Avançar para conteúdo principal

Ciência e Tecnologia - Desafios Societais

Os desafios sociais ligados à investigação, inovação e desenvolvimento sustentável exigem soluções criativas e colaborativas.

Investigação e Inovação na Europa

As Missões de Investigação e Inovação do Horizonte Europa visam associar melhor a investigação e a inovação da União Europeia às necessidades da sociedade e dos cidadãos, com forte visibilidade e impacto. As Missões têm 5 domínios de atuação:

Esquema de Domínios de Missão

Uma missão é um conjunto de ações que visam alcançar um objetivo ambicioso e inspirador, bem como quantificável, num determinado prazo, com impacto na sociedade e na definição das políticas, assegurando a pertinência para uma parte significativa da população europeia e para uma vasta gama de cidadãos europeus.

Estratégia para UE 2019 – 2024

Após as eleições do Parlamento Europeu em 2019 e nomeação do novo colégio de comissários da Comissão Europeia, foi lançado essa nova agenda estratégica para UE com 6 prioridades políticas, para o período 2019 – 2024:

O Pacto Ecológico Europeu (Green Deal)

Construir uma nova estratégia de crescimento para transformar a União Europeia numa economia moderna, neutra em carbono, eficiente em termos de recursos, sustentável e competitiva.

Uma Europa preparada para a era digital

Reforçar a soberania digital, com uma ênfase clara nos dados, na tecnologia e nas infraestruturas para uma transformação digital ao serviço de todos os europeus.

Uma economia ao serviço das pessoas

Criar um ambiente de investimento mais atrativo e apoiar um crescimento que crie empregos de qualidade, especialmente para os jovens e as pequenas empresas.

Uma Europa mais forte no mundo

Defender o multilateralismo e uma ordem mundial assente em regras, através de uma abordagem coordenada da ação externa e de uma voz europeia unida no mundo.

Promoção do nosso modo de vida europeu

Garantir uma União Europeia de igualdade, tolerância e equidade sociais e económicas para todos os cidadãos, assente no Estado de direito.

Um novo impulso para a democracia europeia

Reforçar o papel dos cidadãos europeus nos processos de decisão e de prioridades da UE, protegendo simultaneamente a nossa democracia contra interferências externas.

Desenvolvimento Sustentável

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas em 2015, define as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030.

São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que representam um apelo urgente à ação de todos os países para uma parceria global.

Em alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a visão de economia circular dos plásticos da Fundação Ellen MacArthur, a FEUP foi membro fundador do Pacto Português para os Plásticos, que reúne os diferentes atores da cadeia de valor nacional do plástico com vista a traçar um caminho colaborativo para acelerar a transição para uma economia circular para os plásticos em Portugal.

Os icons 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Novo Bauhaus Europeu

O novo Bauhaus Europeu visa:

  • Juntar cidadãos, especialistas, empresas e instituições e promover conversas sobre como tornar mais económicos e acessíveis os espaços de vida de amanhã.
  • Mobilizar designers, arquitetos, engenheiros, cientistas, estudantes e mentes criativas de disciplinas diferentes para reinventar um modo de vida sustentável, na Europa e não só.
  • Melhorar a qualidade da nossa experiência de vida, privilegiando os valores da simplicidade, da funcionalidade e da circularidade dos materiais, sem comprometer a necessidade de conforto e de atratividade no nosso quotidiano.
  • Dar apoio financeiro a ideias e produtos inovadores através de convites específicos à apresentação de propostas e de programas coordenados no âmbito do quadro financeiro plurianual.

Plano REPowerEU

O REPowerEU visa reduzir rapidamente a dependência da Europa dos combustíveis fósseis russos, reorientando rapidamente a transição para as energias limpas e unindo esforços a fim de alcançar um sistema energético mais resiliente e uma verdadeira União da Energia e acelerando assim a transição energética.

O plano REPowerEU propõe um conjunto adicional de ações destinadas a poupar energia; diversificar o aprovisionamento; substituir rapidamente os combustíveis fósseis ao acelerar a transição da Europa para as energias limpas; combinar de forma inteligente os investimentos e as reformas.