Estrutura curricular
O Doutoramento tem a duração de seis semestres, devendo os Estudantes frequentar nos dois primeiros uma componente curricular denominada «Curso de Doutoramento» (não conferente de grau), composta por:
(1º Semestre)
- um Seminário - Teoria e Gestão Integrada do Património Cultural (20 ECTS) - comum às três especialidades;
- uma Unidade Curricular (UC) de Opção U.Porto - oportunidade de frequência de uma UC opcional em qualquer Faculdade da Universidade do Porto (dentro do catálogo estipulado para o Ciclo de Estudos).
(2º Semestre)
- uma Unidade Curricular - Preparação de Tese I - , já com especificação por especialidade, destinada a delinear a investigação conducente à tese, por forma a que no final deste primeiro ano o Estudante tenha construída a sua proposta de trabalho, a submeter à apreciação de um júri, que determinará se tem condições para prosseguir.
No início do segundo ano, o Estudante deve inscrever a sua tese no Registo Nacional de Tese de Doutoramento da Direção-Geral de Estatística da Educação e Ciência, após confirmação do Orientador por parte do Conselho Científico da FLUP, que o acompanhará no desenvolvimento da investigação pertinente ao projeto e sua redação.
A Faculdade de Letras e os docentes do Curso têm um elenco consolidado de contactos/protocolos com Universidades e Instituições de tutela do Património nacionais e estrangeiras. Nas últimas décadas, o Departamento de Ciências e Técnicas do Património tem formado doutores oriundos do país e do alargado conjunto de países da CPLP.