1.º Encontro Nacional | Prescrição Cultural
Arte, Saúde e Bem-Estar
Que papel pode ter a arte na formação dos profissionais de saúde? Como podemos fazer dos museus espaços de bem-estar? E o que podemos esperar da Prescrição Cultural? São algumas das questões a que o 1.º Encontro Nacional | Prescrição Cultural vai procurar responder, já nos próximos dias 19 e 20 de julho, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto e no Museu Nacional Soares dos Reis.
Numa reflexão conjunta, médicos, psicólogos, historiadores de arte e mediadores culturais vão partilhar resultados, conhecimento e experiências no terreno, tendo como mote a promoção do bem-estar e da inclusão através da arte e da cultura. Através de um diálogo transdisciplinar, este encontro nacional pretende enfatizar a relação entre arte e saúde, reforçando o seu impacto social e a sua importância para a melhoria da qualidade de vida.
O evento é gratuito, mas sujeito a inscrição (até dia 17 de julho). Aqui
PROGRAMA:
19 de julho | Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto
10h00-10h20 | RECEPÇÃO
10h20-10h30
O que podemos esperar da Prescrição Cultural?
Fátima Vieira
Vice-Reitora para a Cultura da Universidade do Porto
10h30-11h30 | MESA-REDONDA 1
O que evidencia o projeto-piloto de Prescrição Cultural, iniciado em julho de 2023, no Alentejo Central, agora em fase de monitorização do impacto na saúde e bem-estar dos participantes?
Moderação | Diana Alves (FPCEUP)
Patrícia Claudino
Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC)
Bio
Patrícia Claudino, Psicóloga Clínica e da Saúde: Master em Arteterapia Transdisciplinar e Desenvolvimento Humano pelo Institut de Sociologie i Psicologia Aplicades (ISPA, Barcelona). Colabora desde 2021, com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), integrando a Equipa Coordenadora para a implementação do projeto piloto de Prescrição Cultural no Alentejo Central, desenvolvido em 8 municípios do Distrito de Évora. É também Representante do Ministério da Saúde na Subcomissão de Coordenação Regional do Alentejo | Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI).
Sílvia Ramalho
Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC)
Bio
Licenciada em Sociologia pela Universidade de Évora e com Pós-Graduação Transdisciplinar em “Estudos Económicos e Jurídico-Políticos Contemporâneos”, pela mesma universidade. Técnica Superior durante cerca de 20 anos no Centro Distrital de Segurança Social de Évora. Trabalha, desde 2021, na recém-criada Unidade de Desenvolvimento e Promoção da Cultura da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, na sequência da implementação do Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central – TRANSFORMA. Mais recentemente, no âmbito da iniciativa Évora Capital Europeia da Cultura 2027, tem desenvolvido trabalho de apoio à capacitação do ecossistema cultural e criativo do Alentejo Central.
11h30-12h00 | MESA-REDONDA 2
Como vai funcionar a nova Unidade Curricular de Competências Transversais e Transferíveis sobre “Prescrição Cultural”? Que contributos dará para o eixo formativo mais amplo na academia?
Moderação | Pedro Nobre (Diretor da FPCEUP)
Carolina Guedes
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
Bio
Carolina Guedes é estudante de doutoramento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Universidade do Porto). Anteriormente, esteve envolvida em vários projetos de investigação relacionados com a educação e desenvolvimento na primeira infância, como assistente de investigação nos projetos Quality Matters (PTDC/MHCCED/5913/2014) e Playgroups for Inclusion (Acordo de Subvenção VS/2014/0418), e como colaboradora em vários outros projetos de investigação financiados, como o Imbalance (PTDC/MHC-CED/5218/2012). No âmbito destes projetos, realizou observações e avaliações das interações das crianças com os seus cuidadores. Participou em ações de disseminação dos resultados da investigação para professores, famílias e comunidade.
Catarina Grande
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
Bio
Catarina Grande, Ph.D. em Psicologia, é Professora Auxiliar de pré/pós-graduação na FPCEUP e membro integrado do Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Os principais interesses de investigação são as crianças em idade pré-escolar com desenvolvimento típico/atípico. Participou de diferentes projetos de investigação sobre a intervenção precoce na infância e educação pré-escolar e mais recentemente em projetos relacionados com a cidadania, inclusão social e as competências digitais. Tem desenvolvido cursos de formação e workshops para profissionais de intervenção precoce, mas também para pais de crianças com incapacidade/deficiência. As suas publicações são na área da educação inclusiva, da intervenção precoce e da área da saúde em idade pediátrica.
