Avançar para conteúdo principal

Quero Estudar na FCNAUP

As candidaturas aos 1.º, 2.ºs e 3.ºs ciclos de estudos da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto estão abertas a estudantes nacionais e internacionais de acordo com as fases estabelecidas. As candidaturas aos cursos de Educação Contínua estão abertas ao longo do ano.

Apresentar Candidatura

Licenciatura (1.º Ciclo)

Concursos Via Escola: 05 a 10 de julho de 2024

Concurso Estudantes Internacionais (3.ª fase): de 12 de junho a 19 de julho de 2024;

Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior da DGES: 1.ª fase: 22 de julho a 05 de agosto de 2024; 2.ªfase: 26 de agosto a 04 de setembro; 3.ª fase: 21 a 24 de setembro de 2024.

Mais informação sobre Acesso e Ingresso.

As Ciências da Nutrição exploram as várias dimensões da alimentação, desde os seus processos biológicos, tocando em temas como a bioquímica, até aos processos sociológicos, como a política ou a economia.

A licenciatura em Ciências da Nutrição é multidisciplinar e abrangente, preparando os seus estudantes para trabalhar não só em áreas como a Nutrição Clínica, Nutrição no Desporto ou a Nutrição ao longo do da vida, mas também na Indústria Agroalimentar e na Restauração, onde desempenham funções relacionadas com a qualidade ou até o marketing.

Consulte o Plano de Estudos na Brochura do Licenciatura em Ciências da Nutrição (PDF)

Apresentar Candidatura

Mestrados (2.º Ciclo)

1ª fase de candidaturas: 01.03.2024 a 31.03.2024

2ª fase de candidaturas: 01.07.2024 a 20.07.2024

Mais informação sobre Acesso e Ingresso.

O Mestrado em Alimentação Coletiva permite desenvolver capacidades diferenciadoras na área da segurança e qualidade alimentar. Deste modo, estes profissionais estão não só garantir uma alimentação que tem como base a saúde, mas também a sustentabilidade.

Assim, durante a formação, será possível adquirir competências que permitirão aos profissionais desempenhar funções no setor de produção e distribuição de refeições, procurando otimizar os recursos disponíveis da forma mais saudável.


Consulte o Plano de Estudos na Brochura do Mestrado em Alimentação Coletiva (PDF)


Apresentar Candidatura (apenas reingresso 2024/2025)

A formação e qualificação de profissionais que operam no setor da gastronomia é o principal objetivo do Mestrado em Ciências Gastronómicas. Nesse sentido, a formação visa dotar os participantes das competências necessárias para inovar e atuar de forma consciente, rigorosa e responsável.

Ao longo da formação, a Gastronomia será agregada a áreas como a Nutrição, a Sustentabilidade, o Empreendedorismo e a Cultura. Deste modo, os profissionais serão capazes de criar e desenvolver propostas de novos produtos, serviços e negócios na área da gastronomia.


Consulte o Plano de Estudos na Brochura do Mestrado em Ciências Gastronómicas (PDF)


Apresentar Candidatura

Curso em parceria com outras Instituições de Ensino Superior.

O Mestrado em Educação Alimentar é uma formação inovadora a nível europeu focada no promover o desenvolvimento de profissionais capazes de planear, implementar e avaliar programas e projetos educativos e curriculares.

Durante a formação, Ciências da Nutrição, Educação e Psicologia ao Design e Comunicação cruzam-se para promover estratégias de interação, desenvolver projetos educativos e para dotar profissionais de várias áreas sobre como implementar ações na sociedade.


Consulte o Plano de Estudos na Brochura do Mestrado em Educação Alimentar (PDF)


Apresentar Candidatura

Curso em parceria com outras Instituições de Ensino Superior.

A Nutrição Clínica visa dar resposta a condições médicas através do uso da nutrição. Diabetes, Cancro, Doenças cardiovasculares ou distúrbios gastrointestinais são apenas algumas das patologias onde a nutrição pode ter um papel ativo para melhorar a vida do paciente.

O Mestrado em Nutrição Clínica visa, nesse sentido, dotar os profissionais das competências em diferentes domínios de conhecimento a áreas clínicas específicas de terapêutica nutricional aplicada a todos os sistemas orgânicos.


