Avançar para conteúdo principal

Institucional - História

É considerada a primeira escola de Engenharia portuguesa, formando engenheiros para o mundo e contribuindo para o progresso industrial e a qualidade de vida da comunidade.

Vista aérea da FEUP com os Departamentos, edifício de aulas, jardim central e zonas envolventes

Origens

As origens da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto remontam a 1762 com a criação da Aula Náutica que, em 1803, deu origem à Academia Real de Marinha e Comércio da Cidade do Porto.

Em 1837, passa a designar-se Academia Politécnica do Porto, considerado o primeiro estabelecimento de ensino de engenharia do país. Com a criação da Universidade do Porto, em 1911, os cursos de engenharia da Universidade do Porto passaram a constituir uma ‘escola anexa’ da Faculdade de Ciências até à criação, em 1915, da Faculdade Técnica já com autonomia própria. Em 1926, ocorre a mudança de nome da escola que passa a ter a designação de Faculdade de Engenharia, que se mantém até aos dias de hoje.

Legado

Com um legado de 186 anos, a FEUP tem desempenhado um papel institucional fundamental no desenvolvimento económico da cidade e do país, quer pela continuada excelência do seu serviço educativo, formando engenheiros para o mundo, quer pelos avanços científicos e tecnológicos com que vem contribuindo para o progresso industrial e para a qualidade de vida das populações.