças conservativas e não conservativas, potência, conservação da energia e rendimento; Energia e fenómenos elétricos – grandezas elétricas, corrente contínua e alternada, resistência, resistividade, efeito Joule, força eletromotriz, associação de resistências em série e em paralelo, potência elétrica; Energia, fenómenos térmicos e radiação – sistema, fronteira e vizinhança, sistema termodinâmico, sistema isolado, temperatura, equilíbrio térmico, calor e radiação, condução, convecção, capacidade térmica mássica, variação de entalpia de fusão, primeira e segunda leis da termodinâmica, balanço energético.


Aulas teórico-práticas: apresentação dos conteúdos da ação, suportada por audiovisuais e textos de apoio. Discussão dos conteúdos científicos do 10º ano e principais dificuldades na aprendizagem. Exposição breve dos conteúdos sobre análise de dados experimentais com suporte a programas informáticos, apoiada em audiovisuais e textos informativos; trabalho em pequenos grupos com recurso a meios informáticos.

 

Aulas práticas: trabalho laboratorial em pequenos grupos, recorrendo a calculadoras gráficas, sensores, interfaces, registo de vídeo e programas de aquisição automática de dados (quando apropriado), com caráter didático e fomentando uma abordagem investigativa.


Avaliação contínua ao longo das aulas práticas. 20%

Análise completa de uma das atividades laboratoriais realizadas e respetiva discussão oral. Será valorizada a sugestão de alternativas para a sua realização, incluindo indicações a fornecer aos alunos, questões a discutir na exploração do trabalho e enquadramento científico-didático. 80%


In-person (P)

Sessions will take place at FCUP


Mediante obtenção de aprovação o estudante:

Terá acesso a certificado no âmbito da Formação Contínua (CCPFC)

Poderá solicitar, através do SIGARRA, a emissão de uma Certidão de Unidade de formação Contínua. (Emissão condicionada ao pagamento de uma taxa mínima de 5€)

    Person in charge

  • Paulo Simeão de Oliveira Ferreira de Carvalho Curriculum Vitae
    Professor Associado da Unidade de Ensino das Ciências da FCUP

  • Instructor

  • Marcelo Dumas Hahn Curriculum Vitae
    Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Física e Astronomia da FCUP

A avaliação das candidaturas será feita numa primeira fase, na escala 100%- 20 valores, atendendo aos critérios:

  • Experiência Profissional (40% - até 8 valores), pela avaliação da experiência reportada:
    • Número de anos de serviço a lecionar
    • Evidência de integração de recursos digitais na prática do ensino
  • Avaliação Curricular (40% - até 8 valores)
    • Evidência da frequência de formações
  • Carta de motivação (20% - até 4 valores)

Haverá uma bonificação na classificação para os seguintes candidatos:

  • Candidatos com idade superior a 23 anos e com residência em território nacional. (Bonificação de 4 valores)
  • Evidência, a partir da carta de motivação, da relevância da formação nas perspetivas de “reskilling/upskilling” na sua atividade profissional. (Bonificação de 2 valores)

Os candidatos serão seriados com base no resultado da soma da classificação da primeira fase e das bonificações.

Critérios de desempate:

  • Melhor classificação em Experiência Profissional
  • Melhor classificação em Avaliação Curricular

300€ General Public + 2€ (school insurance)

Inês Cipriano de Almeida  | [email protected]

220402086

 

Sandra Santos | [email protected]

220 402 082

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