Objetivos de aprendizagem
O MESG tem como objetivo desenvolver competências para conceber, desenhar, implementar e operar sistemas de prestação de serviços assentes em tecnologias.
O setor dos serviços é atualmente responsável por mais de 60% da produção e emprego das economias ocidentais. Prestar serviços envolve pessoas, processos e tecnologias, exigindo competências multidisciplinares das áreas tecnológicas, sociais e humanas para o seu desenvolvimento e gestão.
Toda a informação apresentada é relativa a 2024/2025
Saber maisO MESG tem como objetivo desenvolver competências para conceber, desenhar, implementar e operar sistemas de prestação de serviços assentes em tecnologias.
A formação multidisciplinar do MESG proporciona um amplo leque de saídas profissionais aos seus estudantes, pelo que os graduados do MESG têm uma alta taxa de empregabilidade. A combinação das competências de engenharia, gestão e ICT permitem que os graduados do MESG sejam capazes de endereçar problemas complexos nas organizações, uma vez que conseguem comunicar e colaborar com outros profissionais de diferente áreas funcionais. Assim, organizações de diversos setores de atividade procuram os graduados do MESG, nomeadamente nas áreas das tecnologias de informação, da consultoria e da logística e transportes.
Os graduados do MESG assumem frequentemente o papel de consultor, business analyst, gestor de projetos, gestor de produto, gestor de operações, product owner, customer experience manager.
Decidi estudar na FEUP porque é uma das Universidades mais conceituadas na área da Engenharia, para além de oferecer um curso diferenciador na área da Engenharia de Serviços. Este curso é um excelente complemento para qualquer background e para quem quer diferenciar-se no mercado de trabalho. O curso é muito completo e trabalhoso, preparando o estudante para a entrada no mercado de trabalho, e incentiva a realização de estágios e parcerias com empresas reais durante a dissertação. É possível perceber, através dos estudantes de mobilidade, que este mestrado tem imensa oferta na Europa, e uma área que terá imenso valor num futuro onde os serviços se avizinham cada vez mais importantes para a economia.
O meu nome é David, venho de Espanha, onde cursei a minha licenciatura. A área na qual me formei é a Engenharia da Construção, ou ‘Arquitetura Técnica’, como se chama em Espanha. Dentro da minha licenciatura senti-me atraído pela área da Gestão de Obras e a Orçamentação, por isso decidi fazer um mestrado relacionado com a gestão e mesmo com uma área tão abrangente como são os serviços, era uma ótima opção para completar a minha formação inicial.
A Universidade do Porto é uma universidade reconhecida no contexto laboral por oferecer uma boa qualidade de ensino. O programa do mestrado é abrangente e ajuda a focar nas áreas de maior interesse, mas ao mesmo tempo suficientemente flexível para se adaptar aos horários de trabalho. Os colegas vêm de muitos países, existindo um ambiente aberto e descontraído. Também existe um espírito de partilha que consegue, sem dúvida, não deixar ninguém para trás.
Fora da questão do mestrado, a própria Universidade é foco de atração para estudantes Erasmus de toda Europa, e de todos os backgrounds. Além disso, oferece uma série de serviços que fazem a vida do estudante muito mais simples. Neste sentido falo da ampla biblioteca da Faculdade, da cantina, da associação de estudantes, que realiza um bom serviço, e todo o conjunto de eventos que fazem a vida universitária muito mais animada.
Por outro lado, a equipa docente é acessível e, mesmo em tempos de pandemia, esteve disposta a ajudar e adaptar-se a novos métodos de ensino. Importante indicar que ainda não conheci um professor da faculdade que não falasse um bom inglês! Não posso estar mais feliz pela escolha que fiz.
No âmbito de várias unidades curriculares, é habitual convidar personalidades ligadas ao tecido empresarial e ao setor público para fomentar o contacto dos estudantes com ambientes não académicos.
Além disso, os estudantes podem realizar a sua dissertação em ambiente empresarial ou em laboratórios de investigação – sendo que muitos dos trabalhos desenvolvidos estão integrados em projetos de investigação, com financiamento público ou privado. Os centros de investigação aos quais estão ligados os docentes promovem projetos de transferência de tecnologia com empresas, o que permite aferir das necessidades do tecido produtivo e promover a apresentação de temas para dissertação dos estudantes. As empresas contactam com frequência os docentes no sentido de estabelecer colaborações – que vão da consultadoria à transferência de tecnologia. Esses projetos podem eventualmente envolver estudantes do ciclo de estudos, e ser objeto de temas de dissertação (salvaguardadas as devidas condições de confidencialidade).
Em atualização
Secretariado
Tel.: 22 508 1639
E-mail: [email protected]
Registo n.ºR/A-Ef 2707/2011/AL02 em 25 de Maio de 2018
Data de publicação da decisão de acreditação: 28 de Abril de 2020
Validade da acreditação: 6 anos
Informação da A3ES