ATENÇÃO: O prazo de candidatura foi prorrogado até 5 de fevereiro. São mais dois dias um fim de semana, afinal para poder participar nestas unidades curriculares inovadoras realizadas em ligação com instituições culturais da cidade.

Os nossos parceiros neste programa inovador são o Teatro Nacional S. João, o Museu Nacional de Soares dos Reis e a Casa da Música, mas a Faculdade de Ciências também desenvolve no Jardim Botânico um programa dirigido a todos os estudantes da U.Porto e a Faculdade de Belas-Artes oferece uma disciplina de Desenho orientada especificamente para os estudantes das áreas médicas.

Com estas unidades curriculares em competências transversais e transferíveis pretende-se não só propor aos estudantes da U.Porto conteúdos culturais que se afastam da sua formação de base, complementando-a, mas também proporcionar uma imersão na vida quotidiana das instituições que estão na base da vida cultural do Porto.

As unidades curriculares que estarão ativas no segundo semestre de 2022/23 são as que mais abaixo se referem. Poder-se-ão candidatar à frequência destas unidades curriculares, até 3 de fevereiro, não só os estudantes da U.Porto cujo plano de estudos* inclua a realização de uma unidade curricular de opção CTT (competências transversais e transferíveis), mas também, em segunda prioridade, os estudantes que a queiram frequentar como unidade de formação contínua.
____________________

* Nota: neste segundo semestre, por substituição de unidade curricular opcional anteriormente escolhida (ver mais abaixo em “Informação fundamental de caráter geral”).

Unidades curriculares “Cultura, Arte e Património” disponíveis no segundo semestre do ano letivo 2022/23

O museu como lugar de fruição, com o Museu Nacional de Soares dos Reis

Candidaturas até 5 de fevereiro através da página da unidade curricular na FLUP.

Calendário: início a 13 de fevereiro
Horário: segundas-feiras, das 15 h às 17 h
Dimensão máxima da turma: 28 estudantes

Vídeo de apresentação aqui.
Vídeo de balanço das atividades no ano letivo 2021-22 aqui.

Música e sociedade, com a Casa da Música

Candidaturas até 5 de fevereiro nesta página.

Calendário: início a 17 de fevereiro
Horário: sextas-feiras, das 17 h às 19 h
Dimensão máxima da turma: 30 estudantes

Mais informações na página da unidade curricular na FEUP.

Vídeo de apresentação da edição 2021-22 aqui.
Vídeo de balanço das atividades no ano letivo 2021-22 aqui.

Jardim: o desenho e o cultivo da biodiversidade, com o Jardim Botânico (MHNC-UP)

Candidaturas até 5 de fevereiro através da página da unidade curricular na FCUP.

Vídeo de apresentação aqui.

Nota: Os estudantes de Arquitetura Paisagista devem abster-se de se inscreverem nesta UC, cujos conteúdos são de caráter introdutório à sua área científica. 

Desenho e observação para médicos, com a Faculdade de Belas Artes da U. Porto

Candidaturas até 5 de fevereiro nesta página. Programa atualizado aqui.

Calendário: início a 14 de fevereiro
Horário: terças-feiras, das 18 h às 20 h
Dimensão máxima da turma: 20 estudantes

Mais informações na página da unidade curricular na FBAUP.

Vídeo de apresentação aqui.

Nota: Exclusivamente para estudantes de Medicina.

Informação fundamental de caráter geral

Estas unidades curriculares têm o valor de 3 ECTS, e podem ser integradas na componente opcional do plano de estudos dos cursos de licenciatura ou mestrado mediante posterior submissão de pedido ao diretor do respetivo curso. Adicionalmente, tendo já as inscrições nas disciplinas opcionais do ano de 2022/23 sido realizadas, o estudante deverá solicitar nos serviços competentes a substituição da disciplina que antes escolheu. 

As unidades curriculares “Cultura, Arte e Património” destinam-se a estudantes inscritos na Universidade do Porto, e a sua frequência é gratuita. 

 

Procedimentos de seleção

As candidaturas, neste segundo semestre e extraordinariamente, serão avaliadas tendo em atenção os seguintes critérios sequenciais, para além daqueles que determinam a elegibilidade dos candidatos (estudantes inscritos em cursos de licenciatura ou de mestrado da Universidade do Porto): 

1. A faculdade de origem do candidato:  os estudantes admitidos deverão constituir uma amostragem transversal e diversa da oferta formativa da U.Porto (por exemplo, 2 estudantes de cada faculdade numa UC com 28 vagas). Caso não seja possivel atingir esta distribuição ideal, a colocação dos selecionados seguirá as mesmas orientações, sendo efetuado um cálculo tendo por base o número de faculdades de que os estudantes candidatos são originários e o número de estudantes de cada uma que se candidatam.

2. A inscrição na UC como unidade opcional integrada no plano de estudos curricular. O estudante deverá declarar no campo de observações da ficha de candidatura que frequentará a UC neste regime, por substituição de unidade curricular opcional em que se tenha inscrito no início do ano letivo 2022/23.

3. A ordem de inscrição na UC, de acordo com os elementos data/hora fornecidos pelo sistema de inscrição.

Para referência futura

Lembramos aos possíveis interessados, prevenindo já a sua vontade de se inscreverem nas UC Cultura, Arte e Património no ano letivo de 2023-24, que a unidade curricular Volta ao palco em 80 horas: o teatro como espaço de aprendizagem, com o Teatro Nacional São João, funcionou durante o primeiro semestre do ano letivo de 2022/23.

O seu vídeo de apresentação está disponível aquiA candidatura a edições posteriores será realizada através da página da unidade curricular na FLUP; a página referente a 2022/23 encontra-se  aqui

Estamos a fazer da Universidade um lugar de cultura. Vem fazer parte da mudança.

X