Voltar a Artigos

Plano de Contingência suspenso

Perante a situação epidemiológica atual, decorrente em grande medida do sucesso da vacinação na prevenção da doença grave e da mortalidade por COVID-19, o Plano de Contingência da U.Porto deixará de estar em vigor no ano letivo 2022/23.

No entanto, a infeção por SARS-CoV-2, a gripe e outras infeções respiratórias víricas e bacterianas continuarão a circular e prevê-se que a sua incidência seja elevada no próximo outono-inverno.

Assim, ainda que as medidas de distanciamento físico e uso da máscara não sejam, agora, obrigatórias, recomenda-se que sejam aplicadas sempre que apresentar sintomatologia de doença infeciosa respiratória, como espirros, tosse e/ou dor de garganta. De igual modo, a higiene das mãos continua a ser uma medida importante de prevenção da transmissão das doenças infeciosas, pelo que se recomenda que seja mantida permanentemente.

Recomenda-se ainda a todos membros da comunidade U.Porto que:

  • Perante sintomatologia ligeira, reduzam o número de contatos sociais, utilizem máscara (cobrindo o nariz e boca se tiverem tosse e/ou espirros), reforcem a higiene das mãos, evitem a partilha de alimentos e bebidas e realizem teste rápido de diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2 e/ou contactem a linha SNS 24 (808 24 24 24).
  • Perante sintomatologia mais agravada, contactem a linha SNS24 e/ou procurem os cuidados de saúde primários (isto é, as Unidades de Saúde Familiar) nos quais, caso necessário, obterão prescrição de tratamento e emissão de justificação de faltas.
  • Seja mantida a ventilação das salas de aula e de trabalho, já que contribui não só para um menor risco de infeção respiratória, mas também para a redução da concentração de dióxido de carbono. Obviamente, estes esforços devem ter em conta a temperatura e a humidade no exterior, assim como a capacidade de aquecimento dos espaços.
  • Os pedidos de avaliação médica para eventual autorização de teletrabalho em trabalhadores imunodeprimidos sejam remetidos à Unidade de Saúde Ocupacional do ISPUP, através do email [email protected].

O Plano de Contingência da U.Porto poderá vir a ser retomado caso a situação epidemiológica o exija.

Partilhar

Voltar a Artigos