Falar da FEUP é sinónimo de um ensino e investigação de excelência. Um dos motivos de orgulho está relacionado com o reconhecimento internacional dos nossos investigadores, que atesta a qualidade e internacionalização da nossa atividade científica.
Reconhecimento internacional
Dos 182 cientistas da Universidade do Porto destacados na lista dos cientistas mais citados do mundo em 2023, 56 pertencem à Faculdade de Engenharia. Os dados ressaltam da mais recente atualização da “World’s Top 2% Scientists list”, que classifica anualmente os cientistas mais citados a nível mundial nas respetivas áreas, de acordo com a SCOPUS, a maior base de dados mundial de resumos e citações de publicações científicas.
À semelhança da edição anterior, a lista de investigadores da U.Porto mais citados em 2023 é encabeçada por Joana Correia Prata, professora convidada do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, seguindo-se um trio formado pelos docentes e investigadores João Catalão (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) e João Gama (Faculdade de Economia da Universidade do Porto) e ainda pela investigadora Eliana B. Souto (Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto).
Para além dos investigadores mais citados ao longo do último ano, a World’s Top 2% Scientists list inclui também a lista de cientistas com maior impacto ao longo da carreira, destacando 127 investigadores da U.Porto.
A nível mundial, a lista de cientistas mais citados ao longo da carreira é encabeçada, uma vez mais, pelo químico suíço Michael Grätzel, Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto proposto pela FEUP.
Os investigadores da FEUP têm-se destacado nas mais diversas áreas ao longo do tempo, o que evidencia a mundividência e a atualidade do conhecimento que se produz nos nossos laboratórios. Numa tentativa de o demonstrar, sem nos tornarmos exaustivos, aqui ficam alguns exemplos que atestam a nossa excelência científica:
Nuno Azevedo, LEPABE
2.5 milhões de euros para criar um grupo de investigação de excelência em engenharia de biofilmes. É a primeira ERA Chair liderada pela FEUP, atribuída ao grupo de investigação coordenado pelo investigador Nuno F. Azevedo, do Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE), que integra o Laboratório Associado ALiCE.

Ana Rita Lado, LSRE-LCM
A linha de investigação liderada por Ana Rita Lado pretende contribuir para a compreensão do papel dos processos ambientais enantioseletivos no comportamento e destino dos antibióticos quirais, presentes no ambiente em quantidades residuais. O financiamento de 1,5 milhões de euros do ERC vai permitir abrir as portas ao desenvolvimento de medicamentos mais seguros para o meio ambiente.