Consulte o Plano de Estudos na Brochura do Mestrado em Nutrição Clínica (PDF)


Apresentar Candidatura

O Mestrado em Nutrição Comunitária e Saúde Pública pretende dotar os profissionais de nutrição a atuarem sobre a comunidade, atuando na promoção de bons hábitos de saúde e nutrição e de estilos de vida saudáveis.

Nesse sentido, durante a formação será dado um especial foco no desenvolvimento de conhecimentos e competências que permitam a monitorização e vigilância de grupos populacionais. Além disso, o planeamento, implementação e a avaliação de programas e projetos comunitários nas áreas de nutrição e alimentação estarão também em destaque.


Consulte o Plano de Estudos na Brochura do Mestrado em Nutrição Comunitária e Saúde Pública (PDF)


Apresentar Candidatura

Curso em parceria com outras Instituições de Ensino Superior.

A Nutrição Pediátrica começa ainda antes da conceção da criança, tem uma especial importância nos primeiros 1000 dias de vida, e prolonga-se até à idade adulta. Assim, sendo que a alimentação nessas idades influência a saúde e comportamentos ao longo da vida, o Mestrado em Nutrição Pediátrica pretende aprofundar e desenvolver competências avançadas e especializadas na área.

O Mestrado em Nutrição Pediátrica integra, além disso, componentes teóricas e práticas essenciais para que permitem a aplicação do método científico na identificação de problemas, elaboração de hipóteses, sua eventual validação e discussão.


Consulte o Plano de Estudos na Brochura do Mestrado em Nutrição Pediátrica (PDF)


Apresentar Candidatura

Curso em parceria com outras Instituições de Ensino Superior.

Doutoramentos (3.º Ciclo)

1ª fase de candidaturas: 01.03.2024 a 31.03.2024

2ª fase de candidaturas: 01.07.2024 a 20.07.2024

Mais informação sobre Acesso e Ingresso

O Programa Doutoral em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição visa dotar os participantes com o conhecimento necessário não só para desenvolverem investigação científica, mas, também, para promover processos tecnológicos, sociais e culturais.

Consulte o Plano de Estudos na Brochura do Doutoramento em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição (PDF)

Apresentar Candidatura

Curso em parceria com outras Instituições de Ensino Superior.

O Programa Doutoral em Nutrição Clínica tem como objetivo formar investigadores de nível avançado na área da Nutrição Clínica. Esta área tem testemunhado evoluções muito marcadas, nomeadamente no que refere à sustentação da sua prática na melhor evidência científica.

O Doutorado em Nutrição Clínica estará, assim, nas melhores condições não só para interpretar o crescente número de guidelines e propostas de intervenção, como para de gerar nova evidência científica e, desta forma, assumir a liderança profissional e técnica na sua equipa de trabalho.

Funcionamento: não possui atividade letiva presencial, sendo promovidas reuniões regulares entre equipas de orientação e estudantes.

Consulte o Plano de Estudos na Brochura do Doutoramento em Nutrição Clínica (PDF)

Apresentar Candidatura

Aprendizagem ao Longo da Vida

Para dar resposta às necessidades de formação de públicos diversos, com ou sem formação académica superior, a FCNAUP oferece formações mais curtas não conferentes de grau.

Ver mais sobre os cursos de curta duração

Vias de Ingresso

Os concursos para submissão de candidaturas de ingresso na FCNAUP podem ser geridos a nível nacional, pela DGES, para o concurso de acesso geral ao 1.º Ciclo ou localmente, para os restantes casos. Consulte mais informação sobre as Vias de Ingresso.

Propinas

Para se inscrever em qualquer ciclo de estudos da FCNAUP, o estudante deverá pagar a propina fixada anualmente. Mais informação sobre Propinas.

Estudantes Internacionais

Os estudantes internacionais podem candidatar-se aos cursos da FCNAUP. Mais informação sobre Estudantes Internacionais.

Pedidos de Creditação

Os candidatos/estudantes podem efetuar um pedido de creditação da formação/ experiência profissional que considere relevante para o ciclo de estudos/curso a que se candidatam/frequentam. Mais informação sobre Pedidos de Creditação.

Reconhecimento de Graus e Diplomas

Os diplomados por instituições de Ensino Superior Estrangeiras podem solicitar o reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior atribuídos por instituições de Ensino Superior Estrangeiras. Mais informação sobre pedidos de Reconhecimento de Graus.