Financiado com 2 milhões de euros pela Comissão Europeia através do programa Horizonte 2020, ação “Science With And for Society”, o projeto recebeu uma avaliação positiva da Agência de Execução Europeia da Investigação (REA).
Liderado pela Université Paris-Saclay, o EUGLOHRIA envolveu cinco universidades fundadoras: U.Porto, Universidade de Lund, LMU Munique e Universidade de Szeged. Durante o projeto, foram organizadas 40 atividades, incluindo workshops, conferências e visitas virtuais, que facilitaram parcerias de investigação e o intercâmbio de melhores práticas.
O projeto EUGLOHRIA faz parte dos esforços e conquistas da Aliança EUGLOH para estabelecer uma Universidade Europeia focada na Saúde Global, ampliando o seu desígnio para a dimensão da 'Investigação e Inovação'. As ações coordenadas dentro desta Aliança centraram-se em módulos transformacionais de uma agenda conjunta de Investigação & Inovação, partilha de infraestruturas e recursos, e promoção da cooperação entre Academia e Empresas.
A FEP coordenou a área do projeto dedicada às relações entre Academia e Empresas, sob a liderança académica do Professor Miguel Sousa.
A U.Porto destacou-se pela sua significativa contribuição através das suas entidades associadas, como i3S, INEGI, INESCTEC, ISPUP e UPTEC. Este grupo de trabalho liderado pela U.Porto e coordenado pelo Professor Miguel Sousa respondeu a um dos módulos de transformação institucional, identificado na convocatória desta linha de financiamento, dedicado à promoção da cooperação entre Academia e Empresas.
Entre as realizações da U.Porto estão o desenvolvimento de um plano de ação para redes academia-empresa-sociedade da EUGLOH, o lançamento de um relatório sobre melhores práticas de inovação e a organização do "European Symposium Innovation in Global Health".
A avaliação da REA destacou a estratégia do EUGLOHRIA como um exemplo de excelência científica e colaboração, promovendo a modernização e internacionalização das universidades parceiras. Olhando para o futuro, os resultados do EUGLOHRIA inspiram novas iniciativas colaborativas em investigação e inovação dentro da Aliança EUGLOH, que agora inclui nove universidades parceiras.
Para mais informações sobre o EUGLOHRIA, visite o website do projeto.