Os Serviços de Recursos Humanos (SRH) exercem a sua atividade no âmbito da administração e do desenvolvimento dos recursos humanos. As competências transversais a todas as Unidades dos SRH são:
- Manter atualizadas as bases de dados de recursos humanos e os processos individuais dos trabalhadores de acordo com a legislação em vigor e produzir todas as listas e todos os mapas de pessoal necessários para os diversos fins legais;
- Instruir e gerir os processos administrativos e os dados de pessoal inerente à constituição, à modificação, à suspensão e à extinção de relações de emprego;
- Organizar e instruir os processos administrativos inerentes à contratação, renovação, cessação e denúncia dos contratos dos bolseiros de investigação;
- Instruir e gerir todos os processos administrativos decorrentes do vínculo laboral, incluindo osrelativos a mobilidade do pessoal, acumulações, colaborações externas e dispensas de serviço, assim como os processos administrativos relativos às progressões ou promoções nas carreiras;
- Proceder ao levantamento de indicadores de gestão e garantir a sua atualização permanente;
- Instruir os processos relativos aos sistemas de avaliação do desempenho previstos na lei epromover a definição de critérios com vista à sua aplicação uniforme e equitativa;
- Promover ações de acolhimento e integração de novos trabalhadores, assegurando a suaidentificação com a natureza, os objetivos, as finalidades e a cultura da instituição;
- Contribuir para a elaboração do balanço social e a sua consolidação;
- Produzir a informação necessária ao processamento de remunerações, outros abonos e respetivos descontos, incluindo o registo de faltas, férias e licenças;
- Instruir e acompanhar os processos relativos aos sistemas de segurança social de que os trabalhadores usufruem que sejam da responsabilidade legal da instituição;
- Acompanhar e controlar o agendamento das consultas/exames de saúde no âmbito da medicina do trabalho;
- Assegurar as relações externas de reporte de informação legalmente exigidas em matéria de Recursos Humanos;
- Gerir a comunicação interna relacionada com questões de recursos humanos, assegurando a disseminação eficiente e eficaz de informações relevantes para todos os trabalhadores;
- Desenvolver e implementar políticas de bem-estar no trabalho, promovendo um ambiente de trabalho saudável e motivador e a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal;
- Colaborar na implementação de estratégias de igualdade e diversidade no ambiente de trabalho, garantindo um tratamento justo e inclusivo para todos os trabalhadores.