10. A arte da ciência

1938. As nuvens de uma nova guerra começam a adensar-se sobre a Europa, mas estão ainda ausentes das preocupações de dois amigos para quem as principais sombras são as memórias da participação na Primeira Guerra nos territórios coloniais ou a impotente constatação pessoal de que a mente humana, em desequilíbrio, nos pode levar a uma existência torturada. Mas o que terá Américo Pires de Lima, fundador do atual Jardim Botânico do Porto e diretor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto durante uma década, que ver com o livre-pensador, o cientista, o artista, o perigoso pedagogo Abel Salazar, cuja “influência deletéria (…) sobre a mocidade universitária” tinha levado à sua expulsão da instituição universitária por um Estado Novo ainda na infância, mas já ostensivamente demonstrando a intolerância ideológica que marcaria cerca de meio século da vida de Portugal?

É a arte, senhores… e a ciência… E a arte da ciência.

Referências Bibliográficas:
Anuário da Universidade do Porto: Ano escolar de 1953-1954. “Professor Gonçalo Sampaio”, p. 16.
BARROS, Susana Pacheco (2022). “Eis a Reitoria”. JN História, pp 78-91.
CARVALHO, João Alberto de (1938). “Do valor artístico de Abel Salazar na sua exposição de pintura, desenho e gravura”. Sol Nascente. Ano I, 23, pp. 10-11.
Catálogo da exposição de quadros do Prof. Dr. Abel Salazar, organizada pelos seus amigos: Salão Silva Porto. Porto, Imprensa Portuguesa, 1938.
LIMA, Américo Pires de (1933). Na costa d’África: memória de um médico expedicionário a Moçambique. Vila Nova de Gaia, Pátria.
LIMA, Américo Pires de (1948). Notas à margem da iconografia broteriana. Porto, Imprensa Portuguesa.
LIMA, Américo Pires de (1954). “Palavras pronunciadas na inauguração do monumento a Gonçalo Sampaio no Jardim Botânico, em 1 de Abril de 1954”. Porto, Imprensa Portuguesa (Separata dos Anais da Faculdade de Ciências do Porto. Tomo XXXVII – Fasc. 4).
SALEMA, Roberto (1989). Homenagem ao professor Américo Pires de Lima. Porto, Faculdade de Ciências/Instituto Botânico Dr. Gonçalo Sampaio.
SEQUEIRA CABRAL, A. C. de (2001). Os Pires de Lima de Santo Tirso. Centro de Estudos de Genealogia, Heráldica e História da Família da Univ. Moderna, 136 p.

Música – excertos de:
“Prelúdio III”, de Dez Prelúdios para Piano, dedicados a Vianna da Motta, por Luís de Freitas Branco; António Rosado, piano, NUM 1143, Numérica, 2007. “Mzeno”, Venancio Mbande Orchestra Mozambique, Naxos, 2002.