Avançar para conteúdo principal

Vida Académica - Grupos Estudantis

Os núcleos de estudantes na FEUP têm um papel decisivo na integração e formação dos alunos, promovendo atividades complementares ao percurso académico.

Grupo de estudantes da FEUP junto ao relvado Central com mãos empilhadas. Fundo com os edifícios dos departamentos, aulas e biblioteca.

Uma parte importante das atividades desenvolvidas na FEUP reside nas iniciativas dos núcleos de estudantes que têm contribuído, de uma forma decisiva, para a integração na vida da escola. O seu grande objetivo é a promoção de um conjunto de atividades que complementam o percurso académico dos alunos, contribuindo para uma diferenciação nas competências adquiridas durante o curso, tornando-os mais competitivos no mercado de trabalho.

Outros projetos

A comunidade da FEUP - estudantes, docentes, investigadores e técnicos - têm ainda acesso a um conjunto de atividades extracurriculares que contribuem para o seu enriquecimento, quer como pessoas, quer como profissionais. A FEUP e a Universidade do Porto disponibilizam a todos os estudantes um conjunto alargado de atividades.


Voluntariado U.Porto

O objetivo é estimular a comunidade académica, em especial os estudantes, a envolverem-se em atividades de responsabilidade social com vista à promoção do bem comum e de uma maior justiça social, em regime livre, generoso e totalmente voluntário. Ser voluntário na U.Porto implica, quer para as entidades de acolhimento, quer para o voluntário, o assumir de um compromisso, de acordo com os princípios prosseguidos pela U.Porto.

Clube de Empreendedorismo

O CEdUP é o primeiro clube de empreendedorismo universitário do país. Tem como objetivo unir e apoiar estudantes, alumni e funcionários da U.Porto com vontade de empreender, incentivando ao desenvolvimento de um espírito empreendedor nos vários desafios profissionais de cada um.


Sociedade de Debates

A Sociedade de Debates da Universidade do Porto (SdDUP) é uma organização sem fins lucrativos, liderada e fundada por estudantes da U.Porto, que se dedica ao debate como forma de promoção do espírito crítico, da compreensão mútua, do amor à língua, às palavras e às ideias. Tem como objetivo principal despertar o sentido crítico, contribuir para o aperfeiçoamento competências retóricas, para o desenvolvimento do sentido de humor, da capacidade de improviso, da capacidade de exprimir opiniões e de usar a oralidade como veículo de transmissão de ideias.

Os seus cerca de 500 membros organizam debates e eventos de formação relacionados e competem internacionalmente com sociedades de debates homólogas que atuam nas melhores universidades do mundo.