Avançar para conteúdo principal

Mestrados - Funcionamento e Propinas

Informação sobre os valores atuais para frequentar cada um dos cursos da FEUP e as mais variadas formas de conseguir financiamento.

Pormenor de mãos de uma pessoa a segurar o seu porquinho mealheiro sobre uma mesa.

Propinas

Pela frequência dos ciclos de estudos/cursos da FEUP é devido o pagamento de uma propina, que pode ser paga de uma só vez ou em prestações. Os estudantes que não pagarem a propina nos prazos estabelecidos terão de pagar a importância em dívida acrescida de juros legais.

O valor da propina para inscrição a tempo integral e a tempo parcial (consoante o número de ECTS) é fixado anualmente. Além da frequência no ciclo de estudos, o valor da propina varia consoante a proveniência dos estudantes:

  • Estudantes nacionais e estrangeiros não abrangidos pelo estatuto de estudante internacional
  • Estudantes abrangidos pelo estatuto de estudante internacional
  • Estudantes abrangidos pelo estatuto de estudante internacional (CPLP)

Consulte os valores atuais para cada curso.

Bolsas e Incentivos

A Universidade do Porto e a FEUP em particular promovem e/ou patrocinam um conjunto alargado de apoios financeiros aos seus estudantes, desta forma é assegurada a igualdade de oportunidades no acesso aos seus cursos e de premiar o mérito daqueles que se destacam pelos seus resultados académicos.

As oportunidades existem para estudantes nacionais e internacionais:

  • Bolsas SASUP (Serviços de Ação Social da Universidade do Porto) para estudantes economicamente carenciados;
  • Bolsas de Mérito U.Porto
  • Incentivos para Estudantes Internacionais de Licenciatura e Mestrado

Existe ainda a oportunidade de obter bolsas de estudo e de investigação atribuídas por instituições externas, entidades governamentais, ou instituições parceiras da Universidade por via da celebração de acordos e consórcios nacionais e internacionais.

Nos destinatários para estes apoios incluem-se, por exemplo, os estudantes oriundos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), com base nos laços históricos que unem Portugal a Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Moçambique.

Entre as instituições que prestam este tipo de apoios incluem-se o Portal das Comunidades Portuguesas, o Instituto Camões, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o programa Santander Universidades, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Millenium BCP, ou os programas UT Austin PortugalCMU Portugal e MIT Portugal.

Mais informações