Novas unidades curriculares – Cultura, Arte e Património

Teatro, música, artes plásticas, museus e jardins…

Tens agora à disposição novas unidades curriculares transversais que te vão aproximar das principais instituições culturais da cidade.

Em colaboração com o Teatro Nacional S. João, o Museu Nacional de Soares dos Reis e a Casa da Música, a Universidade do Porto desenvolveu um programa inovador que te permitirá vivenciar os bastidores da atividade artística e cultural do Porto.

Mas esta oferta não se fica por aqui. Também o Jardim Botânico e a Faculdade de Belas-Artes prepararam conteúdos que te vão abrir perspetivas muito para além da tua formação de base.

Estas unidades curriculares iniciam-se no segundo semestre de 2022, e são as seguintes (clica em cada nome para informação mais completa):

Volta ao palco em 80 horas: o teatro como espaço de aprendizagem, com o Teatro Nacional São João

Quartas-feiras, das 10 h às 13 h. Início a 2 de março de 2022. Página da unidade curricular na FLUP

O museu como lugar de fruição, com o Museu Nacional de Soares dos Reis

Segundas-feiras, das 15 h às 17h. Início a 14 de fevereiro de 2022. Página da unidade curricular na FLUP

Música e sociedade, com a Casa da Música

Sextas-feiras, das 17 h às 19 h. Início a 4 de março de 2022. Página da unidade curricular na FEUP

Vídeo de apresentação aqui.

O desenho e o cultivo da biodiversidade, com o Jardim Botânico (MHNC-UP)

Quartas-feiras, das 15 h às 17 h. Início a 23 de fevereiro de 2022. Página da unidade curricular na FCUP

Vídeo de apresentação aqui.

Importante: as inscrições para esta UC  decorrem até ao dia 26 de janeiro.

Nota:   Serão privilegiados no processo de seleção os estudantes que cursem áreas científicas diferentes daquelas que aqui se oferecem, uma vez que esta unidade curricular  se reveste de um carácter introdutório.

Desenho e observação para médicos, com a Faculdade de Belas Artes da U. Porto

Terças-feiras, das 18 h às 20 h. Início a 15 de fevereiro de 2022. Página da unidade curricular na FBAUP

Vídeo de apresentação aqui.

Estás interessado/a? Podes integrar estas unidades curriculares, que valem 3 ECTS, na componente opcional do teu curso de licenciatura ou mestrado ou como complemento de formação, independentemente da tua área de estudos, com a exceção da última unidade, que é destinada primordialmente a estudantes de Medicina, Medicina Dentária e Medicina Veterinária.

Estamos a fazer da Universidade um lugar de cultura. Vem fazer parte da mudança.

Candidaturas encerradas

As candidaturas encontram-se encerradas para o 2.º semestre de 2021/22. Se te candidataste, serás muito brevemente contactado/a para uma conversa online. Será privilegiada a diversidade de proveniência dos candidatos através da distribuição equitativa das vagas pelas diferentes faculdades da Universidade do Porto.

*Com a exceção de O desenho e o cultivo da biodiversidade: candidaturas até 26 de janeiro.

Se precisares de informações adicionais envia um e-mail para [email protected] com o título “Novas Unidades Curriculares – Cultura, Arte e Património”.