7. Para sempre aluno

Esta é uma carta que poderia ter sido redigida num momento conturbado, mas decisivo, da carreira profissional de Gonçalo Sampaio, que aos 31 anos, ainda aluno na Academia Politécnica do Porto e vacilando entre várias decisões e vocações, desabafa com o seu antigo mestre do liceu de Braga – o erudito José Joaquim Pereira Caldas –, de quem se tornou amigo e correligionário republicano.

_____________________________

Referências Bibliográficas:

AEVEDO, A. M. F. P. (2019). Salvaguarda e valorização do Património Bibliográfico: o caso do acervo de Pereira Caldas na Escola Sá de Miranda, em Braga. Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho.

AZEVEDO, A.; BATISTA, C. (2019). Espólio bibliográfico Pereira Caldas [Catálogo]. Agrupamento da Escola Sá de Miranda, Braga.

CABRAL, J. P. – Gonçalo Sampaio Professor e Botânico notável. Porto, Universidade do Porto, 2009.

LEITE DE VASCONCELOS, J. (1919). Como se fórma um culto. Revista Lusitana: 234-238. https://archive.org/details/RevistaLusitana22/page/n235/mode/2up

LIMA, A. P. – O Professor Gonçalo Sampaio: elogio histórico. [Porto, Imprensa Portuguesa], 1938.

PEREIRA-CALDAS, M. (1901) – Flora-Medica da Ribeira de Visella. Dissertação Inaugural apresentada à Escola Médico-Cirurgica do Porto. Porto.

ROZEIRA, A. – Gonçalo Sampaio: o botânico e o mestre. [Porto, Imprensa Portuguesa], 1966.

SAMPAIO, G. (1896). Estudos de flora local. I. Vasculares do Porto. Revista de sciencias naturaes e sociaes (vol. IV, n.º 15, pp. 150-158, n.º 16, pp. 195-202).

SAMPAIO, G. (1902). Plantas novas para a flora de Portugal: 2ª série – Tomo VIII. – Porto: Separata dos Annaes de Sciencias Naturaes, Tomo VIII, 1902. – 13 págs.; 23 cm. – Cota: ESSM BE/A (RES) (PC) 58 SAM

Referências do Lyceu de Braga

Livro de matrículas para exame de alunos estranhos (1881-1888).

Livro de matrículas de alunos internos (1880-1891).

Referências de herbário

Carta manuscrita de José Joaquim Pereira-Caldas (DATA)

Caderno manuscrito de GS com anotações de “Flora Vascular de Póvoa de Lanhoso, por Gonçalo Sampaio (1894-1907)”.

Caderno manuscrito de GS com anotações de “Flora Vascular dos arredores de Braga, por Gonçalo Sampaio (1896)”.

Agradecimentos

Andreia Azevedo, pelas informações relativas ao seu estudo sobre o acervo Pereira-Caldas; Cândida Batista e Rodrigo Azevedo, professores na Escola Secundária Sá de Miranda, pelas informações prestadas sobre Pereira Caldas e Gonçalo Sampaio; José Bento Silva, autor da monografia de S. Gens de Calvos, pelas informações sobre Gonçalo Sampaio; Mariana de Sá Pereira, da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, pela bibliografia cedida; Maria Helena L. Q. F. Sampaio Reis, bisneta de Gonçalo Sampaio.

_________________________

Música – excertos de:

Claude Debussy, Images (oubliées) 1. Lent e 2. Dans le mouvement d’une sarabande (1894). Sequência MIDI de Thomas Lefeldt, http://www.kunstderfuge.com