Avançar para conteúdo principal

Apoio I&D+i - Serviços e Estruturas

Os investigadores da FCNAUP têm à sua disposição infraestruturas de investigação e serviços de apoio no ecossistema de Investigação da Universidade do Porto para desenvolver investigação de excelência.

Na FCNAUP:

Na U.Porto:

Existem vários laboratórios de apoio ao ensino e às atividades de I&D, equipados com tecnologia de ponta e apoio de profissionais especializados.

O Laboratório de Gastrotecnia é uma cozinha experimental onde decorrem atividades de ensino, investigação, inovação e serviço à comunidade. As atividades de investigação que aqui decorrem incluem o desenvolvimento de novos produtos alimentares, mas também projetos de intervenção comunitária com uma componente de “Medicina Culinária”. Salienta-se o equipamento ROTAVAPOR, que permite fazer evaporações a pressão reduzida e que por isso tem variadas aplicações na gastronomia, nomeadamente na gastronomia molecular.

Estudantes no Laboratório de Gastrotecnia

O Laboratório Composição Corporal é um espaço dedicado ao ensino, à investigação, ao desenvolvimento e à inovação em antropometria e em Composição Corporal.

Encontramos aqui um vasto conjunto de modelos variados dos equipamentos mais tradicionais e também os mais inovadores, na área da antropometria, da avaliação funcional e da composição corporal, como o DEXA scan, balanças, estadiómetros, dinamómetros, entre outros. Alguns destes, estão disponíveis para empréstimo para trabalhos de investigação. Este espaço é usado para treino da medição e para o estudo do erro da medição.

Antropometria

O Laboratório de Inovação e Tecnologia de Alimentos é um espaço onde se procuram soluções para as necessidades mais urgentes de um sistema agro-alimentar sustentável, no que diz respeito à produção, transformação e confeção de alimentos seguros, nutritivos e prazerosos, que satisfaçam as necessidades e expectativas dos consumidores. Neste sentido exploram-se três grandes áreas de investigação: o desenvolvimento de produtos alimentares a partir de fontes proteicas vegetais, principalmente, leguminosas; o estudo dos processos de fermentação e desenvolvimento de produtos alimentares fermentados; desenvolvimento de ingredientes alimentares a partir de subprodutos da cadeia agroalimentar.

A Sala de Ensaios de Análise Sensorial está equipada com câmaras individuais de prova para avaliar a qualidade sensorial dos produtos alimentares no âmbito do desenvolvimento ou melhoria de produtos alimentares.

Existem ainda outros espaços de apoio.

• Salas de computadores — PISO 1, Sala 1.109, fora do horário letivo;
  • Salas de estudo na Biblioteca — PISO 1, mediante reserva prévia;
  • Salas de apoio para bolseiros e estudantes de pós graduação — PISO 0, consulte o regulamento das salas de apoio;
  • E-Learning Café Botânico — no campus.

Os investigadores têm também à sua disposição fontes de informação científica de qualidade, em formato impresso ou online. Para saber mais, consulte Recursos TIC —Apoio à Investigação.