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Institucional - Programa de Ação

A atual Direção da Faculdade defende um plano de ação para cada Eixo Estratégico de atuação: Modelo de Governação, Relações Externas e Coesão Interna, Pedagogia e Ensino, Investigação, Serviços à Comunidade, Instalações, Internacionalização e Comunicação.

Mandato 2022-2026

EIXO 1

Neste eixo pretende-se melhorar a estrutura e organização dos Serviços, a sua qualidade e a valorização dos recursos humanos, ao mesmo tempo que se investe na sustentabilidade económica.

EIXO 2

Após a pandemia, tornou-se evidente o impacto do isolamento físico e social sobre a comunidade educativa. Para atenuar estes efeitos, instituíram-se diferentes medidas, desde a melhoria do atendimento psicológico individual nas instalações da FCNAUP até outras de índole preventiva oferecidas à comunidade. Mas para além destas, é necessário ir mais além, até porque a estratégia digital e formativa da FCNAUP contempla o contacto pessoal e o ensino à distância.

O relacionamento com instituições de saúde e outras no âmbito do sistema alimentar são decisivas para a qualidade do ensino e para a ligação à investigação. Assim, o relacionamento entre estudantes, docentes, não docentes e serviços e entre a faculdade e outras partes interessadas (unidades de saúde, outras IES, empresas, sociedades científicas, Ordens profissionais, alumni, familiares, etc.) deve merecer, cada vez mais, uma estratégia intencional que sustente uma comunidade vibrante e que se conheça.

EIXO 3

O ensino das Ciências da Nutrição obedece a um quadro conceptual próprio que necessita de ser melhor definido e discutido. A FCNAUP como instituição líder no ensino das Ciências da Nutrição, agora com uma pós-graduação na área da Educação Alimentar, bem como na área da Saúde Pública e Nutrição Pediátrica e com responsabilidades num ensino transformador, na capacitação de cidadãos e na divulgação de informação de qualidade sobre nutrição e alimentação, deve ambicionar tornar-se uma referência nesta área.

EIXO 4

Nos últimos 4 anos a FCNAUP iniciou e atualizou o seu mapeamento científico identificando áreas onde existe maior investimento e posteriormente identificando espaços a ocupar e sua distribuição pelas diferentes áreas científicas definindo uma estratégia para se atingirem estes objetivos. Esta estratégia deve ser continuada e melhorada.

EIXO 5

A FCNAUP intervindo na área da alimentação e nutrição, áreas centrais do bem-estar e da saúde das comunidades, mas também áreas de forte dinamismo económico, social e cultural na região, necessitará de cumprir com maior eficácia a terceira missão da universidade contribuindo para prestar serviços à comunidade e identificar e criar ligações à sociedade mais efetivas, em particular nas áreas que permitam a melhoria do estado de saúde e bem-estar das populações.

Neste contexto, o espaço dedicado às consultas na FCNAUP será central como instrumento de formação e estrutura de apoio para recolha de dados de investigação, para além de serviço à comunidade. Por outro lado, a FCNAUP deverá continuar a construir os seus objetivos formativos, científicos e de serviços à comunidade alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

EIXO 6

As novas instalações da FCNAUP merecem uma atenção especial. A FCNAUP só se poderá desenvolver de acordo com as suas expetativas se souber maximizar as suas instalações e utilizá-las para potenciar ensino e investigação de mais qualidade, atrair mais recursos e investimento, melhorar a qualidade de vida de quem as utiliza e tornar o espaço aberto ao exterior, inclusivo e atrativo.

EIXO 7

A redução dos estudantes nacionais obrigará uma capacidade de internacionalização crescente e a uma estratégia de ligação a entidades internacionais, capazes de gerar projetos comuns, equivalências de formação e um crescente intercâmbio de trabalhadores e estudantes em formatos de serviços e atendimento diligentes e bilingues.

EIXO 8

“Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto”, “FCNAUP”, “Escola de Nutrição do Porto” ou “Casa da Nutrição” são mais do que nomenclaturas. São símbolos da qualidade e reputação. Pretende-se melhorar a estratégia para a marca que além de ser robusta deve integrar e alinhar todas as dimensões – a comunicação, marca ou posicionamento.

As ações propostas no programa estão alinhadas com os objetivos e metas estratégicos da U.Porto consentâneos ao mandato (Plano Estratégico 2030), assim como com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Para cada ação foram definidos objetivos para o quadriénio e respetivos indicadores de concretização. Procurou-se fundamentar as ações propostas com metas executivas e/ou indicadores numéricos, em articulação com os objetivos de desempenhos individuais, sempre que aplicável.