University of Porto's Event Manager

Events

16 oct 2024

1st Portuguese Congress of Food Education: Teaching Nutrition in the 21st century

Conferência
logo
[+] Schedule Know More >>

Overview

1st Portuguese Congress of Food Education: Teaching Nutrition in the 21st century

Poor diet is already one of the main factors responsible for the years of healthy life lost by the Portuguese. Contrary to what one might think today, ignorance or misinformation is a crucial determinant of this consumption model. At the same time, the nutritional sciences are undergoing profound changes, and the world is changing rapidly.

Faced with these changes, what challenges are there in terms of content, strategies and teaching practices in food education? How can food education be adapted to different audiences? How is technology affecting the teaching and learning of nutrition? How can the school innovate and promote healthy eating habits so children and young people join? Will artificial intelligence be a game changer? These and other questions will be debated at the 1st Portuguese Congress on Food Education, a space for debate open to all professionals interested in teaching and pedagogy in food and nutrition.

This Congress is organised by the Faculty of Nutrition and Food Sciences of the University of Porto (FCNAUP) and held in partnership with the other organic units of the University of Porto involved in the Master's Degree in Food Education, namely the Faculty of Psychology and Educational Science of the University of Porto (FPCEUP), the Faculty of Arts of the University of Porto (FLUP) and the Faculty of Fine Arts of the University of Porto (FBAUP). The event also has the institutional support of the Directorate-General for Education (DGE), the Directorate-General for Health (DGS), the Directorate-General for Consumer Affairs (DGC) and Porto City Council.

Applications open until 30 September 2024

Speakers

Vasco Ribeiro
Vasco Ribeiro Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Vasco Ribeiro é doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (2014), mestre em Jornalismo Político pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2006) e licenciado em Jornalismo Internacional pela Escola Superior de Jornalismo (1996).
Iniciou a carreira docente como Assistente Convidado, em 2002, e, atualmente, é Professor Associado. Foi diretor da Licenciatura em Ciências da Comunicação (2020/2023) e do Mestrado em Ciências da Comunicação (2019/2023) e, na Porto Business School (PBS), diretor do coordenador do curso de 'Comunicação Pública e Representação Política', bem como docente na 'Pós-graduação em Comunicação Empresarial' da PBS.
Tem lecionado disciplinas de Comunicação Estratégica, Comunicação Política, Comunicação Empresarial, Relações Públicas, Assessoria de Imprensa e Introdução à Comunicação Intercultural. No passado já leccionou, também, Assessoria de Imprensa na Escola Superior de Jornalismo do Porto e Relações Públicas no Instituto Superior de Administração e Gestão. Atualmente, acumula a docência com o cargo de Chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal do Porto, desde Outubro de 2021.

Lígia Lopes
Lígia Lopes Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Lígia Lopes, designer industrial, com doutoramento em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Ligada ao ensino de Projeto de Design desde 2002, é professora auxiliar no Departamento de Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal. Atualmente assume a Direção do Mestrado em Design Industrial e de Produto da Universidade do Porto, Investigadora do Grupo HEAD (Health + Design Lab) no [ID +] e embaixadora da Advanced Design Unit, Universidade de Bolonha. Apesar da vasta experiência projetual pedagógica entre a academia e a indústria; paralelamente tem-se dedicado a projetos cocriativos e/ou participativos que valorizam os processo e as pessoas, envolvendo-as ativamente e dando voz a grupos marginalizados e periféricos. Tem participado em experiências de ensino e projetuais em diversos países, tais como, Espanha, Itália, Croácia, Inglaterra, Japão, Brasil, Colômbia, etc.. Criou o projeto Canhota que tem por base um alinhamento sustentado pela ética projetual em Design e que se compromete a desenvolver produtos, serviços e estratégias para um Design Consciente.

António Coelho
António Coelho Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

António Fernando Coelho é Professor Associado com Agregação do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia (FEUP) da Universidade do Porto (UP), onde lecciona as disciplinas de Computação Gráfica, Programação e Jogos Digitais. É diretor do Programa Doutoral em Media Digitais na Universidade do Porto e líder académico da Aliança Universitária Europeia EUGLOH.
É também Investigador Sénior no Centro de Informática e Computação Centrada no Ser Humano (HumanISE) do INESC TEC com interesses de investigação nas áreas de Computação Gráfica, Realidade Estendida, Jogos Sérios e Acessibilidade.