Diana Alves
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
Bio
Diana Alves, doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), assegura funções de docência como Professora Auxiliar e é psicóloga clínica do Serviço de Intervenção Psicológica para Crianças e Adolescentes na FPCEUP. É ainda formadora no âmbito das Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e da Escrita, das Competências Socio-Emocionais em Crianças e Adolescentes e da Avaliação Clínica com Crianças e Adolescentes. Exerce funções de consultoria de projetos que visam a promoção do ajustamento socio-emocional e do sucesso escolar.
Joana Cadima
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
Bio
Joana Cadima, doutorada em Psicologia, é Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e investigadora no Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Participa em vários projetos de investigação, nomeadamente com o objetivo de promover o desenvolvimento da criança através da expressão artística (ArtiCULan: Art, TIme, Culture and Language) e melhorar as práticas educativas através da participação das crianças e equipas educativas em projetos artísticos em espaços públicos (Bridging: Building artistic and educational bridges in the city). Recentemente esteve também envolvida num projeto em parceria com a Câmara Municipal de Lousada focado na promoção do bem-estar de educadores de infância (ProW – Promoting Teachers Well-being through Positive Behavior Support in Early Childhood Education).
Joana Cruz
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
Bio
Joana P. Cruz é doutorada em Ciências da Educação e Mestre em Psicologia do Comportamento Desviante pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). É investigadora do CIIE/FPCEUP (Centro de Investigação e Intervenção Educativas / Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação), membro fundador da Associação Tartaruga Falante e co-coordenadora do Laboratório de Teatro e Política no Porto, um espaço de experimentação teatral, discussão política e multiplicação do Teatro do Oprimido.
Joana Manarte
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
Bio
Iniciou o seu percurso como cantora há cerca de 20 anos, no Porto, com uma trajetória que tem abarcado os mais diversos géneros musicais – jazz, MPB, rock, funk, pop e world music. Atualmente, integra Disco Voador e Miss Jones, participando na vertente criativa e performativa. Para além da vertente artística, desenvolve atividade como terapeuta da fala e formadora na área da voz, técnica vocal e saúde vocal. Tem ainda realizado trabalhos na área da locução. Trabalha como investigadora no Centro de Investigação e Intervenção Educativas, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Sofia Pais
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
Bio
Sofia Castanheira Pais é Professora Auxiliar no Departamento de Ciências da Educação da FPCEUP. Licenciada e doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Desenvolveu, no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o projeto de Pós-doutoramento intitulado “Epidemias do século XXI à luz do fenómeno da medicalização da Educação: implicações educativas e (in)visibilidades sociais”, sendo a sua investigação pautada pela interface das áreas da educação, da saúde e da cidadania, em contextos escolares e educativos alargados. No passado recente, desempenhou funções de consultora em projetos relacionados com a área da saúde. Paralelamente, tem experiência de participação e coordenação de projetos financiados pela Direção Geral da Saúde, sendo atualmente coordenadora do estudo científico no âmbito do Cante pela sua Saúde, um projeto financiado pela Fundação Belmiro de Azevedo que conta já com a 3.ª edição e que visa compreender os efeitos da participação de um grupo de seniores num programa de canto ao nível do bem-estar e da saúde. É cocoordenadora do grupo de investigação Participação, Comunidades e Educação Política (PCEP), do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto. Cocoordena o Programa da Mentoria Interpares da FPCEUP e é membro da Comissão de Acompanhamento da Carta Ética da Sociedade Portuguesa das Ciências de Educação.
12h00-14h00 | INTERVALO PARA ALMOÇO
14h00-15h00 | CONFERÊNCIA PLENÁRIA
Como pode a “Arte sob Prescrição” (Arts on Prescription) ser integrada, de forma produtiva, nas práticas desenvolvidas na área da saúde e da assistência social, melhorando de forma significativa a vida dos participantes? Os resultados de uma investigação recente, na Suécia, sobre o impacto do bem-estar psicossocial nos participantes do programa “Arte sob Prescrição” ajudam a responder a esta questão.
