U.Porto promove concurso “O Poder do Design”

Se tens uma ideia de design útil, atraente e que não tenha por base tecnologia digital, este desafio pode ser para ti! Sob a forma de um concurso, o “Poder do Design” pretende devolver-nos aquele que é um valor chave para grande parte de nós: a convivência interpessoal.

Este projeto surge da necessidade de retomar uma necessidade básica que a pandemia nos retirou: a interação com o outro.  Apesar das tecnologias digitais muito terem contribuído para manter a continuidade de serviços e relações interpessoais, não conseguem substituir a riqueza do convívio pessoal e presencial. Procuram-se, por isso, ideias de design impactantes, mas que, em simultâneo, sejam simples e capazes de restabelecer o convívio interpessoal seguro. Que nos permitam voltar à rua e ao local de trabalho. Que nos voltem a sentar à mesa com familiares e amigos…. Também se aceitam propostas que promovam a sustentabilidade ambiental. No fundo, procuram-se ideias úteis, atraentes que não tenham por base tecnologia digitar e que, se possível, possam viver para além da Covid – 19.

Curioso com este desafio como designer? Basta dar asas à criatividade e enviar-nos a ideia! Este concurso aceita candidatos de todas as origens em design e criação (com ou sem formação académica). As propostas devem incluir um título, uma visualização (ou seja, um esboço da ideia) e um texto breve (não mais de 300 palavras) com um resumo que explique como, onde, com ou para quem da ideia.

As candidaturas podem ser apresentadas por qualquer pessoa singular ou coletiva, centro de investigação, empresa ou organização (pública ou privada) desde que não trabalhe com os promotores nem os jurados.

As melhores propostas serão apresentadas publicamente na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva da Universidade do Porto e publicadas numa edição especial de uma prestigiada revista de design (a ser selecionada pelos promotores).

A candidatura deverá ser enviada por e-mail para [email protected] até 15 de Fevereiro  de 2021.

A candidatura vencedora receberá um prémio de 3 mil euros e haverá ainda dois segundos prémios no valor de mil euros cada. O regulamento do concurso deverá ser consultado em https://mhnc.up.pt/the-power-of-design/.

Este concurso é promovido pelo Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto , pela Casa Comum , pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e pelo CITTA – Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente .

 

X