Carlos Soares
Carlos Soares Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Carlos Soares é Professor Associado na Faculdade de Engenharia da U. Porto (FEUP), onde serviu em vários cargos de gestão do Departamento de Engenharia Informática, incluindo Subdiretor do Departamento e Diretor do Programa Doutoral em Engenharia Informática. Carlos colabora como External Advisor for Intelligent Systems no Fraunhofer Portugal AICOS, é investigador no Laboratório de IA e Ciência de Computadores (LIACC) e colaborador no LIAAD-INESC TEC. É também docente na Porto Business School. O foco de sua investigação é metalearning/autoML, mas tem interesse geral em Data Science. Carlos é atualmente o responsável pelo Center for Responsible AI na FEUP e participou em mais de 20 projetos de I&ID nacionais e internacionais, bem como em projetos de consultoria. Colabora regularmente com empresas, incluindo projetos recentes com Feedzai, Bosch e InovRetail. Publicou/editou vários livros e mais de 150 artigos em revistas e conferências (90+/125+ indexados pelo ISI/Scopus) e orientou 10+/50+ Ph.D./M.Sc. tese. Participação recente na organização de eventos, inclui ECML PKDD 2015, IDA 2016 e Discovery Science 2021 como co-chair do programa e será o co-chair no ECML PKDD 2025, que terá lugar no Porto. Em 2009, foi distinguido com o Prémio de Mérito e Excelência Científica da Associação Portuguesa de IA.

Pedro Graça
Pedro Graça Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto

Pedro Graça. Professor Associado e atualmente Diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP).
Consultor da Direção Geral da Saúde (DGS) e Membro do Conselho Científico da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). É Diretor da Escola das Ciências da Vida e da Saúde da Universidade Júnior. Foi Diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da DGS e ponto focal de Portugal na Organização Mundial da Saúde e na Comissão Europeia na área da Alimentação (2012-2018).

Sandra Gomes
Sandra Gomes Instituto Português de Administração de Marketing

Sandra Gomes
Formação superior em Sociologia (Licenciatura e Mestrado) e Doutoramento em Ciências Empresariais/Marketing. Professora do IPAM Porto desde 1996. Atualmente coordena as práticas pedagógicas no IPAM Porto. Investigação e trabalho de consultoria na área do marketing social, comportamento do consumidor, responsabilidade social e gestão da diversidade nas organizações. Possui certificação: icEdge Certified instructor. Integra Painel de Peritos Revisores da Biblioteca de Literacia em Saúde do Ministério da Saúde Português.
Coordenou vários projetos nacionais e internacionais pelo IPAM, como por exemplo: Atitudes dos portugueses face aos rótulos alimentares e nutricionais (Organização Mundial de Saúde e DGS); Gestão da diversidade em PME europeias (Equal); MedDiet4Campus (estratégia de marketing social para a promoção da dieta mediterrânica nas cantinas das universidade (PRIMA/FCT).

Nuno Borges
Nuno Borges Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto

Nuno Borges. Professor Associado da Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP). Presidente do Conselho Científico da FCNAUP. Pertence à Direção da Associação Portuguesa de Nutrição e é Diretor da revista Acta Portuguesa de Nutrição. Pertence ao Grupo de Investigação ProNutri, do CINTESIS.

