Avançar para conteúdo principal

Impacto - Diversidade

A FEUP promove a inclusão, tolerância e interação cultural através da valorização da diversidade sociocultural, religiosa e de género.

Grupo de estudantes a saltar divertidamente em cima da ponte pedonal com área verde envolvente e Pavilhão Desportivo Luís Falcão.

Diversidade, Inclusão e Interculturalidade

Entendendo que a heterogeneidade cultural não está só nos indicadores étnicos ou linguísticos, propomos olhar para a diversidade na FEUP através da multiplicidade em relação a subculturas de raiz étnica e religiosa e em relação ao género, entre outros fatores identitários.

A multiculturalidade pressupõe a inclusão, a tolerância mútua e a interação cultural, onde não se sobrepõem heterogeneidade e diversidade. No contexto universitário, implica compreender um sistema de crenças e comportamentos, reconhecer e respeitar a presença de diferentes grupos, valorizar as suas diferenças socioculturais e incentivar a sua contribuição contínua. Nesse sentido, promovemos um contexto cultural inclusivo que capacite todas as pessoas envolvidas.

Ao analisar a palavra interculturalidade, entende-se que o prefixo inter pressupõe uma maior interação da culturalidade. Isto faz com que a interculturalidade possa nascer também de contactos à distância. Para a valorização da diversidade cultural é necessário passar de coexistência a convivência, ou seja, passar da multiculturalidade à interculturalidade.

A Universidade como uma instituição constituída à luz da razão, é um lugar de conhecimento e pluralidade. No entanto, também é um espaço de abstrações: além das manifestações artísticas, as filosóficas, espirituais e religiosas fazem parte também do quotidiano extracurricular. Assim, entendemos que a FEUP deve ser um espaço de liberdade, promotor de crescimento espiritual, independente de credo e de culto. Seja através da religião, da filosofia ou de qualquer outra área ou crença que tenha enquanto ser humano, é fundamental proporcionar ao estudante a liberdade para exercer a sua fé, os seus valores e propósitos pessoais.

Igualdade de Género e LGBT+

Para descrever os indivíduos, o género é uma das primeiras categorias utilizadas e uma das que mais influencia a vida social.

As questões de género encontram-se ligadas a questões de desigualdade e poder nas sociedades, definidas habitualmente como as diferenças de estatuto, poder e prestígio que homens e mulheres adquirem em grupos.

Alcançar a igualdade efetiva das pessoas LGBT+ e independentemente do género é uma responsabilidade conjunta. O reconhecimento e respeito pela orientação sexual e identidade de género faz parte do que entendemos por direitos humanos. Todas as pessoas têm direito a uma vida digna e livre de violência e o contexto universitário é um espaço onde as pessoas passam grande parte do seu tempo.

Queremos garantir que a igualdade e a não discriminação são reais e efetivas para todas as pessoas que estão na FEUP, de forma a evitar comprometer o convívio, o bem-estar, o sucesso escolar e o desenvolvimento pessoal e profissional de homens, mulheres, sem género binário e independente da orientação sexual.

A FEUP pretende criar um ambiente seguro para a interação da comunidade universitária em relação à orientação sexual e à identidade de género. Ainda que os preconceitos possam ser inconscientes, sem intenção de discriminar de forma explícita, não podemos permitir, nem individual nem coletivamente que sejam naturalizados. O objetivo passa por prevenir, detetar e não tolerar qualquer tipo de discriminação, invisibilidade forçada, rumores e comentários ofensivos que perturbem o ambiente e a comunidade que convive na nossa faculdade.

Estudantes com mãos empilhadas, simbolizando a interculturalidade.

Intercultural Contact Point (iPoint) FEUP

O iPoint centra a sua atividade no acolhimento e integração dos estudantes internacionais de Mestrado e Doutoramento, promovendo a integração de todos os estudantes num ambiente académico diversificado e saudável. A identidade, tanto individual como coletiva, é múltipla, mutável e inacabada, estando em constante evolução. O projeto pretende fomentar os princípios de igualdade, direitos, valores e aptidões, promovendo ativamente a interação, colaboração e o intercâmbio intercultural.

O Intercultural Contact Point propõe-se a ser o ponto de contacto, assegurando uma visão dinâmica das culturas, valorizando a comunicação nas relações quotidianas e promovendo a construção de uma cidadania de igualdade.


Contacto:
ipoint@fe.up.pt

Comissariado de Responsabilidade Social

É objetivo do Comissariado de Responsabilidade Social contribuir para a promoção do bem-estar da comunidade FEUP, bem como da sua envolvente social e da sociedade global, antecipando e contribuindo para mudanças de paradigmas da sociedade e qualidade de vida dos cidadãos. Algumas das vertentes do projeto passam por:

  • Dar resposta às carências materiais identificadas;
  • Contribuir para a melhor integração de todos estudantes, ajudando ao seu desempenho escolar e cobertura de eventuais necessidades;
  • Contribuir para melhorar as condições de vivência na FEUP;
  • Promover uma maior identificação entre o meio académico e as necessidades da sociedade, designadamente através duma melhor formação para a cidadania;
  • Promover o espirito de solidariedade no meio universitário e o desenvolvimento de uma maior sensibilidade para a responsabilidade social das atividades da FEUP.

Contacto: [email protected]