Apoio a casos de isolamento domiciliário por Covid-19

Entregar refeições, medicação ou bens de primeira necessidade. Estas são algumas das ações para as quais os voluntários do projeto “Apoio Domiciliário – Covid-19” poderão apoiar os membros da comunidade académica que fiquem em isolamento domiciliário por Covid-19 e necessitem de apoio para satisfazer as necessidades básicas.

A iniciativa foca-se sobretudo no apoio a elementos da comunidade académica que residam sozinhos, em habitações, residências universitárias ou outro tipo de alojamento, e a quem as autoridades de saúde tenham imposto isolamento domiciliário por Covid-19, quer decorrente de infeção por SARS-CoV-2, quer a título profilático.

Apoio para toda a comunidade académica

Todos os membros da comunidade académica – entre estudantes, investigadores, docentes e não docentes – que estejam sozinhos em isolamento podem usufruir deste apoio domiciliário.

Os pedidos de apoio para a entrega de refeições, medicação ou outros bens podem ser feitos para um dos seguintes contactos:

• [email protected];
  • +351 962 114 512 / +351 220 408 210 (Maria Clara Martins);
  • +351 220 408 741 (Maria do Rosário Rebelo).

Os estudantes ou investigadores que habitem nas residências universitárias da U.Porto devem contactar os Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP)

Voluntariado aberto a toda a comunidade

Qualquer membro da comunidade académica poderá ser voluntário do projeto “Apoio Domiciliário – Covid-19”, tendo apenas que se inscrever no formulário online, indicando a disponibilidade horária durante as semanas e fins-de-semana.

Todo o trabalho será acompanhado por técnicos da U.Porto. O processo está desenhado de acordo com as recomendações das autoridades de saúde para o combate à Covid-19. Por exemplo, durante a entrega, os voluntários não deverão entrar nos domicílios ou quartos, deixando os bens do lado de fora da porta de acesso.