Moderação | Fátima Vieira (U.Porto)
Bio
Anita Jensen, investigadora nas áreas da arte e da saúde, integra o grupo de investigação “Medicina Social e Política da Saúde” do Departamento de Ciências Clínicas e Centro de Cuidados de Saúde Primários da Universidade de Lund, Suécia. Co-lidera o curso de Artes, Cultura e Saúde na Universidade de Lund e é professora associada da Nord University, na Noruega.
Para além de editora do Nordic Journal of Arts, Culture and Health, conta com inúmeras publicações, incluindo livros, artigos e relatórios sobre o benefício da arte e da cultura para a saúde e bem-estar. A experiência da Jensen abrange toda a região nórdica, com projetos recentes focados no impacto psicossocial do programa “Arts on Prescription” (Arte sob Prescrição), estudos populacionais e desenvolvimento de artes regionais e estratégias de saúde. O seu trabalho continua a contribuir significativamente para a interseção das artes, saúde e bem-estar.
15h00-16h00 | MESA-REDONDA 3
Que papel pode ter a arte – nomeadamente a poesia, a música e a fotografia – no ensino médico e na formação dos profissionais da área da saúde?
Moderação | Hugo Barreira (FLUP)
Ana Zão
Instituto de Ciências Biomédias Abel Salazar (ICBAS)
Bio
Ana Zão, Médica e Pianista, é licenciada em Medicina e doutorada em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde (nas áreas da Medicina das Artes Performativas e Medicina da Dor) pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Fundou, em 2020, o Centro Internacional de Medicina das Artes – o primeiro Centro em Portugal dedicado à abordagem especializada dos problemas de saúde dos músicos, bailarinos e outros artistas, assim como ao recurso às artes para promoção de saúde, prevenção e tratamento. Distinguida, em 2022, com o Prémio Cidadania Ativa da U. Porto pela contribuição para o crescimento da Medicina das Artes Performativas, através do desenvolvimento de programas de promoção da saúde do artista e programas de tratamento inovadores. Médica especialista em Medicina Física e de Reabilitação e Medicina da Dor no Centro Hospitalar Universitário de Santo António. É regente da Unidade Curricular Medicina, Música e Mente do Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e perita do OMC Group Culture and Health na Comissão Europeia.
João Luís Barreto Guimarães
Instituto de Ciências Biomédias Abel Salazar (ICBAS)
Bio
João Luís Barreto Guimarães é médico (com especialidade em cirurgia plástica, reconstrutiva e estética), tradutor, poeta e professor de poesia no ICBAS/Universidade do Porto. Criou a disciplina de Introdução à Poesia, no curso de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto. Tem poemas publicados em várias antologias e revistas sobre literatura, em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Reino Unido, Alemanha, Áustria, Itália, Hungria, Bulgária, Roménia, Eslovénia, Croácia, Montenegro, Macedónia, México, Uruguai, República Dominicana, Estados Unidos da América, e Brasil. Distinguido pelo Município do Porto com a Medalha de Mérito, foi o Vencedor do Prémio Pessoa 2022, entre muitos outros prémios e distinções.
Luís Campos
Conselho Português para a Saúde e Ambiente
Bio
Especialista em Medicina Interna, fundador e Presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente, Presidente do Comité de Qualidade de Cuidados e Assuntos Profissionais da Federação Europeia de Medicina Interna (EFIM), Luís Campos é coordenador para os cuidados hospitalares do Grupo de Apoio à Implementação de Políticas de Saúde do Ministério da Saúde, Diretor dos Serviços de Medicina Interna e de Urgência do Hospital São Francisco Xavier, Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e Presidente do Conselho Nacional para a Qualidade em Saúde. Em 2023, foi co-organizador da Conferência Internacional de Arte e Saúde, que decorreu na sede da EDP, onde foram partilhadas experiências que mostram como a arte pode ajudar os doentes, reduzir o estigma e desigualdades e estimular a socialização.
