Teoria das Cordas sofre alteração.

Decorridos já dois dos quatro concertos do festival Teoria das Cordas, avisam-se todos os interessados que o último concerto do ciclo, a 18 de janeiro de 2025, na Fundação Marques da Silva, em que se apresentaria o Ciglia Ensemble, será substituído pela atuação de João Diogo Leitão na viola braguesa. Lamentamos o sucedido, mas concordamos que os motivos de força maior apresentados pelos músicos Rui Gama e António Vieira justificam plenamente a impossibilidade da sua presença.

Chegados a meio do programa, poderemos então ainda assistir ao terceiro concerto da Teoria das Cordas, inteiramente dedicado ao compositor Fernando C. Lapa, que decorrerá a 17 de janeiro sob a sombra tutelar do esqueleto de baleia suspenso no átrio da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva. Através de duos e trios de guitarra será possível mergulhar no universo de Lapa, pautado pela sua linguagem com base nas melodias tradicionais portuguesas bem como pelas suas obras com uma escrita mais moderna. O Projeto Lapa é formado pelos guitarristas Francisco Berény, Hugo Simões e Rita Barbosa e, por vezes alargado a outros instrumentistas, tem divulgado a obra do compositor vila-realense em diversos concertos nacionais.

O último concerto do ciclo, no dia seguinte, 18 de janeiro, terá lugar na bela escadaria da entrada da Fundação Marques da Silva. O guitarrista João Diogo Leitão, conhecido pela sua abordagem contemporânea à viola braguesa, instrumento da tradição popular minhota, apresentará as suas inventivas composições para este instrumento. João Diogo Leitão estabeleceu as suas letras de honra com a guitarra clássica, tendo sido solista com várias orquestras, nomeadamente a do Norte, a Metropolitana de Lisboa, a Clássica da Madeira e a Gulbenkian. Mas, apaixonado pelo som das cordas duplas de metal, dedicou-se à viola braguesa e realizou em 2024 a sua primeira digressão internacional a solo com este instrumento, tendo tocado na Finlândia, Suécia, Letónia, Kuwait e E.U.A.

Projecto Lapa, Galeria da Biodiversidade, Centro Ciência Viva, 17 de janeiro de 2025, 6.ª feira, às 21h.

João Diogo Leitão, Fundação Marques da Silva, 18 de janeiro de 2025, sábado, às 16h.

Com direção artística de Francisco Berény, Teoria das Cordas é um ciclo de concertos organizado pela Casa Comum da Universidade do Porto e o Curso de Música Silva Monteiro, com a parceria do Comissariado Cultural da Faculdade de Engenharia da U.Porto, o Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto e a Fundação Marques da Silva.