Avançar para conteúdo principal

Institucional - Responsabilidade Social

A FDUP está consciente do papel relevante que desempenha na educação e na investigação científica, estando fortemente comprometida com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas, no âmbito da Agenda 2030. Por esse motivo, tem vindo a implementar diversas práticas de responsabilidade social, nas suas várias vertentes, que poderá consultar aqui.

Inclusão, igualdade e solidariedade

A inclusão social da comunidade FDUP, ancorada em princípios de justiça social, direitos humanos e coesão social é um dos pilares que pautam a atividade da Faculdade. Tem o objetivo de contribuir para a implementação de políticas e práticas de inclusão e valorização da diversidade, com ênfase particular nos processos de ensino e aprendizagem, de investigação e do exercício da atividade profissional na FDUP.

A este nível, é possível destacar as práticas que a Faculdade tem vindo a adotar, através do seu Gabinete do Estudante, Empregabilidade e Alumni (GEEA), de acompanhamento e apoio à inclusão de Estudantes com Necessidades Educativas Especiais, em estreita articulação com o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da U.Porto. Os Estudantes com Necessidades Educativas Especiais da FDUP poderão agendar um atendimento individual no GEEA.

Também a partir do GEEA, e em colaboração com a U.Porto, a FDUP promove diversas atividades de voluntariado, destinadas a toda a comunidade académica. O Voluntariado Estudantil é um exemplo de sucesso, com grande envolvimento dos estudantes da FDUP, estando focalizado no combate ao abandono e insucesso escolar de alunos das escolas do Grande Porto.

De modo a assegurar a igualdade de oportunidades de acesso, mas também a premiar o mérito daqueles que se destacam pelos seus resultados académicos, a U.Porto promove e/ou patrocina um conjunto alargado de apoios financeiros aos seus estudantes e investigadores, onde se inclui a comunidade FDUP. Entre estes , destacam-se as Bolsas de Estudo SASUP, as Bolsas de Mérito e as Bolsas Científicas.

Tendo em vista melhorar a qualidade de vida da sua comunidade, a FDUP tem participado e acompanhado de perto o projeto da U.Porto “Conciliação4U.Porto”, que pretende criar condições que promovam um maior equilíbrio entre as responsabilidades profissionais, o tempo em família e as atividades pessoais. Para breve está o lançamento do website do projeto “Portal Conciliação@UPorto”, que fornecerá o acesso à informação e a possibilidade de interação online com outros profissionais.

Em prol da igualdade de género, a FDUP está alinhada com o Plano para a Igualdade de Género da U.Porto, que preconiza a implementação de várias medidas com vista à promoção da igualdade de género no seio da Faculdade. São quatro as áreas de intervenção prioritárias:

  • Liderança e Tomada de Decisão;
  • Recrutamento, Seleção e Progressão na Carreira;
  • Dimensão de Género na Investigação e Transferência de Conhecimento;
  • Enviesamentos e Estereótipos de Género, Sexismo e Assédio.

Finalmente, ao nível da investigação científica, a Faculdade não tem descurado o seu papel na inclusão social. Destaca-se o projeto do CIJ – Centro de Investigação Jurídica, intitulado “Vulnerabilidade e Diversidade: direitos fundamentais em contexto”, que visava refletir os Direitos Fundamentais em contextos de diversidade e contribuir para cimentar uma sociedade inclusiva.

Saúde e bem-estar

A FDUP encontra-se articulada com a U.Porto na promoção da acessibilidade, por todos os seus estudantes, a um amplo conjunto de serviços de saúde, com consultas de várias especialidades, que incluem apoio psicológico e nutrição e que poderão ser agendadas através dos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP).

Por outro lado, recentemente, a Faculdade disponibilizou gratuitamente aos seus estudantes, numa parceria com a Reitoria da U.Porto, contracetivos masculinos e femininos, com o objetivo de fomentar cuidados de saúde sexual e reprodutiva.

Através do GEEA, a FDUP estimula o acolhimento dos seus estudantes, disponibilizando serviços de aconselhamento, apoio e consultoria no processo de orientação vocacional e profissional, na construção de ferramentas de acesso ao mercado de trabalho, sobre saídas profissionais, no acesso às ofertas de emprego da bolsa de emprego, de apoio psicológico e integração académica (problemas do foro emocional, dificuldades de adaptação, ansiedade, estados depressivos e outras problemáticas associadas) e de apoio a Estudantes com Necessidades Educativas Especiais. Se fores um estudante da FDUP, poderás agendar um atendimento individual no GEEA.

Educação e Investigação de qualidade

A FDUP promove a partilha do conhecimento entre a comunidade científica e a sociedade, apoiando o livre acesso à sua produção científica, em conformidade com o Regulamento de Política de Acesso Livre da U.Porto, com a Política de Ciência Aberta da União Europeia e com as Normas da FCT para o Acesso Aberto. Efetivamente, a grande maioria das publicações produzidas pelos seus Centros de Investigação – Centro de Investigação Jurídica (CIJ)] e Centro de Investigação Interdisciplinar da Escola de Criminologia - Crime, Justiça e Segurança (CJS) – encontra-se integralmente disponível para livre consulta. Poderá ainda aceder a outras obras dos docentes e investigadores da FDUP.

Também as atividades de ambas as Unidades de Investigação & Desenvolvimento (seminários, conferências, workshops, entre outras) estão abertas à participação da comunidade. Fica atento aos Eventos deste Portal.

Adicionalmente, são vários os Recursos Eletrónicos disponibilizados pelos Serviços de Documentação da FDUP que permitem o Acesso Aberto à mais recente investigação científica.

Por fim, a FDUP, através da U.Porto, assegura o apoio na publicação de artigos científicos em Acesso Aberto e, junto do CIJ – Centro de Investigação Jurídica, os seus investigadores têm incentivos (financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia) para a publicação em livre acesso, contribuindo para uma disseminação e divulgação do conhecimento.

Sustentabilidade

A pensar no bem-estar das atuais e futuras gerações, a FDUP tem-se posicionado como agente de mudança em prol de uma maior sustentabilidade, onde se podem destacar diversos exemplos.

Em 2021, a Faculdade disponibilizou vários ecopontos, em todos os seus pisos, por forma a fomentar a separação do lixo e a reciclagem, tendo em vista a preservação ambiental. A FDUP tem, também, em marcha, um conjunto de medidas de redução do seu consumo energético, bem como para a certificação energética do seu edifício.

A nível local, é uma das instituições subscritoras do Pacto do Porto para o Clima, iniciativa que empreenderá várias atividades com vista à neutralidade carbónica da cidade do Porto.

Também a investigação científica da FDUP não se esquece da ação climática, estando, por exemplo, a decorrer um protocolo entre a Escola de Criminologia e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, que visa o desenvolvimento de metodologias de diagnóstico, intervenção e prevenção de crimes contra o ambiente. Por fim, decorre no CIJ – Centro de Investigação Jurídica, o projeto “A Casa Comum da Humanidade como uma Construção Jurídica Baseada na Ciência", que preconiza a governação global dos recursos naturais da Terra e que já contribuiu para a aprovação, pela Assembleia da República Portuguesa, da Lei de Bases do Clima, que inclui o estatuto do Clima como Património Comum da Humanidade.