Elisabete Ferreira
Elisabete Ferreira Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Elisabete Ferreira. Licenciatura e doutoramento em Ciências da Educação (FPCE-UP). Pós-graduação em Organizações e Administração Educacional (IE-UM). Docente (FPCE-UP) Investigadora (CIIE). Prémio investigação (SPCE) - Sociedade Portuguesa Ciências da Educação, Porto Editora 2011. Membro da Comissão Científico-pedagógica do Programa Transversal de Mentoria Interpares da Universidade do Porto. Cocoordenadora da área estratégica do CIIE 'Gestão Pedagógica e Participação Democrática' e cocoordenadora da CoPIn - Comunidade de Prática de Investigação: Ideafor – Identidades, Democracia, Escola, Administração e Formação. Membro da Direção do Observatório da Vida nas Escolas (OBVIE). Membro dos órgãos sociais do Fórum Português de Administração Educacional (FPAE). Membro cooperante de diversas Networks. Relevante publicação de capítulos em livros, artigos em revistas científicas, indexadas a nível nacional e internacional. Tem integrado várias equipas de projetos de investigação financiados, e tem larga experiência de orientação e supervisão de Teses de Doutoramento e Dissertações/ Estágios de Mestrado, nos diversos campos da educação, com principal enfoque em políticas educativas, administração educacional, gestão democrática, jovens/alunos e democracia, autonomias e lideranças escolares, mentoria no ensino superior.

Sofia Pais
Sofia Pais Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Sofia Castanheira Pais é Professora Auxiliar no Departamento de Ciências da Educação da FPCEUP. Licenciada e doutorada em Ciências da Educação pela U.Porto. Desenvolveu, no Centro de Estudos Sociais da U.Coimbra, com financiamento da F.C.T., o projeto de Pós-doutoramento intitulado “Epidemias do século XXI à luz do fenómeno da medicalização da Educação: implicações educativas e (in)visibilidades sociais”, sendo a sua investigação pautada pela interface das áreas da educação, da saúde e da cidadania, em contextos escolares e educativos alargados. No passado recente, desempenhou funções de consultora em projetos relacionados com a área da saúde. Paralelamente, tem experiência de participação e coordenação de projetos financiados pela D.G.S., tendo sido também membro de equipas de outros com financiamento competitivo, quer a nível nacional, quer a nível europeu. Nos seus projetos, privilegia a participação de crianças e jovens, adotando metodologias de natureza eminentemente qualitativa. Os seus principais interesses académico-científicos perpassam as temáticas da educação para a saúde e bem-estar, da intervenção comunitária e da medicalização de comportamentos educativos.

Schedule

Oct. 16, 2024

Moderador| Pedro Graça

  • Sem boa comunicação não temos educação alimentar | Vasco Ribeiro 
  • Compreender o design para influenciar comportamentos alimentares | Lígia Lopes

Moderator| Pedro Graça

  • Without good communication, we have no food education | Vasco Ribeiro 
  • Understanding design to influence eating behaviour | Lígia Lopes

Moderador| Bruno Oliveira

  • Da aprendizagem imersiva à ludificação da aprendizagem - oportunidades e desafios | António Coelho
  • Três perspetivas sobre a inteligência artificial na educação: a positiva, a negativa e a admitidamente ignorante | Carlos Soares

Moderator| Bruno Oliveira

  • From immersive learning to the gamification of learning - opportunities and challenges | António Coelho
  • Three perspectives on artificial intelligence in education: the positive, the negative and the admittedly ignorant | Carlos Soares

Moderadora| Sandra Torres

  • Educação alimentar em populações com insegurança alimentar | Pedro Graça
  • Educação alimentar e diversidade multicultural | Sandra Gomes

Moderator| Sandra Torres

  • Food education in food insecure populations | Pedro Graça
  • Food education and multicultural diversity | Sandra Gomes

Moderador| Rui Lima

  • Mitos alimentares mais comuns | Nuno Borges
  • Gestão e liderança em projetos de educação alimentar | Elisabete Ferreira e Sofia Castanheira Pais

Moderator| Rui Lima

  • Most common food myths | Nuno Borges
  • Management and leadership in food education projects | Elisabete Ferreira and Sofia Castanheira Pais

Venue

Biblioteca Municipal Almeida Garrett

Jardins do Palácio de Cristal, Rua de Dom Manuel II, Vilar, Lordelo do Ouro e Massarelos, Porto, 4050-346, Portugal

GPS: 41.148276222595584 ; -8.626917600631716

PARCEIROS INSTITUCIONAIS

Logo Logo Logo Logo Logo Logo Logo

Organizers

Faculty of Nutrition and Food Sciences