Rui Amaral Mendes
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)
Bio
Rui Amaral Mendes é Professor Associado Convidado do Departamento de Medicina Comunitária, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e investigador integrado do RISE-Health e do laboratório associado RISE, onde integra o grupo de investigação clínica e translacional em Oncologia. Doutorado pela VU Universiteit Amsterdam, o seu percurso académico envolveu a passagem pela University of Michigan e pela Case Western Reserve University, à qual mantém ligação. Docente do Mestrado Integrado em Medicina, coordena o Curso de Especialização em Medicina e Oncologia Oral e Maxilo-Facial da FMUP e é responsável pelas unidades curriculares optativas de “Poesia e Fotografia em Medicina” e “Saúde da Comunidade Centrada no Doente”, tendo um interesse muito particular pelas áreas da Humanidades e da Ética na Educação Médica.
16h00-16h30 | PAUSA PARA CAFÉ
16h30-17h30 | MESA-REDONDA 4
Como podemos fazer dos museus espaços de bem-estar? O que temos de mudar na formação dos artistas e mediadores culturais? Que experiências docentes e profissionais têm para connosco partilhar os docentes de ensino superior das áreas da História da Arte e da Museologia?
Moderação | Joana Cadima (FPCEUP)
Alice Semedo
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)
Bio
Alice Semedo – Professora Associada (Museologia) na Universidade do Porto. Entre outras funções, sou atualmente Diretora do Mestrado em Museologia e Coordenadora do grupo de investigação Educação & Desafios Societais do CITCEM. O meu trabalho centra-se no valor dos museus e nos seus papéis sociais e políticos. Interesso-me, em particular, pelas interações entre educação, comunidades, aprendizagens transformadoras, bem-estar e a justiça social. Trabalhar com comunidades de prática (com/para/em) tem sido uma parte constante do meu posicionamento no meio. Gosto de trabalhar para além das fronteiras disciplinares e a participação em diferentes projetos tem-me levado a refletir e concetualizar abordagens de curadoria lenta no contexto dos museus.
Hugo Barreira
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)
Bio
Doutorado em História da Arte Portuguesa na FLUP em 2017 com a Tese Imagens na Imagem em Movimento. Documentos e Expressões, Hugo Barreiro é membro do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória»). Desenvolve investigação sobre o cinema e a imagem em movimento e sobre a sua utilização como recurso para os estudos em história da arte e do património, bem como sobre a cultura visual, a relação som-imagem e a história da arte e da arquitetura da época contemporânea, sendo autor de diversas publicações nestas áreas. Nos seus interesses de investigação encontram-se ainda a media art e as relações da imagem em movimento e do património com o turismo e a publicidade.
Lúcia Matos
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP)
Bio
Lúcia Almeida Matos é Professora Associada da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), onde coordena o Mestrado em Estudos Artísticos e dirige o museu da FBAUP e o seu programa de exposições. É membro integrado do Instituto de História da Arte (FCSH-UNL). Coordenou um projeto FCT, envolvendo universidades e museus em Portugal e Espanha, dedicado à documentação de obras de artistas portugueses em colecções museológicas. Participou no projecto Europeu Marie Curie New Approaches in the Conservation of Contemporary Art (NACCA). Esteve envolvida no desenvolvimento de estratégias para melhorar o acesso público a coleções, tendo sido membro da equipa do projeto Cooperative Holistic view on Internet Content (CHIC). Dedica-se tambem à organização e curadoria de exposições baseadas em investigação.
Virgínia Gomes
Museu Nacional de Machado de Castro
Bio
Virgínia Gomes é conservadora de Museu, responsável pelas coleções de Pintura, Desenho e Gravura do Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC), desde 1993.
Com formação inicial em História (1987) e História da Arte (1999), especializou-se em comunicação aumentativa, junto de pessoas com demência em museus, com o mestrado em Educação Especial, pela ESECS do Instituto Politécnico de Leiria (2016).
Consciente do papel do museu como agente ativo na promoção da (in)formação para todos, tem participado em grupos de trabalho e promovido parcerias com diferentes instituições da comunidade local, regional, nacional e internacional. Entre os projetos que coordena no MNMC, de mediação para a acessibilidade integrada, em museus, destaca-se o programa EU no musEU com pessoas com demência e seus cuidadores informais. Criado em 2011, distinguido e referenciado como boa prática por organismos da sociedade e da cultura, em Portugal e na União Europeia, foi replicado em Viseu, em 2018. O MNMC é, através deste programa, membro fundador da MID (rede de Museus para a Inclusão na Demência), apresentada em janeiro de 2023.
