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Vida Académica - Ensino e Aprendizagem

A FEUP adotou novos modelos educativos em engenharia, que incluem um ensino centrado no estudante e uma aprendizagem baseada em competências.

As características apontadas para os novos modelos educativos em engenharia indicam a necessidade de um ensino centrado no estudante, a promoção do empreendedorismo impulsionado pela tecnologia e a aprendizagem baseada em competências e programas multidisciplinares. Estas tendências da educação em engenharia beneficiam de uma liderança académica forte e visionária, uma cultura de inovação pedagógica do corpo docente e novas ferramentas que apoiam a exploração vocacional/educacional e a avaliação das aprendizagens.

Desde 2021, foram introduzidas novas componentes curriculares e adotadas novas metodologias de ensino, valorizando a vivência académica e as experiências extracurriculares dos estudantes, em sintonia com as melhores escolas de Ciência e Engenharia da Europa. O novo modelo de ensino dá ainda resposta à desintegração dos ciclos integrados, determinada pelo Decreto-Lei nº 65/2018 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.



Inovação Pedagógica

O Gabinete de Inovação Pedagógica (GIP), anterior Laboratório de Ensino e Aprendizagem surgiu, em 2008, em parceria com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP), e integrado na Unidade de Apoio à Direção da FEUP. Tem como missão a melhoria contínua dos processos de ensino/aprendizagem nos cursos, abrangendo os três ciclos de estudos e a formação contínua da FEUP, com o objetivo de promover o potencial académico dos estudantes nas suas várias vertentes, com base numa cultura de ensino de excelência.

Contacto: [email protected]

O GIP promove, apoia, implementa e dissemina as iniciativas (eventos, cursos, ações de formação, atividades, estudos e projetos, publicação científica, etc) de âmbito pedagógico, no âmbito do universo FEUP que contribuam para:

na vertente docentes:

  • a criação de uma cultura de ensino de qualidade, essencial para a competitividade da FEUP
  • a promoção do desenvolvimento profissional dos docentes na sua vertente pedagógica
  • a disseminação de boas práticas pedagógicas, assumindo-se como uma janela para a qualidade do ensino/aprendizagem da Engenharia na FEUP

na vertente estudantes:

  • a redução/mitigação do insucesso académico dos estudantes
  • a promoção de competências transversais
  • o aumento da qualidade da sua experiência educativa na FEUP