Mestrado em Ciência de Dados (Data Science)
Fortemente diferenciado face à oferta existente nesta área em Portugal, o Mestrado em Ciência de Dados da FCUP visa a preparação de profissionais altamente qualificados, em particular na análise de grandes volumes de dados. Para além dos sólidos conhecimentos nas áreas da análise estatística e da ciência de computadores, o curso transmite também conhecimento prático e aplicado em Ciência de Dados, através de aulas de laboratório, trabalhos práticos e projetos em colaboração com empresas que têm problemas reais que exigem métodos de Ciência de Dados.
Saídas Profissionais
Inúmeros estudos de mercado têm alertado para a crescente necessidade de profissionais capazes de analisar o volume de dados que a nossa sociedade tem vindo a produzir de forma exponencial. Este enorme volume de dados “esconde” informação útil sobre as organizações e as respetivas atividades. Ser capaz de descobrir essa informação a partir de dados é uma vantagem competitiva que a maioria das organizações já identificaram como chave para serem bem-sucedidas. O Mestrado em Ciência de Dados tem como objetivo formar profissionais capazes de desenvolver e utilizar de forma eficiente ferramentas para essa tarefa, dando resposta às reconhecidas lacunas de mão-de-obra qualificada no mercado de trabalho em funções de:
• Cientista de Dados em empresa ou em laboratório de investigação;
• Especialista em Machine Learning;
• Analista de Dados;
• Especialista em Inteligência Artificial vertente Ciência de Dados.
- Tipo de Curso
- Mestrado
- Duração
- 4 Semestres / 120.0 ECTS
- Vagas
- 25
- Idioma
- Português e Inglês
- Propina (Tempo Integral)
-
Nacionais: 1625.00€Internacionais CPLP: 2812.50€
Toda a informação apresentada é relativa a 2024/2025
Saber mais"Após 5 anos de experiência em desenvolvimento de software, decidi enveredar pela área de data science. O Mestrado em Ciência de Dados (M:DS) trouxe-me não só os conhecimentos e ferramentas necessários nesse percurso, como uma forma estruturada de os adquirir e pôr em prática, com projetos nas diversas áreas de conhecimento e de aplicação. Permitiu-me ainda formar conexões com colegas com os mesmos interesses e ambições, mas com percursos muito distintos. Foi a decisão de me candidatar ao M:DS que me permitiu estar hoje numa posição que adoro e me faz sentir realizada."
"Escolhi o M:DS porque procurava algo que me diferenciasse no mercado de trabalho e, principalmente, para fomentar a minha curiosidade pelo "mundo dos dados". O M:DS oferece uma visão holística de Data Science, desde todas as famílias de algoritmos indicados para a resolução dos mais diversos problemas até à infraestrutura necessária para correr esses algoritmos em grandes volumes de dados. Não existe apenas um foco nos fundamentos teóricos, mas também nas suas aplicações práticas num ambiente real através da realização de vários projetos hands-on. No final do meu primeiro ano no M:DS, consegui o meu primeiro emprego como Data Scientist no ramo de healthcare. Acredito que só foi possível pela experiência obtida no mestrado, que dotou-me com o know-how necessário para desempenhar as minhas funções profissionais diariamente e com o mindset de acompanhar o estado da arte para estar em constante evolução.”
"Após a licenciatura em Biologia, decidi candidatar-me ao Mestrado em Ciência de Dados (M:DS) na FCUP porque procurava aprender não só a lidar com vários tipos de dados, mas também a extrair deles informação correta e de qualidade. Percebi que era a escolha certa porque o mercado de trabalho atual precisa de pessoas com esse tipo de habilidade em muitas áreas. O M:DS foi sem dúvida uma excelente forma de obter a formação que procurava. Além disso, o fato de os alunos terem diferentes formações básicas dá uma dinâmica muito interessante às aulas e ao trabalho em grupo, pois estimula a interação entre pessoas com diferentes formas de pensar, algo que considero fundamental em uma área tão interdisciplinar como a ciência de dados. Escolher M:DS provou ser um grande desafio que certamente correspondeu às minhas expectativas."
Registo e Acreditação
DGES
Registo n.ºR/A-Cr 36/2018 em 17 de Maio de 2018
A3ES
Data de publicação da decisão de acreditação: 26 de Abril de 2018
Validade da acreditação: 6 anos
Informação da A3ESInformação adicional