Numa lógica de instituição moderna onde surgem permanentemente novos desafios científicos e sociais, a FEUP está fortemente empenhada em aproximar-se dos diferentes grupos da sociedade em matéria de comunicação de ciência. É verdadeiramente essencial desenvolver estratégias inovadoras de envolvimento do público, numa esfera que vai além da comunidade universitária e que funciona como campanha de sensibilização para a importância da engenharia na nossa sociedade.
O Engenharia num Minuto foi a primeira grande campanha institucional desenvolvida pela FEUP no âmbito da cultura científica alargada. Promovido com o apoio do COMPETE e da Ciência Viva, o projeto assinalou de forma notável a multidisciplinaridade da engenharia e a forma como está presente no dia a dia das pessoas. A rubrica televisiva inseria-se numa estratégia alargada de divulgação do conhecimento científico junto de públicos não especializados, ao mesmo tempo que contribuiu para a desmistificação da complexidade da ciência e da tecnologia, mostrando que está em todo o lado, ao longo da vida do ser humano. Com a duração de 12 meses, a emissão do programa pela RTP N, Público Online e Rádio Nova promoveu a cultura científica alargada, bem como a interação entre a sociedade e os especialistas.
Exposições e Mostras Científicas
A participação em exposições de caráter científico e expositivo é também fortemente encorajado na FEUP, num esforço que envolve os departamentos e unidades de investigação da faculdade. O principal objetivo é dar a conhecer a investigação que se faz nos laboratórios e amplificar oportunidades de colaboração com os diferentes grupos de investigação do universo FEUP.
Nessa medida, é frequente a participação da FEUP em iniciativas nacionais de divulgação científica de âmbito nacional e local.