Avançar para conteúdo principal

Institucional - História

A origem da Escola de Nutrição do Porto.

Entrada Principal do Edifício da FCNAUP
Marcos Históricos da Escola de Nutrição do Porto

Início do Ensino Universitário em Alimentação e Nutrição em Portugal (Curso Superior de Nutricionismo).

Logótipo - Curso de Ciências da Nutrição - Universidade do Porto (1976)

As raízes desta unidade orgânica remontam a 1976, data em que se iniciou o ensino universitário em alimentação e nutrição humana na Universidade do Porto, com personalidades como o Dr. Emílio Peres e o Professor Norberto Teixeira dos Santos.

Criação da Licenciatura em Ciências da Nutrição na Universidade do Porto.

Logótipo - Licenciatura em Ciências da Nutrição - Universidade do Porto (1987)

Decorridos alguns anos sobre o início do funcionamento do Curso, analisada a experiência e ponderadas as necessidades do país, sob proposta dos órgãos de gestão do Curso de Nutricionismo, entendeu o Governo ser oportuna a reestruturação do bacharelato, com a criação da licenciatura em Ciências da Nutrição, na Universidade do Porto (Decreto do Governo n.º 62/83 de 12/07/83, D.R. I Série, n.º 158). O novo plano de estudos conferindo o grau de licenciado em Ciências da Nutrição, iniciou-se em 1987 (Portaria n.º 154/87 de 05/03/87, D.R. I Série n.º 53).

-Criação do Instituto Superior de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e aprovação dos respetivos estatutos (1997).

Logótipo - Instituto Superior de Ciências da Nutrição e Alimentação - Universidade do Porto (1996)

Os objetivos, especificidade da formação, natureza, atribuições e competências dos licenciados em Ciências da Nutrição, conduziram à proposta de criação de uma Unidade Orgânica da Universidade do Porto. A constituição desta Unidade Orgânica foi aprovada em Senado Universitário de 12/11/92, e ratificada por despacho de S .Ex.ª o Senhor Ministro da Educação, em 17/07/96 (Despacho n.º 165-XIII/ME/96).

Entre as mais jovens unidades orgânicas da Universidade do Porto, a FCNAUP foi criada em Julho de 1996, sob a designação de Instituto Superior de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

Aprovação da atual designação: Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP).

Logótipo - Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (1999)

Dando cumprimento aos recém-aprovados estatutos foram, pela primeira vez, eleitos os seus Conselho Pedagógico e Diretivo bem como a Assembleia de Representantes. Em Julho desse mesmo ano, foi aprovada a atual designação: Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Trata-se, no ensino universitário português, da Faculdade de mais longo historial com mais de quatro décadas de experiência na formação e investigação em Ciências da Nutrição.

Aprovação dos estatutos da FCNAUP.

Logótipo - Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (2006)

Instalação da FCNAUP em edifício próprio.

Logótipo - Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (2020)

Em 2020, a FCNAUP instalou-se em edíficio próprio e dedicado aos desafios aos quais se propõe.