Avançar para conteúdo principal

Unidades de I&D - Centro de Investigação Interdisciplinar em Justiça (CIJ)

O Centro de Investigação Interdisciplinar em Justiça (CIJ) é uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento integrada na FDUP. A sua principal missão é promover e desenvolver investigação nas áreas jurídicas, tanto a nível nacional como internacional.

História e atividades desenvolvidas

Inicia o seu processo de formação em 1998 e começa a sua atividade científica no ano de 1999, com o reconhecimento e apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Ao longo deste percurso, o CIJ participou em projetos nacionais e internacionais, em parceria com universidades e organizações portuguesas e estrangeiras e prestou serviços à comunidade nacional e internacional, de relevância e impacto significativos.

Paralelamente, o CIJ, através dos seus investigadores, tem vindo a prestar uma colaboração contínua à FDUP, promovendo e participando ativamente em cursos de pós-graduação e de mestrado, nas várias áreas do Direito.

Adicionalmente, desde a sua fundação, esta Unidade de Investigação tem acolhido dezenas de investigadores visitantes de variadas instituições estrangeiras.

Linhas de investigação

O CIJ Ramifica a sua investigação em duas linhas:

1. Direito, Empresa & Mercado, que enquadra estudos de Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Social e Direitos do Consumidor, sobre Responsabilidade Civil e Profissional e sobre Direito Fiscal;
  2. Direito, Pessoa & Poder, que engloba estudos relacionados com a emergência de novos direitos ou novos objetos para o Direito, estudos de políticas públicas e regulação, sobre liberdade religiosa, sobre a Europa no contexto internacional e nacional, sobre Direito Administrativo e sobre relações patrimoniais familiares e sucessórias.

A sua atividade de investigação centra-se também na orientação de projetos de investigação, de Mestrado, de Doutoramento e de Pós-Doutoramento, divulgando os seus resultados nacional e internacionalmente, através da organização e participação em conferências.

Constituição

Atualmente, o CIJ é constituído por uma equipa de 55 investigadores, coordenada pela Professora Graça Enes, integrando também a Direção a Professora Anabela Costa Leão e a Professora Sandra Oliveira e Silva.

Revista Eletrónica de Direito (RED)

Por fim, é importante referir a Revista Eletrónica de Direito (RED), publicação da FDUP e do CIJ, com periodicidade quadrimestral, que conta já com 29 volumes.

Faculdade de Direito da Universidade do Porto

Rua dos Bragas, 223