17h30-18h00 | MESA-REDONDA 5
O que acontece quando as instituições colaboram? O que podemos esperar no novo Consórcio de Prescrição Cultural?
Moderação | Joana Cadima
António Ponte
Museu Nacional Soares dos Reis
Bio
António Ponte é o atual diretor do Museu Nacional Soares dos Reis. Anteriormente, assumiu funções como Diretor Regional da Cultura do Norte (2013-2021), Diretor do Paço dos Duques de Bragança (2009 – 2012) e Coordenador do Museu de Vila do Conde (2012 – 2013 e 1994 – 2009). Doutorado em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto é, desde 2020, Vice-Presidente do Comité Internacional do ICOM – DEMHIST.
Fátima Vieira
Universidade do Porto
Bio
Fátima Vieira é Vice-Reitora para a Cultura e Museus e Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), onde leciona desde 1986. Tem a responsabilidade da direção do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, da Fundação Marques da Silva e da Editora da U.Porto. Preside à Comissão Especializada em Arte e Cultura do CRUP/Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas desde 2020, onde concebeu o projeto Universidade & Cultura e tem vindo a dinamizar a construção do Corredor Cultural português. Na U.Porto, criou, em 2019, o projeto de intervenção cultural Casa Comum que oferece, à comunidade académica e à cidade, mais de 280 eventos anuais em diferentes áreas artísticas e de comunicação de ciência. Foi Presidente da Utopian Studies Society / Europe entre 2006 e 2016, tendo sido galardoada, em 2013, com o Larry E. Hough Distinguished Service Award, instituído pela associação americana e canadiana Society for Utopian Studies, e, em 2023, com o Lifetime Achievement Award da Utopian Studies Society / Europe.
Flávio Vieira
Museu de Alberto Sampaio
Bio
Flávio Vieira é Licenciado em Informática de Gestão pela Universidade do Minho. Frequentou o mestrado em Sistemas de Informação da Universidade do Minho e o mestrado em Museologia da Universidade do Porto. Técnico superior do Paço dos Duques desde o ano 2000, é o atual diretor (interino) do Paço dos Duques de Bragança, Castelo de Guimarães e Museu de Alberto Sampaio, tendo já exercido essas funções anteriormente no ano de 2014.
Jorge da Costa
Museu do Abade de Baçal
Bio
Jorge da Costa é licenciado em Humanidades pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa de Braga, Mestre em Arte Contemporânea pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto e Doutorando em Estudos do Património – Museologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Integra a equipa da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC) da Direção-Geral das Artes (DGARTES) e é membro do Laboratório de Artes na Montanha – Graça Morais. Foi docente do ensino secundário e, a partir de 2007, passou a exercer funções como Técnico Superior do Departamento Cultural da Câmara Municipal de Bragança. Simultaneamente, desde 2013, foi diretor artístico e curador no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais e no Centro de Fotografia Georges Dussaud. Entre 2007 e 2018, coordenou e programou o Museu Ibérico da Máscara e do Traje e o Centro Cultural Municipal de Bragança. Atualmente, é Diretor do Museu do Abade de Baçal, em Bragança.
Jorge Sobrado
CCDR-N
Bio
Jorge Sobrado é licenciado em Ciências da Comunicação e tem dedicado a sua vida profissional a projetos e serviços de comunicação pública e marketing territorial, Cultura, Património e Turismo, desenvolvimento local e regional, e funções de assessoria de comunicação pública. É professor convidado em diversas instituições de Ensino Superior, entre elas a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É atualmente Vice-Diretor da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, I.P., depois de ter sido diretor do Museu e Bibliotecas do Porto e Diretor Municipal de Cultura e Património. Entre 2021 e 2022, foi Assessor do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE) e Secretário Técnico de Estratégia, Comunicação e Relações Institucionais do NORTE 2020, tendo participado ativamente no desenvolvimento da estratégia e programa NORTE 2030, designadamente nas áreas da Cultura, Património e Turismo. Entre 2017 e 2021, foi Vereador da Cultura, Património, Turismo e Marketing Territorial do Município de Viseu. Ao longo dos anos, conquistou prémios de comunicação, criatividade e qualidade.
