Gestor de Eventos da Universidado do Porto

23 - 24 mai 2024

ODEC | 2nd International Meeting on Sport, Education and Communities: An appeal for democracy

Seminário
Saiba Mais >>

Visão Global

Nos dias 23 e 24 de maio, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) recede o II International Meeting on Sports, Education and Communities: An Appeal for Democracy.

É um evento que tem como objetivo celebrar o segundo ano de trabalho do ODEC – Observatório Desporto, Educação e Comunidades. Este ano com especial enfoque na vivência dos 50 anos de abril e, por isso, um dos temas centrais será a Democratização no Desporto. É ainda um seminário que reforça os quatro eixos temáticos do Observatório de Desporto Educação e Comunidades – Desporto, Educação, Saúde e Ambiente – numa estreita simbiose que realça o valor socioeducativo do Desporto e o seupotencial transformador das/nas comunidades de pertença, inclusão e justiça social. A inclusão, a democratização do desporto, a responsabilidade social e a ética constituem, pois, alguns dos principais tópicos da agenda.

As inscrições neste evento são gratuitas, mas obrigatórias. Pode realizar a tua inscrição aqui ou através do link abaixo.

Call for Papers – até 21 de abril

O desporto e a democracia estão intrinsecamente ligados, compartilhando princípios fundamentais como a promoção de igualdade, justiça e equidade. O desporto pode ser um catalisador para promover e sustentar princípios democráticos, fomentando a inclusão e proporcionando oportunidades equitativas de participação. Para além disso, o desporto também desempenha um papel crucial no desenvolvimento social dos jovens, fornecendo um contexto único para a interação social e formação de valores. No entanto, persistem desafios: de que forma pode o desporto refletir os alicerces de igualdade e justiça de Abril? Como pode o desporto promover paridade participativa, especialmente em relação à justiça de género? Como se podem reforçar relações entre o fenómeno desportivo e princípios democráticos?

Com este mote, o ODEC convida investigadores, estudantes e profissionais a contribuírem com trabalhos que explorem o papel fundamental do desporto na promoção da democracia e na inclusão pelo desporto, a serem apresentados e discutidos no “2nd International Meeting on Sport, Education and Communities: An appeal for democracy”.

Os resumos devem conter um máximo de 300 palavras e ser redigidos em português ou inglês (templates disponíveis no site oficial).

Link de submissão de trabalhoshttps://forms.gle/bs7NhKmPE6Hk9XjE7

Prazo para submissão de resumos: 21 de abril, 23.59h
Comunicação da aceitação: 30 de abril
Inscrição no evento: mediante aceitação do resumo a inscrição deve ser feita até dia 13 de maio, 23.59h

Pode saber todas as informações (normas de submissão, template de resumo, etc) no site oficial do evento, em https://odec.fpce.up.pt/2nd-international-meeting-on-sport-education-and-communities-an-appeal-for-democracy

>> Download cartaz

Ao participar neste evento, autorizo que a FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto faça a recolha do áudio e/ou da minha imagem em fotografia, vídeo ou outra forma de media.
Os dados recolhidos serão utilizados para registo (arquivo) do evento e poderão ser usados para a sua disseminação nos canais de comunicação da FPCEUP e para a produção de material de divulgação da Faculdade.
By participating in this event, I grant permission to the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP) to capture the audio and/or my image in photographs, video, or any other media format.
The data collected will be used for archive, for the eventual dissemination of the event via FPCEUPs media channels and for the production of promotional material concerning the Faculty.

FPCEUP - Auditório 1

Organizadores