Avançar para conteúdo principal

Porquê uma Licenciatura em Nutrição e porquê a FCNAUP?

A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) é pioneira na área da Nutrição em Portugal e é hoje a única Faculdade dedicada exclusivamente às Ciências da Nutrição em Portugal.

Nutrição: uma ciência multidisciplinar

A alimentação inadequada é um determinante central na perda de qualidade de vida das populações e na saúde humana. A forma como produzimos e comemos é também determinante nas alterações climáticas e na saúde do planeta.

Por estas razões, nunca como antes existiu tanto interesse pelas ciências da nutrição e pelo trabalho dos nutricionistas. Ainda que a nutrição tenha no centro o processo biológico em que os nutrientes interagem com células e sistemas do nosso organismo, trata-se de uma área transversal que cruza com áreas como a bioquímica, a fisiologia ou o comportamento humano. O Nutricionista é o profissional de saúde responsável por juntar todas estas peças.

A “Casa da Nutrição”, assim chamamos à nossa Faculdade, mantém também importantes ligações com outras Faculdades da U.Porto, com centros de investigação de excelência e com os hospitais universitários e unidade de saúde, possibilitando o contacto com estes modelos formativos de excelência.

Devido ao seu reconhecimento internacional, recebe estudantes e professores de todo o mundo, sendo por isso um centro cosmopolita de conhecimento e investigação, localizado no Pólo do Campo Alegre — uma das zonas mais bonitas do Porto.

Na FCNAUP abrem-se as portas em diversas áreas.

Nutrição Clínica

Na Nutrição Clínica estuda-se e avalia-se o estado nutricional de cada paciente, diagnosticam-se problemas, aplicam-se planos alimentares e nutricionais adequados a patologias ou doenças específicas e procede-se à monitorização dos progressos efetuados.

Alimentação e Nutrição Humana no ciclo de vida

Neste campo de atuação, o nutricionista foca-se em analisar criticamente aquilo que se ingere – tendo em consideração os seus efeitos ou funções metabólicas, em diferentes contextos, em Portugal e no Mundo, e as necessidades nos diferentes momentos do ciclo de vida. O estudo dos alimentos, da alimentação, de regimes alimentares e de suplementos são também áreas exploradas na Nutrição Humana no Ciclo de vida.

Epidemiologia e Saúde Pública

Com a aplicação do método epidemiológico, os nutricionistas quantificam o papel da alimentação e dos fatores relacionados, no desenvolvimento da doença e no seu tratamento. Os nutricionistas produzem, assim, informação que é usada para o desenvolvimento, implementação e avaliação de políticas e de programas nutricionais focados nas comunidades.

Alimentação Coletiva

Os nutricionistas especializados em alimentação coletiva asseguram a gestão da produção e distribuição de refeições. Neste contexto a qualidade e segurança alimentar, os processos de produção de refeições, a investigação, o desenvolvimento e a inovação, os recursos humanos e os custos são variáveis que integram o processos de decisão.

Além disso, o seu trabalho foca-se no planeamento e implementação de ementas com vista a otimizar a relação custo/qualidade das refeições em diferentes contextos e grupos populacionais, assegurando a sua adequação alimentar e nutricional, a satisfação do consumidor e a sustentabilidade.

Nutrição Desportiva

Os nutricionistas especializados em nutrição desportiva trabalham com atletas – recreativos e profissionais – no sentido de melhorar a resposta ao treino, potenciar a performance desportiva, otimizar a composição corporal e reduzir o risco de lesão.

Para isso, o especialista em nutrição desportiva desenvolve planos alimentares e estratégias nutricionais precisas, personalizadas e periodizadas por, respetivamente, serem adequadas ao desporto, ao atleta e ao momento.

Indústria Agroalimentar

Na Indústria Agroalimentar os nutricionistas têm funções transversais que vão desde colaborar no desenvolvimento de novos produtos até ao apoio técnico e científico a equipas de Marketing ou Controle de Qualidade.

Uma nova casa da Nutrição

Em 2020 a FCNAUP mudou-se para o centro da Cidade do Porto na zona do Campo Alegre. Neste edifício renovado, próximo do Estádio Universitário, da Casa da Música, de museus e serviços, os estudantes têm acesso a instalações adequadas às atividades de ensino, investigação, inovação e serviço à comunidade, como por exemplo:

  • Laboratórios de Gastrotecnia;
  • Laboratório de Composição Corporal;
  • Espaço Dr. Emílio Peres — área polivalente para apoio ao Ensino e Cultura.

As novas instalações vieram, assim, reforçar as condições da faculdade em domínios como o ensino e a investigação, mas também a prestação de serviços à comunidade.

Mais informações