Teresa Albuquerque
Fundação da Casa de Mateus
Bio
Atual Diretora da Fundação da Casa de Mateus, Teresa Albuquerque é licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa e pós-graduada em Gestão de Empresas Culturais pela Escola de Comércio de Dijon. Assumiu funções como adjunta para a Cultura do Gabinete do Primeiro-Ministro (1996-1997), assessora do Presidente do Instituto do Cinema Audiovisual e Multimédia (1998-1999) e adjunta do Gabinete do Secretário de Estado da Cultura, tendo coordenado o plano de Estudos “Cultura 2020” (2013-2015). Exerceu funções como perito nacional do grupo do Método Aberto de Coordenação da Comissão Europeia sobre os sectores culturais e criativos (2012-2015) e perito independente da Agência Europeia da Educação, Cultura e Audiovisual entre 2007 e 2011. É, ainda, Presidente da Associação blablaLab, um laboratório de linguagens artísticas, iniciado com Alvaro García de Zúñiga, em 1996.
20 de julho | Museu Nacional Soares dos Reis
10h00-10h15 | Recepção
António Ponte
Diretor do Museu Soares dos Reis
10h15-11h45 | WORKSHOPS
1| Do beijo à saudade - Visita Orientada e Exercício de Meditação
SINOPSE
Propõe-se um percurso de exploração no qual o mote são as emoções e os sentimentos gerados ou ativados no interior de cada participante pelas obras exploradas. Ao fim do percurso, exercícios de atenção plena são o ponto de partida para um mergulho mais profundo na obra “Casas brancas de Capri”, de Henrique Pousão.
Liliana Aguiar (Serviço de Educação do MNSR)
Bio
Licenciada em História pela Universidade de Coimbra, direcionou estudos posteriores para as áreas da cultura, da educação e da museologia. Obteve o grau de Mestre em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2015. Iniciou a carreira profissional em museus em 2001, na área da educação e da mediação patrimonial, no Município da Maia. Em 2018 passou a exercer funções na Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão no âmbito de diferentes serviços, nomeadamente a Educação, com enfoque na criação de metodologias de ação aplicadas a museus no contexto da organização interna e da gestão dos serviços. Atualmente é Técnica Superior na Museus e Monumentos de Portugal, EPE, a exercer funções no Serviço de Educação do Museu Nacional Soares dos Reis. Tem como principais interesses de investigação a educação em museus, a mediação patrimonial, a avaliação aplicada à museologia e a história local, sendo autora e coautora de diversos artigos científicos nessas áreas.
Louise Palma (CITCEM/FLUP)
Bio
Doutoranda em Estudos do Património com o projeto “Ambientes sonoros em museus” (bolseira da FCT 2023.03275.BD) e Mestre em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2020). Ao longo do seu percurso académico, vem explorando temas mais relacionados com o público e a educação em museus, tendo desenvolvido práticas nos serviços educativos da Casa São Roque – Centro de Arte Contemporânea, da Casa da Arquitectura e do Museu do Papel-Moeda. Entre 2021 e 2022 trabalhou coordenando a comunicação da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão. Além disso, é colaboradora do centro de investigação CITCEM/FLUP desde 2022 e atuou como produtora executiva e coeditora da Conferência Internacional “Educação Patrimonial em Ação: Tecendo Relações entre Museus, Escolas e Territórios” em 2020 e integrou a coordenação executiva da 49ª Conferência Internacional ICAMT 2023. Em 2018 concluiu o curso de mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual, também na FLUP. Entre 2011 e 2017, trabalhou como jornalista no Rio de Janeiro.
