Inclusão, igualdade e solidariedade
A inclusão social da comunidade FDUP, ancorada em princípios de justiça social, direitos humanos e coesão social é um dos pilares que pautam a atividade da Faculdade. Tem o objetivo de contribuir para a implementação de políticas e práticas de inclusão e valorização da diversidade, com ênfase particular nos processos de ensino e aprendizagem, de investigação e do exercício da atividade profissional na FDUP.
A este nível, é possível destacar as práticas que a Faculdade tem vindo a adotar, através do seu Gabinete do Estudante, Empregabilidade e Alumni (GEEA), de acompanhamento e apoio à inclusão de Estudantes com Necessidades Educativas Especiais, em estreita articulação com o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da U.Porto. Os Estudantes com Necessidades Educativas Especiais da FDUP poderão agendar um atendimento individual no GEEA.
Também a partir do GEEA, e em colaboração com a U.Porto, a FDUP promove diversas atividades de voluntariado, destinadas a toda a comunidade académica. O Voluntariado Estudantil é um exemplo de sucesso, com grande envolvimento dos estudantes da FDUP, estando focalizado no combate ao abandono e insucesso escolar de alunos das escolas do Grande Porto.
De modo a assegurar a igualdade de oportunidades de acesso, mas também a premiar o mérito daqueles que se destacam pelos seus resultados académicos, a U.Porto promove e/ou patrocina um conjunto alargado de apoios financeiros aos seus estudantes e investigadores, onde se inclui a comunidade FDUP. Entre estes , destacam-se as Bolsas de Estudo SASUP, as Bolsas de Mérito e as Bolsas Científicas.
Tendo em vista melhorar a qualidade de vida da sua comunidade, a FDUP tem participado e acompanhado de perto o projeto da U.Porto “Conciliação4U.Porto”, que pretende criar condições que promovam um maior equilíbrio entre as responsabilidades profissionais, o tempo em família e as atividades pessoais. Para breve está o lançamento do website do projeto “Portal Conciliação@UPorto”, que fornecerá o acesso à informação e a possibilidade de interação online com outros profissionais.
Em prol da igualdade de género, a FDUP está alinhada com o Plano para a Igualdade de Género da U.Porto, que preconiza a implementação de várias medidas com vista à promoção da igualdade de género no seio da Faculdade. São quatro as áreas de intervenção prioritárias:
- Liderança e Tomada de Decisão;
- Recrutamento, Seleção e Progressão na Carreira;
- Dimensão de Género na Investigação e Transferência de Conhecimento;
- Enviesamentos e Estereótipos de Género, Sexismo e Assédio.
Finalmente, ao nível da investigação científica, a Faculdade não tem descurado o seu papel na inclusão social. Destaca-se o projeto do CIJ – Centro de Investigação Jurídica, intitulado “Vulnerabilidade e Diversidade: direitos fundamentais em contexto”, que visava refletir os Direitos Fundamentais em contextos de diversidade e contribuir para cimentar uma sociedade inclusiva.