Avançar para conteúdo principal

Vida Académica - Competências Transversais

A FEUP promove iniciativas que complementam a formação técnica e capacitam os estudantes para atender às exigências do mercado de trabalho.

Mão em direção a painel de realidade aumentada com os conceitos de competências, conhecimento e aptidões com icons relacionados aos temas.

Importância das soft skills para a empregabilidade

As competências transversais são fundamentais para um percurso profissional bem sucedido, uma vez que delas dependem a capacidade para encontrar as respostas mais adequadas aos exigentes desafios que surgem no contexto profissional. Estão além do conhecimento disciplinar, não se relacionando, especificamente, com a natureza técnica ou científica do campo de engenharia dos programas curriculares (hard skills), mas sobretudo com uma variedade de competências de natureza mais genérica ou transversal (soft skills) que realçam e potenciam o desenvolvimento pessoal dos estudantes e das suas competências profissionais, quando transferíveis para o local de trabalho.

Alguns exemplos passam pela capacidade de comunicação, o pensamento crítico, o empreendedorismo e a ética/deontologia e responsabilidade, entre outras. Tais competências, para além de colocarem os planos de estudo em alinhamento com os pressupostos mais recentes de qualidade educativa, poderão dotar os estudantes de melhores estratégias para lidar com os constrangimentos diários no seu percurso académico, aumentar a motivação, estimular a qualidade do seu percurso educativo e promover a criação de negócios a partir dos seus projetos de investigação.

Aliadas às competências técnicas, a FEUP promove um conjunto de iniciativas com o objetivo de dotar os estudantes de novas capacidades que os tornem profissionais talentosos e alinhados com as necessidades reais do mercado de trabalho.