Avançar para conteúdo principal

Institucional - História

A FDUP foi inaugurada em 1995, mas a sua história começa a escrever-se muito antes…

1915

É proposta à Câmara dos Deputados, pelo Professor Catedrático de Higiene e Segurança da Faculdade de Medicina, Professor Lopes Martins, ao tempo Ministro da Instrução, a criação de uma faculdade de Direito na Universidade do Porto. A mentalidade de alguns representantes da Nação produziu comentários como estes: "Do que nós precisamos é de pão, não é de escolas superiores" (Francisco Cruz) ou "Já temos um grande stock de bacharéis" (Malva do Vale).

Proposta à Câmara dos Deputados

1920

É elaborado pelo Eng.º Luís Couto dos Santos o anteprojeto de um bairro universitário na cidade do Porto, onde, entre as várias Faculdades previstas, consta uma Faculdade de Direito.

1920_BairroUniversitarioPorto

Anteprojeto do Bairro Universitário do Porto

1987

É finalizado e assinado pelo Ministro João de Deus Pinheiro o Decreto-Lei que estabelece a criação da FDUP. Estando o documento para ser aprovado em Conselho de Ministros, cai o Governo.

1991

A 12 de dezembro de 1991 o Senado vota, por unanimidade e aclamação a criação da FDUP.

Deliberacao do Senado

1994

A 16 de junho de 1994 é feita a assinatura do Despacho que confere existência legal à FDUP.

Assinatura do Despacho

1995

Em dezembro de 1995 é lecionada a primeira aula do Curso de Direito, no Pólo Universitário do Campo Alegre.

1ª Aula FDUP

1996

Em março de 1996, pela primeira vez em Portugal, é lecionada a área disciplinar de Criminologia, pela mão do Professor Doutor Cândido da Agra.

2002

O funcionamento do Mestrado em Criminologia desperta a vontade de criação de uma formação de base sobre a ciência do crime. Cria-se assim a Licenciatura em Criminologia e respetivo regulamento.

Aprovação da criação da Licenciatura em Criminologia

2004

A março de 2004, após a recuperação do edifício, orientada pelo Arquiteto Domingos Tavares, transfere-se a FDUP para o majestoso edifício da Rua dos Bragas.

2004_FDUPRuaBragas

2020

Em dezembro de 2020, assinalando os 25 anos de existência da Faculdade, é colocado o lettering identificativo da FDUP no frontão da fachada principal.

2021_LetteringFachadaEdificioFDUP

Banner: imagem de Artur Santos Leite