Avançar para conteúdo principal

Impacto - Políticas Públicas

A FEUP tem um papel ativo na definição do futuro da sociedade em articulação com agências governamentais e/ou empresas, em prol da inovação tecnológica.

A Engenharia e Políticas Públicas (EPP) constitui uma área científica bem identificada, interdisciplinar, caracterizada por uma metodologia própria com interações com as ciências sociais, e em que um profundo conhecimento das questões de natureza tecnológica constitui uma exigência fundamental.

A FEUP desempenha um papel ativo na modelação do futuro da engenharia, quer através de parcerias e acordos com agências governamentais ou empresas do setor privado. A vontade de desenvolver e implementar políticas que promovam a inovação tecnológica e o crescimento económico levam a FEUP a colaborar com outras universidades e centros de investigação em Portugal e também no estrangeiro, quer a partir de projetos conjuntos de investigação e/ou outras iniciativas de inovação aberta.

Iniciativas

É sobre a forma de contribuir para esse desenvolvimento que a FEUP tem vindo a desenvolver um conjunto de ações de valorização do que se faz dentro de portas e que se materializam na ligação às empresas, na criação de valor, de participação em entidades de certificação e standardização. Contudo, é necessário incrementar e enquadrar essas ações num contexto mais ambicioso, passando para um patamar mais elevado, e mais alargado, de reconhecimento e de intervenção na opinião pública.

De entre todas as iniciativas que têm vindo a ser implementadas, destacamos a criação, em 2011, do Programa Doutoral em Engenharia e Políticas Públicas (PDEPP), resultado de uma colaboração muito próxima com a Universidade de Carnegie-Mellon (CMU), no âmbito do Programa CMU | Portugal.

Em 2016, um grupo de trabalho produziu um relatório sobre o reforço da participação em Políticas Públicas, com o objetivo de “refletir sobre uma estratégia da FEUP para reforçar a sua notoriedade junto da Sociedade em Geral, através da maior participação na construção e debate das Políticas Públicas e na organização/participação de eventos que divulguem a Cultura da Engenharia nos aspetos científicos, sociais e humanos”.

Mais recentemente, em 2022, lançou-se um ciclo de Seminários de Engenharia e Políticas Públicas com a finalidade de promover o papel da Engenharia nos processos de decisão política, atribuindo-lhe um papel mais central no desenho de políticas públicas. As sessões tiveram a coordenação de pessoas da FEUP e convidados externos, especialistas em determinada área, a quem foi pedido para falar para especialistas de outras áreas, numa linguagem que um público informado pudesse compreender.