Avançar para conteúdo principal

Licenciaturas - Acesso e Ingresso

O ingresso nas licenciaturas da FEUP é obrigatoriamente precedido de uma candidatura.

Pormenor de cadeiras de sala de aula sem estudantes.

Os concursos para submissão de candidaturas de ingresso na FEUP podem ser nacionais (de responsabilidade da Direção-Geral do Ensino Superior) ou especiais (da responsabilidade da FEUP).

O primeiro ingresso em cursos de primeiro ciclo, exceto nos casos enquadráveis nos regimes especiais, faz-se através do  Concurso Nacional de Acesso que é da exclusiva responsabilidade da  Direção-Geral de Ensino Superior.

No caso dos concursos especiais de acesso e ingresso, a candidatura está sujeita a condições e prazos fixados, anualmente, por Edital.

Os estudantes que já frequentaram um ciclo de estudos na Universidade do Porto ou numa outra instituição de ensino superior, portuguesa ou estrangeira, e querem ingressar num par instituição/curso diferente, podem fazê-lo através do regime de Mudança de Par Instituição/Curso.

Podem candidatar-se a este concurso local todos aqueles que cumulativamente:

  • tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso, incluindo instituições de ensino superior estrangeiras, sem que tenham concluído o respetivo curso;
  • tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
  • tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.

Podem candidatar-se a este concurso local os titulares do grau de bacharel, licenciado, mestre ou doutor do Ensino Superior Português ou titulares de um grau superior estrangeiro, desde que tenham o grau devidamente reconhecido para que este produza os mesmos efeitos dos graus portugueses.

Podem candidatar-se a este concurso local os estudantes aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos.

Os candidatos à realização das provas devem apresentar o processo de candidatura nos termos indicados no Edital divulgado anualmente no site da FEUP.

O regime de Reingresso destina-se a candidatos que tendo frequentado – e interrompido – um curso se pretendem matricular de novo e inscrever-se no mesmo curso ou em curso que lhe tenha sucedido.

O Concurso Especial para Estudantes Internacionais regula o acesso aos cursos de Licenciatura para candidatos que não possuam nacionalidade portuguesa ou de outro Estado-membro da União Europeia, sendo por isso detentores do Estatuto do Estudante Internacional (EEI).

Podem-se candidatar a este concurso local os estudantes internacionais titulares de uma qualificação que dê acesso ao ensino superior (qualquer diploma ou certificado que ateste a aprovação num programa de ensino de nível secundário do país de origem e lhes confira o direito de se candidatarem ao ingresso no ensino superior nesse país ou ainda um diploma de ensino secundário português).

A legislação genérica relativa ao Concurso Especial para Estudantes Internacionais encontra-se disponível para consulta no website da Direção Geral do Ensino Superior (DGES). É importante ainda consultar o Regulamento de Aplicação do Estatuto de Estudante Internacional da Universidade do Porto.