Avançar para conteúdo principal

Impacto - Sustentabilidade

A FEUP está comprometida com a sustentabilidade nas suas diversas atividades.

O tema da sustentabilidade, com todas as suas dimensões económicas, sociais e ambientais, é atualmente uma pedra angular das sociedades desenvolvidas e das suas instituições-chave. Consciente do seu importante papel na sociedade, a FEUP esforça-se por otimizar os impactos positivos e minimizar os efeitos negativos das suas atividades, ao mesmo tempo que contribui para os Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030.

Em 2022, a FEUP lançou um enorme projeto envolvendo todos os departamentos com o objetivo de fornecer aos estudantes competências que lhes permitam contribuir ativamente para os desafios ambientais, sociais e económicos. Este projeto é um grande investimento para reforçar uma cultura de sustentabilidade na comunidade em geral.

Plano económico

No plano económico, é de notar que em 2021 as receitas da FEUP foram de 58,83 milhões de euros. Deste montante, 49% provêm do Orçamento de Estado, sendo o restante principalmente receitas autogeradas ou resultantes de projetos de I&D. Nesse mesmo ano, a FEUP foi responsável por acomodar 1.257 postos de trabalho. O impacto económico da sua atividade no Produto Local no Grande Porto foi calculado em 65,2 milhões de euros.

Políticas de sustentabilidade

O Comissariado para a Sustentabilidade da FEUP trabalha ativamente na promoção de políticas de sustentabilidade, em particular as relacionadas com o ambiente. Com vista a um campus mais sustentável, realizações significativas incluem as áreas de consumo de energia e água, produção de resíduos, emissões de gases com efeito de estufa, bem como o cuidado de espaços verdes, agricultura orgânica, alimentação sustentável e mobilidade.

A unidade de produção fotovoltaica para autoconsumo representa um dos maiores investimentos realizados; no total, 708 painéis numa área de cerca de 1.420 m², com uma produção estimada de 412 MWh, o que corresponde a cerca de 7% do consumo anual de eletricidade da FEUP e poupança de custos de cerca de 50.000 euros.

Em 2022, a FEUP assinou o Pacto do Porto pelo Clima. Centrada na promoção da mobilidade sustentável, muitas iniciativas têm sido levadas a cabo nesta área. Vale também a pena mencionar o estudo de impacto ambiental realizado para estimar a pegada de carbono da instituição, do qual se concluiu que a maior fração das emissões provém da deslocação pendular.

Desde 2009, a FEUP é membro da Associação Ambiental para Universidades e Colégios e membro fundador do Pacto do Plástico desde 2020. Em 2019, a FEUP acolheu e coorganizou a primeira Conferência Campus Sustentável (CCS 2019), sob o tema "Desenvolvimento Sustentável": Instituições de Ensino Superior como Agentes de Mudança". Isto também forneceu, consequentemente, o tema para a Carta de Compromisso entre as principais Instituições de Ensino Superior nacionais com vista à implementação de uma "cultura de sustentabilidade" na área.

Contacto: [email protected]