O Departamento de Estudos Anglo-Americanos (DEAA) foi formalmente instituído em maio de 2000. A coordenação entre a investigação e a docência nas áreas da língua inglesa e das culturas e literaturas anglófonas é um dos objetivos primordiais do DEAA, que também tem incrementado a colaboração, a nível científico e pedagógico, com departamentos congéneres em universidades nacionais e estrangeiras.
O Departamento apoia logística e academicamente um conjunto amplo de atividades de investigação desenvolvidas pelos seus docentes, em articulação próxima com unidades de investigação – com destaque para o pólo na FLUP do CETAPS - Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies. Em anos recentes, o DEAA também tem sido a sede académica e funcional para programas de pós-graduação de base internacional e com financiamento de Comissão Europeia, com destaque para o doutoramento Erasmus Mundus TEEME (Text and Event in Early Modern Europe) e o programa MOVES – Migration and Modernity: Historical and Cultural Challenges (European Joint Doctorate – Horizon 2020).
Autonomamente ou em colaboração com outros departamentos da FLUP, o DEAA assegura a docência de unidades curriculares num conjunto amplo de programas de formação graduada e pós-graduada na FLUP: