Corredor Cultural do Porto já abriu para todos os estudantes da U.Porto

Visitar o Museu de Serralves por metade do preço, assistir a um espetáculo no Teatro Nacional de S. João com um desconto de 50%, explorar gratuitamente os Museus da U.Porto, ou até mesmo o Museu de Arte Sacra de Arouca ou o Museu do Papel em Santa Maria da Feira… A partir de agora, tudo isto está ao alcance dos estudantes da Universidade do Porto – e não só – no âmbito do Corredor Cultural do Porto, resultado de uma parceria alargada entre a U.Porto, a Câmara Municipal do Porto e várias outras instituições de 13 autarquias da Área Metropolitana do Porto (AMP).

Para além do acesso privilegiado às estruturas museológicas da Universidade do Porto e das autarquias da AMP aderentes, todos os estudantes do Ensino Superior, de instituições públicas e privadas, de todos os países abrangidos pelos acordos ERASMUS + – incluindo os internacionais (de grau ou mobilidade) e todos os novos estudantes que acabam de ingressar no Ensino Superior – passam assim a beneficiar de condições especiais no acesso a teatros e salas de espetáculo.

Desta forma, está, desde já, garantido um desconto de 50% no preço do bilhete para espetáculos de produção própria no Teatro Nacional São João, Teatro Campo Alegre, Teatro Municipal Rivoli e Coliseu do Porto, bem como descontos no bilhete de entrada no Museu de Serralves.

A entrada gratuita, ou com desconto, está também assegurada em estruturas museológicas de autarquias da Área Metropolitana do Porto. Assim sendo, fazem parte deste Corredor Cultural: Porto, Arouca, Gondomar, Maia, Oliveira de Azeméis, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Vale de Cambra, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão e Vila Nova de Gaia.

Nesta primeira fase, são já mais de 50 os espaços que estão acessíveis com condições especiais (ver lista completa). Para beneficiarem das mesmas, os estudantes da U.Porto deverão apenas apresentar o Cartão U.Porto.

O “primeiro passo de um projeto muito mais vasto”

O Corredor Cultural do Porto vem consolidar o compromisso da Universidade do Porto de criar oportunidades iguais para todos os estudantes universitários no acesso às artes, à cultura e ao património. A U.Porto robustece, assim, a sua missão de promoção e democratização do acesso à cultura.

Mas a ambição não se fica por aqui. Afinal, este é apenas “o primeiro passo de um projeto muito mais vasto”, assegura Fátima Vieira, Vice-Reitora com o pelouro da Cultura da U.Porto.

“Com o apoio do Ministério da Cultura, estamos a criar um Corredor Cultural Nacional e, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em coordenação com a Comissão Europeia, queremos desenvolver um Corredor Cultural Europeu”, adianta a responsável.

O lançamento do Corredor Cultural do Porto pretende assim abrir caminho à concretização de um Corredor Cultural Português, passível de ultrapassar as fronteiras nacionais, com cada universidade a assinalar as estruturas aderentes. No futuro, o objetivo é permitir que todos os estudantes universitários europeus possam, independentemente do país de origem, usufruir de um Corredor Cultural Europeu que inclua museus e salas de espetáculo.

No ambito desta iniciativa, pretende-se que comunidade e academia trabalhem “temas comuns”, na construção de “valores sociais, ecológicos e de cidadania comuns”. O objetivo é “colocar a Cultura no centro da Universidade e da vida coletiva”, daí o compromisso de criar “públicos competentes, capazes de melhor fruírem dos discursos artísticos a que terão acesso”, remata Fátima Vieira.

Fonte: Notícias U.Porto