As características apontadas para os novos modelos educativos em engenharia indicam a necessidade de um ensino centrado no estudante, a promoção do empreendedorismo impulsionado pela tecnologia e a aprendizagem baseada em competências e programas multidisciplinares. Estas tendências da educação em engenharia beneficiam de uma liderança académica forte e visionária, uma cultura de inovação pedagógica do corpo docente e novas ferramentas que apoiam a exploração vocacional/educacional e a avaliação das aprendizagens.
Desde 2021, foram introduzidas novas componentes curriculares e adotadas novas metodologias de ensino, valorizando a vivência académica e as experiências extracurriculares dos estudantes, em sintonia com as melhores escolas de Ciência e Engenharia da Europa. O novo modelo de ensino dá ainda resposta à desintegração dos ciclos integrados, determinada pelo Decreto-Lei nº 65/2018 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Inovação Pedagógica
O Gabinete de Inovação Pedagógica (GIP), anterior Laboratório de Ensino e Aprendizagem surgiu, em 2008, em parceria com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP), e integrado na Unidade de Apoio à Direção da FEUP. Tem como missão a melhoria contínua dos processos de ensino/aprendizagem nos cursos, abrangendo os três ciclos de estudos e a formação contínua da FEUP, com o objetivo de promover o potencial académico dos estudantes nas suas várias vertentes, com base numa cultura de ensino de excelência.
Contacto: [email protected]