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Inovação Pedagógica e Mérito - Inovação Pedagógica

A FCNAUP procura atualizar os seus modelos educativos face aos desafios pedagógicos, societais e tecnológicos.

A inovação pedagógica na FCNAUP está presente nos seguintes eixos de atuação:

Utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino e na formação

  • Utilização de software específico na área das Ciências da Nutrição em contexto de aula;
  • Utilização da plataforma de e-learning da U.Porto para apoio ao Ensino;
  • Cursos de formação em regime blended-learning e MOOCs (ensino à distância).

Promoção das competências de investigação nos vários ciclos de estudo

  • Iniciação à investigação na pré-graduação e trabalhos de campo;
  • Metodologias de investigação científica no 2.º e 3.º ciclos.

Desenvolvimento de competências transversais e de empreendedorismo

  • Dinamização de oferta formativa em competências transversais, na área da pesquisa de informação científica, de divulgação da ciência e e inovação e empreendorismo;
  • Promoção de competências para a empregabilidade no contexto dos seminários de preparação para Estágio e outros promovidos pela Unidade Empregabilidade e Alumni;
  • Realização de estágio académico do 1.º Ciclo em ambiente profissional.

Rede EUGLOH

Atualmente, a FCNAUP através do Prof. Pedro Graça e com a participação da Prof. Isabela Ottoni lidera um grupo de trabalho na rede Euglogh que tem como objetivo melhorar a Inovação Pedagógica nas 9 universidades europeias da rede. Durante quatro anos 2023-2026 pretende-se:

  • Criar um catálogo de oportunidades para professores sobre pedagogia inovadora;
  • Proporcionar aos professores uma variedade de oportunidades de desenvolvimento educativo e profissional e inspirar a aprendizagem multiprofissional para a sala de aula multicultural, digital e inclusiva;
  • Permitir que os professores concebam experiências de aprendizagem utilizando uma nova gama de ferramentas pedagógicas centradas nos alunos;
  • Partilhar conhecimentos e boas práticas sobre a avaliação da qualidade dos cursos conjuntos e o desenvolvimento da educação e inspirar a participação dos estudantes na concepção da educação.