Atualizado o Plano de Contingência da U.Porto

O Plano de Contingência para a COVID-19 da Universidade do Porto foi atualizado e encontra-se já disponível para consulta.

Neste início do ano letivo 2021/2022, a transmissão comunitária de SARS-CoV-2 mantém-se ainda ativa. No entanto, a crescente vacinação da população tem vindo a permitir a retoma às atividades presenciais, ainda que mantendo os cuidados individuais e as condições ambientais que permitam minimizar o risco de transmissão.

Tendo por base as últimas orientações nacionais e internacionais, a Task-Force Task-Force da Universidade do Porto para a COVID-19 atualizou o Plano de Contingência da instituição para o atual contexto sanitário.

No plano são definidas várias orientações que visam operacionalizar as atividades letivas e não letivas, nomeadamente:

• medidas de redução do risco de transmissão por contacto interpessoal;
  • medidas de redução do risco ambiental;
  • recomendações para pessoas pertencentes a grupos de risco;
  • gestão de caso suspeito nas instalações da U.Porto;
  • gestão de casos confirmados fora das instalações da U.Porto;
  • medidas relativas à continuidade das atividades pedagógicas e de investigação e dos serviços da U.Porto, incluindo os serviços sociais.

A aplicação deste plano é dinâmica e mutável de acordo com a emissão de novas recomendações emitidas pelas organizações responsáveis e com as políticas implementadas pelo Governo português.