2 | Lugares de Empatia
SINOPSE
Alice Semedo (Diretora do Mestrado em Museologia - FLUP)
Bio
Alice Semedo – Professora Associada (Museologia) na Universidade do Porto. Entre outras funções, sou atualmente Diretora do Mestrado em Museologia e Coordenadora do grupo de investigação Educação & Desafios Societais do CITCEM. O meu trabalho centra-se no valor dos museus e nos seus papéis sociais e políticos. Interesso-me, em particular, pelas interações entre educação, comunidades, aprendizagens transformadoras, bem-estar e a justiça social. Trabalhar com comunidades de prática (com/para/em) tem sido uma parte constante do meu posicionamento no meio. Gosto de trabalhar para além das fronteiras disciplinares e a participação em diferentes projetos tem-me levado a refletir e concetualizar abordagens de curadoria lenta no contexto dos museus.
3 | Corpo que pensa, corpo que dança - Laboratório de Movimento
SINOPSE
Explora a forma como interpretações múltiplas e diferenciadas surgidas da obra de arte podem desenvolver-se em diferentes propostas de exploração de movimento, performance e composição coreográfica. Vamos dançar arte?
Andreia Dias (Serviço Educativo do Centro de Arte Moderna - Fundação Calouste Gulbenkian)
Bio
Programadora educativa, mediadora cultural, arte educadora e formadora. Responsável pelas áreas da Educação – Escolas e outras Instituições Educativas e Crianças e Famílias, no Serviço Educativo do Centro de Arte Moderna, da Fundação Calouste Gulbenkian desde 2021 tendo tido a mesma função entre 2016 e 2021 no Museu Calouste Gulbenkian (Coleção Moderna e Coleção do Fundador). Colaborou com o Sector de Educação e Animação Artística do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão da Fundação Calouste Gulbenkian, de 2006 a 2016 e com os serviços educativos do Museu Coleção Berardo, Museu da Eletricidade/MAAT (fundação EDP) e Museu do Dinheiro do Banco de Portugal, entre 2008 a 2016. Lecionou no âmbito das disciplinas de Educação Visual e Tecnológica, Expressão Plástica e História e Cultura das Artes de 2006 a 2016 e foi coordenadora de departamento das Artes. No campo da formação desenvolve trabalho essencialmente nas áreas de Mediação Cultural e Artística, Expressão Plástica e Visual, e Corporal- dança e movimento. Doutoranda em Educação Artística, pelo Instituto de Educação e FBAUL, licenciada em Belas Artes – Pintura pela FBAUL e com Pós-graduação em Ensino das Artes Visuais pelo Instituto de Educação e FBAUL e Dança na Comunidade pelo Fórum Dança. Investigadora colaboradora do CIEBA – FBAUL desde 2018, na área da Educação Artística e Educação em Museus e GEPPAIE – I.E. em Processos Participativos e Artísticos de Investigação e Educação desde 2021 e CITCEM, desde 2023.
4 | Atelier Digo-te de lata
SINOPSE
A oficina de Scrapbooking sustentável – Cartão-Postal desafia os participantes a construírem um objeto de memória e partilha, no qual poderão expressar, por escrito, sentimentos ou emoções a alguém, utilizando materiais de descarte – como latas de refrigerante ou capas de publicações consideradas obsoletas.
Jorge Coutinho (Serviço de Educação do MNSR)
Bio
Ilustrador científico, artista plástico e fotógrafo. Atualmente exerce funções no Serviço de Educação do Museu Nacional Soares dos Reis como mediador das oficinas pedagógicas. Ambientalista de convicção, tem como passatempo preferido “ver as árvores crescer”.
5 | Oficina de Escrita Criativa
SINOPSE
Sob o mote “Arte, Bem-Estar e Inclusão”, a oficina de Escrita Criativa foca-se em três objectos expositivos do Museu Nacional Soares dos Reis: duas pinturas e uma escultura. Iremos visitar as peças em questão, fazendo em seguida exercícios criativos que nos ajudarão a trabalhar tudo aquilo que uma só peça pode conter, não só em termos de conteúdo artístico e crítico, mas também numa exploração criativa das temáticas, sensações e imagens para as quais a peça nos remete.
Constança Freire de Sousa (Serviço Educativo MHNC-UP)
Bio
11h45-12h15 | PAUSA PARA CAFÉ
12h15-13h00 | Encerramento
Yoga do Riso
SINOPSE
Yoga do Riso é a relação entre exercícios de respiração profunda (Pranayama) e exercícios de riso, a partir dos quais se trabalha a interação entre pessoas.