Sons Pe(r)didos e Achados

Paula Guerra costuma dizer que tem a melhor profissão do mundo, porque através dela consegue ter um espaço de liberdade muito invulgar nos tempos que correm. Liberdade de pensar, de escrever, de falar, de investigar sobre e pela música.

Este podcast é um espaço de participação cidadã de músicos e músicas da cidade do Porto – e de todo o país – que, através da opção pela liberdade criativa, todos os dias reinventam os nossos quotidianos através das possibilidades de realização, de liberdade e de resistência oferecidas pelo trabalho artístico dos sons e das palavras.

No atual contexto, as nossas conversas serão em formato online, e irão abordar os principais impactos da pandemia COVID-19 nas condições de trabalho e no dia-a-dia destes músicos e músicas, bem como as estratégias que estes têm encontrado para enfrentar e dar resposta aos novos desafios de que os seus quotidianos hoje se preenchem.

Vivemos hoje a crise de saúde pública mais generalizada à escala global nos últimos 100 anos. Ainda que de forma diferenciada, o confinamento e o distanciamento social tiveram e têm impacto em todos os grupos sociais, resultando numa experiência generalizada de alienação, de falta de significado, ausência de expectativas, grande incerteza e permeabilidade aos riscos –notadamente de quem faz (fazia) da música uma experiência em carne viva. Este podcast é, ele próprio, uma estratégia de tornar possível ainda vivermos melhor na e com a música nestes tempos incertos.

Coordenação: Paula Guerra

Colaboração: Ana Oliveira, António Carvalho e Susana Serro

Realização: Casa Comum, Reitoria da Universidade do Porto

Parceiros: KISMIF Conference, CITCEM, IS-UP

X